Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

GIBA UM

“Bons tempos onde o menor podia trabalhar. Hoje pode fazer tudo, menos trabalhar, inclusive cheirar um paralelepípedo de crack, sem problema nenhum”

Presidente Jair Bolsonaro, em fala ao defender o trabalho infantil em evento
27/08/2020 07:45 - Giba Um


“Bons tempos, né? Onde o menor podia trabalhar. Hoje ele pode fazer tudo, menos trabalhar, inclusive cheirar um paralelepípedo de crack, sem problema nenhum.”

de JAIR BOLSONARO // ao defender o trabalho infantil em discurso virtual no Congresso Nacional da Abrasel. 

 

Nos primeiros quatro meses de pandemia, 327 mil pessoas perderam o convênio médico e 573,8 mil deixaram de ter plano odontológico, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar.  

Mais: cerca de 73% dos planos são empresariais, ficando os 17% restantes com planos individuais. Os reajustes dos planos das empresas são estabelecidos por negociação direta com os empregadores e os individuais não são.

 
 

Plano para o futuro

A modelo Camila Queiroz, 27 anos, viu sua vida mudar ao protagonizar Verdades Secretas e aguarda ansiosa pela continuação da trama. “Verdades Secretas é, sem sombra de dúvidas, um divisor de águas na minha vida. Não posso ter outro sentimento senão gratidão por esse lindo projeto. Ainda não tive tantas informações devido à Covid-19. Tudo parou. Só tenho bons sentimentos desde que recebi esse convite, e nenhum deles se confunde com tensão. Estou muito ávida em surpreender o público com garra e determinação”. Ela também está comemorando Bodas de Algodão (2 anos de casamento com Klebber Toledo). À frente da campanha da Colcci Fitness ela revela que sonha em ser mãe, mas que são planos para o futuro. “Eu acho que é algo que já está embutido na sociedade: casou-se, então, tem que ter filho. Quando namorávamos, a pergunta era sobre quando nos casaríamos. Agora, a pergunta é sobre quando teremos filhos. E por aí vai. Isso não me incomoda, até porque temos planos de ser pais um dia”.

Isolamento social

Conduzido pela NOZ Pesquisa e Inteligência em parceria com o Instituto Bem Estar, o mapeamento “Saúde da Mente e Pandemia” investigou o impacto do isolamento social no cotidiano do brasileiro. O levantamento avaliou hábitos e rotinas, sentimentos e reações físicas e o impacto na libido de casados e solteiros. Para 49% dos casados (ou união estável), a libido diminuiu: entre os solteiros 21% afirmaram que o desejo sexual aumentou. Outros resultados: 42% saem de casa pelo menos uma vez por semana; 35% de uma a duas vezes; 9% mais. Sobre exercício de religiosidade, 29% afirmam que mantem mais do que antes do isolamento; 32% reporta que mantém, mas nada mudou; 14% não pratica por não ser uma pessoa religiosa / espiritualista. Mais: 65% estão se sentindo mais emotivos; desses 25% reportam estar “muito mais” emotivos ou sensíveis. Em cada quatro pessoas, uma está muito emotiva. O sentimento do medo é para 71% maior, sendo que 23% sentem que estão com muito mais medo; 70% estão excessivamente preocupadas; em contrapartida 29% estão com mais esperança do  que antes da pandemia.

 
 

Gaga no gelo

No próximo domingo (30) acontecerá o MTV Video Music Awards e Lady Gaga  que recebeu 9 indicações (Vídeo do Ano, Artista do Ano, Canção do Ano, Melhor Colaboração, Melhor Vídeo Pop, Melhor Performance na quarentena, Melhor Cinematografia, Melhor coreografia, Melhores Efeitos Visuais) está se preparando. E recorreu até a crioterapia (técnicas e procedimentos na Fisioterapia no qual se aplica baixas temperaturas) para uma melhor performance e compartilhou o tratamento com os fãs numa foto aparentemente, mergulhada numa banheira de gelo.  A princípio o Barclays Center seria utilizado como palco do VMA, porém a MTV por causa da pandemia, optou por realizar o evento em 5 pontos distintos da cidade (mantidos em segredo) para homenagear o espírito e a resiliência de Nova Iorque.

Guerra é guerra

Vozes bem informadas do Ministério do Meio Ambiente aponta a demissão do coronel da PM-SP Homero Cerqueira da presidência da ICMBio como uma provocação de Ricardo Salles ao general Hamilton Mourão. Cerqueira gozava de notório prestígio junto ao vice-presidente e comandando o Conselho da Amazônia, a ponto de ser citado no Planalto como potencial substituto do próprio Salles.

 

In – Cabelo: coque baixo

Out – Cabelo: coque space bun

 
 

Não quer

Futuro presidente do Supremo, o ministro Luiz Fux tem sinalizado que não gostaria de definir durante sua gestão se Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) podem concorrer à eleição à presidência do Senado e Câmara, respectivamente. Ele avisou seus pares que o melhor cenário seria que o tema fosse discutido ainda durante a presidência de Dias Toffoli, que termina em 10 de setembro. O debate do STF deve ocorrer em uma ação apresentada pelo PTB, que pediu que a Corte proibisse a ação de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. O relator da ação é o ministro Gilmar Mendes.

Desistência

Depois de 16 anos, Paulo Skaf não vai concorrer à reeleição para a presidência da Fiesp. Quer se dedicar mais à área política: está se aproximando de Bolsonaro para ser candidato ao governo de São Paulo em 2022. Para sua sucessão, Skaf tem os nomes de Rafael Cervonte, um dos principais aliados e de Josué Gomes da Silva, do setor têxtil como Skaf. Ele é filho do ex-vice-presidente José Alencar, nos dois mandatos de Lula. O problema é que Josué tem ligações com o PT.  

Apertado

Depois da liberação de milhões de reais em “saque emergencial” nos últimos anos, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tenta colocar um freio nas retiradas poque já identifica dificuldades de caixa para atender novas demandas sem comprometer sua sustentabilidade de longo prazo. “O cobertor tem um tamanho. Não dá para atender todas as frentes”, diz Gustavo Tilmann, diretor do Departamento de FGTS do Ministério da Economia.  

Novo fundo

A ideia de criação de um fundo de retificação da pobreza a partir da venda de estatais e outros ativos públicos é um movimento em direção inversa ao terrorismo fiscal que caracteriza a gestão de Paulo Guedes. O fundo terá  que correr fora do teto. Ele é constituído de receitas extraorçamentárias e portando, são recursos em que o governo pode escolher a área de alocação: dentro ou fora do orçamento da União. Guedes merece até uma saudação. Duro mesmo será vender as estatais.

Livros caros

A proposta do ministro Paulo Guedes de taxar livros provocaria um aumento de 20% sobre o preço de cada obra, impactando negativamente 27 milhões de consumidores das classes C, D e E. Os dados são da pesquisa “Retratos de leitura 2019”, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultura e aplicada pelo Ibope Inteligência, a ser lançada em setembro. A pesquisa é feita anualmente para mapear os hábitos de leitura no país. O levantamento indica que o preço influencia 22% de leitores na hora da compra.

Memória

De olho na sucessão presidencial nos Estados Unidos: vantagens como a que Biden desfruta nas pesquisas já foram superadas antes. Em 1988 o democrata Michael Dukakais estava 17 pontos à frente depois da convenção de seu partido, mas perdeu em novembro. O sistema de colégio eleitoral favorece estruturalmente os republicanos, o que significa que Biden pode precisar estar quatro pontos à frente na apuração nacional para garantir a vitória.

Renúncia

333 O empresário Luiz Frias, dono da Folha e do PagSeguro, vai deixar o comando do jornal em razão de sua disputa com a irmã Maria Cristina Frias. A saída de Frias acontece num contexto de disputa judicial entre ele e a irmão, processo que corre em segrego de justiça. Do ponto de vista do império do grupo, que também detém o portal UOL, a Folha é pouco relevante, uma vez que Luis hoje é do ramo financeiro, dono da PagSeguro e prestes a abrir o banco homônimo. Com 56 anos, Luiz apareceu pela primeira vez na revista Forbes como novo bilionário.

Para poucos

Em meio a pandemia, onde os brasileiros estão aficionados por limpeza o apresentador Geraldo Luis, esbanja em suas redes sociais um aparelho que é dotado de luz ultravioleta que pode eliminar 99,99% dos micro-organismos que causa doenças, entre eles o coronavírus. Ele garante que o aparelho elimina mesmo os micro-organismos. Quase do tamanho de um micro-ondas ele diz que tudo pode ser desinfetado  lá, desde tênis, pacotes e alimentos. Infelizmente está tecnologia é para poucos: o aparelho custa em média R$ 4.500.

MISTURA FINA

  • O MINISTRO Luiz Eduardo Ramos (Governo) tem encontrado dificuldade para monitorar os votos da base aliada no Congresso em pautas de interesse do governo. Desde o início das sessões virtuais em março, Câmara e Senado não têm disponibilizado os dados das votações abertas.
  • QUEM diria: o presidente virou uma espécie de “Mister Simpatia” para maioria dos brasileiros. Levantamento do Instituto Paraná Pesquisa revela que Bolsonaro é considerado, de longe, o mais simpático das mais altas autoridades do país. Diante da pergunta “Com qual dessas pessoa o sr. (as) simpatiza mais?”, 43,6% cravaram o presidente. Em seguida vem “nenhum” com 23%. Do total, 5% não quiseram opinar.
  • NA mesma pesquisa, Rodrigo Maia tem 16%; Dias Toffoli, 5,9%, Augusto Aras, 3%. Quem está na lanterninha da lista das autoridades mais simpáticas é Davi Alcolumbre que tem apenas 2,8%.
  • NO Planalto, o movimento de Jair Bolsonaro em direção de Michel Temer e José Sarney é atribuído ao aconselhamento do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
  • A CADA ida e vinda de José Luis Datena na política, sua audiência sobe um pouco. Na semana passada, quando ele anunciou oficialmente o que todo mundo já sabia, que não iria disputar a prefeitura e menos ainda ser vice de Bruno Covas, a audiência aumento em mais um ponto de share em seu programa em relação à média do horário.
  • JAIR Bolsonaro compromete-se com o comandante da Marinha Almirante Ilques Barbosa Junior, que até o fim de seu governo o programa do submarino nuclear não sofrerá atrasos em seu cronograma. Mas ainda tem muito mar a ser atravessado: a previsão é que o projeto seja concluído em 2034, quando Bolsonaro estará com quase 80 anos.
  • O VICE-presidente da República, Hamilton Mourão, assegurou, nesta segunda-feira (24), que a reforma tributária, que deverá ser votada no Congresso, não deve alcançar, em um primeiro período, a Zona Franca de Manaus. Com isso, Mourão afirmou a ideia da proposta enviada pelo governo federal, que conserva a concessão de incentivos fiscais à região do Amazonas.
  • O ISOLAMENTO social trouxe uma nova realidade em referência aos casamentos. Ou os casais se tornam mais unidos ou se separam. Durante os meses de maio e junho houve um aumento de 18,7% dos divórcios registrados nos cartórios brasileiro em referência ao mesmo período do ano passado.

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!