Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TURISMO

Com bons resultados na luta contra a Covid-19, Nova Zelândia logo deve retomar turismo

País tem belezas naturais que vão do gelo a ilhas que parecem e são dignas de filmes
20/05/2020 08:15 - Naiane Mesquita


 

A Nova Zelândia levou o isolamento social a sério no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A primeira-ministra Jacinda Ardern ordenou medidas de segurança rígidas e apesar de governar uma população de estimada em mais de 4 milhões de habitantes, amargou apenas 21 mortos por conta da doença. 

Enquanto grande parte do mundo ainda tenta lidar com o vírus, o país anunciou o relaxamento das medidas de segurança, depois de ter 1.180 recuperados,ou 95% do total de casos confirmados. Com isso, em breve o país deve ter boas notícias relacionadas à abertura do turismo, perfeito para visitantes que priorizam belezas naturais e aventuras dignas de filmes. 

Dois lados

Para conhecer a Nova Zelândia, o primeiro passo é descobrir qual é o seu estilo, já que o país é dividido em duas ilhas principais, a Norte e a Sul. A primeira é onde está localizada a capital, Wellington, e os verões quentes, com praias belíssimas, como as da Península de Coromandel. É nesse ambiente propício às férias que há vulcões ativos, gêiseres e lagos multicoloridos. Já na Ilha Sul, os invernos são muito frios e as atrações são os picos cobertos de nove e os glaciares. 

Como o desembarque de turistas acontece oficialmente no Lado Norte, a coluna apresenta os principais pontos desse lado inesquecível da Nova Zelândia: 

 

A Sky Tower, em Auckland

Principal porta de entrada para quem entra na Nova Zelândia, a cidade de Auckland é uma das principais da Ilha do Norte. Para quem chega no país, a torre Sky Tower é ponto obrigatório, por concerder uma vista privilegiada das belezas que estão por vir. Lá é possível ver o Porto Viaduct, com seus iates de luxo e cafés charmosos. 


Piscinas quentes e a cultura Maori

Se o sonho é ver fenômenos naturais, o melhor é conhecer Rotorua e o Lago Taupo. É nessas duas regiões que sofreram intensa atividade geotérmica de vulcões que estão localizados os parques com gêiseres, lama borbulhante, água fervente e piscinas de enxofre.  Nesses pontos há locais específicos para curtir o momento e relaxar, incluindo spas, piscinas e rios com águas aquecidas naturalmente. A cereja do bolo vai para a cultura Maori - sim da Haka, as danças típicas do povo nativo do país - que são muito presentes nessa região. 

Hobbits

Todo cinéfilo sabe que O Senhor dos Anéis foi gravado na Nova Zelândia.  Os planos abertos em meio à natureza vem desse país cheio de surpresas. O orgulho da Nova Zelândia é tão grande de ter feito parte dessa história que há um set em tamanho real da vila dos hobbits. O local fica próxima à cidade de Matamata, em uma fazenda, que no passado nunca chegou fazer parte da rota tradicional dos visitantes. Hoje, é quase uma parada obrigatória. Os turistas podem sair de Auckland, Wellington, Rotorua e Matamata ou ir diretamente com o próprio carro.

Coromandel

Localizada na Ilha Norte, a 170km de Auckland, a Península de Caramandel é o destino perfeito para os dias de sol, inclusive entre a população da Nova Zelândia. A região é marcada pela famosa Cathedral Cove, praia que tem como destaque uma passagem pela rocha que lembra o formato de uma catedral. É nesse ponto que outro filme famoso foi gravado, As Crônicas de Nárnia. A produção que reflete sobre a existência de Deus encontrou o local perfeito para inspirar os cinéfilos. 

No local há muitas opções de passeios, mas as principais praias são Cathedral Cove e Hot Water Beach, com piscinas de água quentes que brotam da areia. Uma dica é planejar o passeio com antecedência porque devido à maré, é seguro ir e cavar em apenas dois horários do dia. 

 

 

Felpuda


As definições no que se relaciona aos nomes para a disputa eleitoral vêm ocorrendo aqui e acolá. Pré-candidato que sonha comandar cidade o interior poderá deixar de ver o seu sonho realizado. É que o dito-cujo terá de enfrentar as lembranças de rumoroso caso que se tornou escândalo depois da denúncia de uma servidora. Há quem garanta que é só a campanha começar para a história ser contada capítulo por capítulo. Afe!