Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TURISMO

Com cidades subterrâneas e passeio de balão, Capadócia é sonho do oriente

Região localizada no centro da Turquia guarda segredos debaixo da terra
18/03/2020 07:30 - Naiane Mesquita


 

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as viagens turísticas sejam adiadas por alguns meses devido à transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), que ocasionou, inclusive, o fechamento de muitas atrações pelo mundo. Mas, isso não impede que os turistas sonhem e planejem com antecedência os próximos destinos, para quando toda a tempestade passar. 

Em quesito sonho, a Capadócia mais parece ter saído de um conto de fadas do oriente. Localizada bem no meio da Turquia, a região compreende ao menos 15 mil km², entre Aksaray, Hacıbektaş, Kayseri e Niğde, com várias cidadezinhas em sua extensão. 

A formação rochosa exótica foi construída ao longo dos anos pelos fenômenos vulcânicos e de erosão. Nestes locais que parecem inóspitos há várias construções impressionantes, como cidades subterrâneas e igrejas esculpidas nas pedras. 

 
 

Parque Nacional de Göreme

O Parque Nacional de Göreme foi declarado Património Mundial pela Unesco em 1985. O local abriga diversas igrejas porque os primeiros colonos foram exilados cristãos, durante a perseguição romana. Eles esculpiram igrejas, casas e tumbas nas rochas. Posteriormente, durante a Idade Média, a região se tornou um importante centro religioso, com mosteiros, igrejas e capelas, com a Igreja de São Basílio, Igreja da Maçã e a Buckle Church. Os afrescos mais bem preservados e restaurados recentemente podem ser encontrados na Karanlık Kilise.

 
 

Cidades subterrâneas

As cidades subterrâneas da Capadócia são uma atração única para os turistas. A de Derinkuyu, por exemplo, fica na província de Nevşehir. A cidade é formada por 20 níveis, embora apenas oito sejam abertos à visitação pública. No local é possível observar como era a vida na região, com cisternas para armazenagem de azeite de oliva, alimentos, cozinhas com sistema de saída de fumaça que não era notada na superfície, poços de água, templos de culto e estábulos. A temperatura ambiente gira em torno dos 13°C, independente da época do ano. 

Enquanto Derinkuyu é a cidade mais profunda, Kaymakli é a maior com 100 túneis construídos. Ao todo quatro andares são disponíveis para visitação na cidade, que foi aberta para o público apenas em 1964. 

 
 

Gastronomia

Na Capadócia, assim como em toda a Turquia, os kebabs fazem sucesso. O prato consiste em sanduíches feitos em pão pita, com carne e acompanhamentos, como tomate e alface. Na região são comuns o consumo da carne de cordeiro e as kaftas, a sopa de lentilha, os charutos com folha de uva e os doces, como a baklava e o iogurte. 

Balões

Os passeios de balão na Capadócia são famosos e o jeito mais interessante de conhecer toda a região e admirar a formação rochosa única. 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.