Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TURISMO

Confira cinco filmes que inspiram a colocar o pé na estrada

Da América do Sul a Paris, ainda dá para sonhar em viajar futuramente
01/04/2020 08:40 - Naiane Mesquita


Enquanto muitos países estão solicitando que os viajantes adiem seus passeios para o pós-coronavírus, as agências de turismo e de intercâmbio também aderem ao coro do remarque, mas não cancele. 

“A orientação que repassamos as agências é observar cada caso, a expectativa que o turista tem da viagem e o período disponível para realizá-la. A maioria dos casos, por enquanto, é de viagens remarcadas e não canceladas”, explica Ney Gonçalves, presidente Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).

Na mesma linha, escolas de intercâmbio tem aderido à campanha. Maria Tereza Morais Pinheiro, diretora da EF Intercâmbio, ressalta que tem oferecido muitas opções aos clientes, inclusive para alterar o destino. “A maioria dos alunos preferiu remarcar para o segundo semestre ou em outro período, de acordo com a disponibilidade de cada um. Estamos oferecendo diversas opções, sem multas, para quem prefere essa opção”, indica.

Enquanto a pandemia de coronavírus não atingiu o pico no Brasil, a ideia é permanecer mais um tempo em casa, em isolamento social, evitando aglomerações e viagens. 

Na semana passada, aproveitamos o isolamento para indicar livros que mostram um pouco do cotidiano e das belas paisagens de diferentes países.

Hoje, é a vez dos filmes que inspiram a pegar as malas e conhecer o mundo lá fora. 

 
 
  1. Comer, rezar e amar.

Quase um clássico das comédias românticas, o filme com a eterna Julia Roberts mostra uma mulher tentando se reencontrar e resolver dilemas internos. Tudo isso comendo na Itália, meditando na Índia e passando uma temporada em Bali. 

 
 

2. Senhor dos Anéis.

O que um filme sobre hobbits, elfos e outros seres pode ensinar sobre destinos turísticos? Tudo. Os locais de gravação de grande parte do filme foram na Nova Zelândia. Todos aqueles planos abertos, com paisagens exuberantes podem ser encontrados nesse país, que oferece muito para quem adora uma aventura. Detalhe: a casa dos hobbits existe e fica próximo à cidade de Matamata.

 
 

3. A Vida Secreta de Walter Mitty

Esse filme que mescla existencialismo, comédia dramática e reflexão sobre a vida pós-moderna fala justamente sobre se arriscar pelo mundo. Ben Stiller vive um homem que nunca teve coragem de viver uma aventura e tem a chance de conhecer locais belíssimos. Vale a pena pelo visual!

 
 

4. Diários De Motocicleta

Do diretor Walter Salles, Diários de motocicleta mostra a viagem feita por Ernesto "Che" Guevara (Gael García Bernal) e seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna), do Brasil ao Peru, em uma motocicleta. O filme passa por belas paisagens de nosso continente, como a travessia dos lagos andinos, na fronteira de Chile e Argentina, as ruínas de Machu Picchu e a árida região norte do Chile, na mina de Chuquicamata. A direção é de Walter Salles.

 
 

5. Trilogia Antes do Amanhecer

A trilogia começa com “Antes do Amanhecer” em que Jesse, um jovem americano, e Celine, uma linda francesa, se conhecem no trem para Paris, e começam uma conversa que os leva a fazer uma escala em Viena e ficar um pouco mais juntos, sem imaginar o que o destino os reserva. O filme tem mais duas produções que acompanham o casal ao longo dos anos e tem Paris, como pano de fundo para toda essa história. 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.