Os chás podem auxiliar muito na reeducação alimentar. Prescrita com segurança e de acordo com cada caso, a bebida pode desintoxicar, aumentar a saciedade e a digestão.
“Chás podem ser úteis quando utilizados segundo as regras de prescrição segura. Alguns chás e seus bioativos se destacam como é o caso da catequina encontrada na espécie Camellia sinensis, que podem apresentar atividade na desintoxicação”, afirma a nutricionista Luciane Gonzalez.
Além de desintoxicar, algumas espécies de chás são anti-inflamatórias e diuréticas. “O chá das folhas de Moringa oleífera, por exemplo, tem potencial anti-inflamatório, diurético e na prevenção de tumores. Esses efeitos são atribuídos a uma variedade de polifenóis, ácidos fenólicos e glicosinolatos presentes na planta”, frisa.
Camomila: chá calmante ajuda a combater a ansiedade e a insônia. A camomila também auxilia no combater a enxaqueca, ameniza cólicas tanto menstruais quanto digestivas. Contém ácidos fenólicos, taninos, cumarinas e flavonoides.
Hortelã: Refrescante, possui efeito vermífugo e auxilia no alívio de gases, melhora digestão e combate azias.
Erva-doce: Relaxante é usada para aliviar irritações no estômago e gases. É recomendado para reduzir o apetite auxiliar no processo de emagrecimento.
Mate: tem ação estimulante, ajuda afastar o cansaço e é antioxidante. Por ter cafeína deve ser usado com cuidado por hipertensos.
Canela: Aliado no controle do diabetes por ajudar na redução da glicemia, regulando açúcar no sangue e ajudando a diminuir a vontade de comer doces.
Gengibre: Anti-inflamatório, atua no sistema digestivo contra cólica e gases.
Boldo: Aumenta a produção da bile eliminando gases, diminui a chance de desenvolver cálculo na vesícula e auxiliar no combate das afecções do fígado e do baço.
Preto: Contém grande quantidade de cafeína. Quando consumido com moderação ajuda a diminuir a sensação de fadiga e sonolência por possuir propriedades excitantes, que estimulam o cérebro.
Verde: desintoxicante, fortalece o sistema imunológico, tem ação diurética e previne problemas cardiovasculares. O chá verde também ajuda a prevenir câncer, além de acelerar o metabolismo na queima de gordura.
Capim-santo: Calmante, sedativo, ideal para o combate de problemas gastrointestinais, tratamento de diabetes e úlceras.
Carqueja: Exerce ação benéfica sobre fígado e intestino.