Clique aqui e veja as últimas notícias!

NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Conheça os tipos de oleaginosas e seus benefícios para a melhora da saúde

Fonte de vitaminas e minerais, nozes, castanhas, avelã e a amêndoas são fontes de gorduras boas
25/01/2021 12:15 - Naiane Mesquita


Importantes para a saúde do corpo, principalmente do coração, as oleaginosas são fontes de fibras e gorduras consideradas “boas”. Na lista das principais estão a Castanha-do-pará, as nozes, castanha de caju e amêndoas.

De acordo com a nutricionista Tatiane Passarini, todas de uma forma geral trarão benefícios a saúde do paciente. “As oleaginosas são sementes ricas de óleo e que podem ser consumidas in natura. Entre os principais tipos de oleaginosas estão alimentos muito conhecidos, como as nozes, as castanhas, a avelã e a amêndoa. O alto teor de gordura boa desses produtos confere energia e como são fontes de vitaminas e minerais, colaboram para o bom funcionamento do organismo”, explica.

Segundo Tatiane, não existe uma oleaginosa melhor que a outra. “O importante é consumir uma quantidade adequada e fazer uma variação de consumo entre elas na sua rotina alimentar”, frisa. 

Para a nutricionista, como são pequenas, as oleaginosas podem ser consumidas como lanche da tarde, por exemplo. “Elas são perfeitas para fazer parte de sua rotina de lanches, as mesmas podem ser seu lanche principal ou ser um complemento em conjunto com as frutas, pela sua praticidade podem estar sempre na bolsa ou guardada em uma gaveta no trabalho, e tem uma excelente durabilidade quando armazenada adequadamente”, indica.

O consumo pode ser medido pela palma da mão. “A palma da mão, em formato de concha, deve ser preenchida com castanhas, amêndoas, avelãs, pistaches e outras oleaginosas. Esta é a quantidade diária recomendada para o consumo, ou aproximadamente de 20 a 30 gramas, para auxiliar a prevenção de inúmeras doenças”, explica.

O ideal é não ultrapassar essa quantidade. “Pelo fato de as oleaginosas serem ricas em gorduras, o consumo em excesso pode resultar em ganho de peso.  Em casos de dúvidas, o recomendado é sempre consultar o nutricionista, para que ele estabeleça o quanto e de que maneira esses e outros alimentos devem ser inseridos no cardápio”, afirma. 

Confira os tipos de oleaginosas e seus benefícios: