Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Cúrcuma é capaz de diminuir a inflamação do corpo e auxiliar na perda de gordura

Também conhecido como açafrão-da-terra, a raiz é parente do gengibre
25/05/2020 07:30 - Naiane Mesquita


 

Não é de hoje que pesquisas indicam os benefícios da cúrcuma para a saúde. A raiz que também é conhecida em alguns estados brasileiros como açafrão-da-terra é originada da Índia e pertence à família do gengibre. Seus benefícios incluem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e até antimicrobianas.

Segundo a nutricionista Aline D’Arco Polastro, os efeitos benéficos da cúrcuma estão concentrados na substância curcumina. “Os efeitos da cúrcuma na saúde geralmente se concentram em uma substância polifenol lipofílica de cor laranja-amarela chamada curcumina, que é adquirida a partir dos rizomas da erva. Sabe-se recentemente que a curcumina tem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e anticâncer e, graças a esses efeitos, ter um papel importante na prevenção e tratamento de várias doenças, variando de câncer a doenças autoimunes, neurológicas, cardiovasculares e diabéticas”, explica Aline.

O consumo da cúrcuma pode ser feito principalmente nos alimentos. A cor alaranjada e o sabor suave são capazes de deixar uma bebida ou um prato ainda mais bonito. “Toda pessoa será beneficiada em incluir no seu dia a dia a cúrcuma para temperar os alimentos. Porém, se existe um processo inflamatório mais relevante em seu organismo, deve ser avaliado por um profissional para ser suplementado com doses mais altas de curcumina, de forma isolada, para ter benefícios ainda maiores”, ressalta. 

Segundo Aline, o ideal é o consumo de 1 a 5 gramas de cúrcuma em preparações com gorduras saudáveis, como azeite, óleo de coco ou manteiga. “Sempre indico para os pacientes colocarem pedaços de cúrcuma no azeite extravirgem. Você pode simplesmente polvilhar suas refeições, adicionar em sua sopa ou feijão, temperar a salada ou acrescentar à sua bebida favorita. Como ela é lipossolúvel, recomenda-se expressamente que haja presença de gordura natural, como coco, abacate, manteiga ou azeite na mesma refeição”, exemplifica. 

Quem deseja obter os benefícios da curcumina isoladamente deve procurar auxílio de um médico. “Como a cúrcuma contém apenas 2-9% em peso de curcuminóides, é necessária uma técnica eficiente de extração ou síntese para obter um pó medicamente potente. A precipitação anti-solvente assistida por ultrassons é um método altamente eficiente para sintetizar partículas de curcumina. A precipitação ultrassônica com antis-solventes pode ser facilmente ampliada para a produção de grandes quantidades de curcumina de alta qualidade”, aponta.

Emagrecimento

A cúrcuma é considerada um alimento termogênico. “Atua desinflamando o tecido adiposo se seguir uma alimentação regrada auxilia. Os alimentos termogênicos obrigam o organismo a gastar mais energia no momento de processá-los, aumentando o gasto calórico”, frisa. 

O alimento acaba ajudando a diminuir a inflamação do tecido que guarda a gordura no corpo. “A cúrcuma auxilia na redução da gordura localizada, por diminuir a inflamação presente no tecido adiposo. É um potente antioxidante, já que neutraliza a ação de substâncias que oxidam e deterioram nossas células corporais. Diminuiu a liberação de hormônios pró-inflamatórios e reduz a histamina, que, além de alergênica, é um composto inflamatório”, explica. 

Felpuda


Comentários maldosos nos meios políticos dão conta que duas figurinhas que se rebelaram contra os próprios colegas poderão ficar no sereno político e, de forma indireta, serem personagens das próprias manifestações.

Um deles defendeu a redução do número de vereadores, e o outro disse ter vergonha de exercer o cargo. Agora enfrentam altos e baixos na campanha eleitoral.