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NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Ideal para aliviar o estresse, meditação pode ser feita em três minutos

Confira quatro dicas para começar a meditar todos os dias e diminuir a ansiedade
17/08/2020 08:00 - Naiane Mesquita


Provavelmente, 2020 é um dos anos mais estressantes dos últimos tempos. Para lidar com o acúmulo de função, medo do novo coronavírus e tantos outros problemas do cotidiano, uma das formas indicadas para aliviar a tensão, o estresse, a ansiedade e até doenças cardiovasculares é investir na prática da meditação. 

Quando a palavra meditação surge como dica para diminuir o estresse muitas pessoas afirmam categoricamente que jamais conseguiriam permanecer por horas em silêncio e sem nenhum pensamento. Porém, ao contrário do que é retratado na ficção, a meditação não é a ausência de pensamentos, mas uma técnica para diminuir o ritmo, alinhar a respiração e principalmente, ter um tempo para si mesmo. “Meditar é manter a mente relaxada, mas atenta ao mesmo tempo”, explica a professora de yoga e meditação da Casaterapia, Fabrícia Bento Sampaio. 

Mesmo durante a pandemia, Fabrícia permaneceu com aulas de yoga e meditação até pela internet. Segundo a professora, para os iniciantes a prática pode ter apenas três minutos e ser feita confortavelmente em uma cadeira. 

Se tudo isso te convenceu a tentar, confira quatro dicas da Fabrícia para colocar em prática a meditação:

1. Comece aos poucos

Não precisa tentar 20 minutos de uma vez. De acordo com Fabrícia, três minutos podem ser suficientes. “Comece com três minutos por dia. Pode colocar o alarme do celular para definir o tempo. Se não for possível três, até mesmo com 1 minuto é possível meditar. Em geral, 20 minutos de prática é um tempo bom e mais de 40 minutos já é demais”, explica. 

2. Endireite a coluna

“O importante é a postura ser confortável e a coluna estar ereta”, explica Fabrícia. 

Isso não significa aquela postura de meditação tradicional com as pernas cruzadas. “Pode sentar em uma cadeira com os pés tocando o chão ou em postura meditativa como a famosa 'perna de índio'. Encostar na parede ou no encosto da cadeira também ajuda quem não está acostumado a manter a coluna ereta. Não é indicado meditar deitado porque é muito fácil adormecer e dormir não é meditar”, frisa. 

3. Tente no silêncio

Se for a primeira vez, tente meditar em silêncio. “A meditação clássica é feita no silêncio, o objetivo é primeiro relaxar, ou seja, aquietar a mente para, então, conseguir observar os movimentos da mente, os conteúdos dos pensamentos e o espaço entre os pensamentos”, indica. Caso não seja possível, confira a próxima dica.

4. Invista na meditação guiada

Há várias opções de meditações guiadas na internet que auxiliam a relaxar e manter o foco. Alguns apps também oferecem o serviço, inclusive com diferença de tempo e objetivo, como relaxar, descansar e até dormir. “Para a mente não treinada, meditar em silêncio pode ser muito difícil. Então, um relaxamento guiado pode ser uma boa ferramenta para os iniciantes. Manter a atenção em um mantra também”, pontua Fabrícia. 

 

Felpuda


Tropas de choque ligadas a alguns vereadores estão agitadas que só nas redes sociais na tentativa de desbancar a concorrência das “chefias” que querem porque querem. Querem a cadeira maior da Câmara Municipal de Campo Grande. A da presidência.

Segundo políticos mais antenados, trata-se do “segundo turno” das eleições do dia 15 de novembro, só que com apenas 29 eleitores.