Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

"Excelente", diz Ministro Fabio Faria comemorando alta de Bolsonaro nas pesquisas

Faria assumiu o recém reativado Ministério das Comunicações em junho deste ano
15/08/2020 08:00 - Cláudio Humberto


“Excelente”

Ministro Fabio Faria (Comunicações) comemorando alta de Bolsonaro nas pesquisas

 

Bolsonaro tende a crescer e deve passar dos 40%

Presidente do Paraná Pesquisa, primeiro a detectar há quase um mês o crescimento da avaliação positiva do governo Bolsonaro, Murilo Hidalgo explicou a esta coluna que o levantamento do Datafolha, divulgado nesta sexta (14), mostra que a avaliação do presidente está em ascensão e a tendência é passar dos 40% de avaliação positiva. O levantamento de 20 de julho, do Paraná Pesquisa, mostrou que a aprovação havia crescido de 44% para 47,1%. E o governo já era Ótimo/Bom para 37% do total.

Pobre também vota

Para o especialista, o socorro do governo aos mais pobres durante a pandemia, por meio de ajuda emergencial, foi decisivo nessa “virada”.

Onde ele cresceu

A ascensão de Bolsonaro se deve sobretudo às classes C, D e E e ao Nordeste, onde seus opositores nadavam de braçadas. Nadavam.

É só continuar como está

“Acredito, que se mantiver o benefício, continuar viajando, sem criar crise política, o presidente deve passar de 40 de Ótimo/Bom”, diz Hidalgo.

Queda dos opositores

Além de crescer na avaliação positiva, Bolsonaro também vê despencar a avaliação negativa do seu governo em dez pontos percentuais.

Pensão para ‘arquivo vivo’ racha cúpula da OAB

A diretoria da OAB nacional está rachada após o atual presidente, Felipe Santa Cruz, que presta obediência ao ex-presidente Marcus Vinícius Furtado Coelho, tentar presentear com uma pensão vitalícia de R$17 mil mensais um ex-funcionário da entidade, Paulo Guimarães, ex-chefe de gabinete de Furtado Coelho e já aposentado. Três dos cinco diretores são contrários ao benefício. Advogados relataram telefonemas agressivos de Guimarães, inconformado com a derrota da pretensão.

Arquivo vivo

O detalhe é que Guimarães conhece segredos cabeludos na OAB. O temor é que ele mostre sua língua afiada e faça “a casa cair”.

A briga está feia

Apoiam a regalia Felipe Santa Cruz e Beto Simonetti, seu candidato a presidente da OAB. Ambos são obedientes a Marcus Vinícius.

Turma da resistência

São contrários ao privilégio o vice-presidente da OAB, Luiz Viana Queiroz, e os diretores Ary Raghiani Neto e José Augusto Noronha.

Além-covid

O ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) fez um balanço de que o governo Bolsonaro já investiu, em 2020, mais de R$1,1 bilhão do orçamento da União no programa de habitação popular e foram entregues 178 mil residências do programa até o fim de junho.

Catedrático em goleada

O canal Esporte Interativo teve a feliz ideia de chamar o “frangueiro” Júlio César para comentar o jogo em que o Barcelona tomou 8x2 do Bayern. Foi o goleiro brasileiro do vergonhoso 7x1. Tem conhecimento de causa.

Demissão demorada

A Advocacia Geral derrubou no STJ somente esta semana uma liminar do TRF que impedia a demissão da ex-embaixadora do Brasil no Sri Lanka Elizabeth-Sophie Balsa, em 2018, acusada de embolsar o auxílio-aluguel quando servia em Haia, Holanda. E ainda cabe recurso.

Tertúlia

O chanceler Ernesto Araújo e o secretário da Cultura, Mário Frias, mantiveram ontem animada conversa sobre a valorização da memória histórica rumo ao bicentenário da Independência. Depois se elogiaram.

Enquanto isso, no Brasil...

O Ministério do Desenvolvimento Regional estima em 7,5 mil as pessoas beneficiadas com as entregas de 1,9 mil casas a famílias de baixa renda no Rio, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Antifa adora

A ação do partido Rede sobre um “dossiê antifascista” será julgado na quarta (19) no STF. A relatora é a ministra Cármen Lúcia. O “antifa” está adorando. O Rede também: sem votos e com apenas um deputado, continua tomando decisões de governo em parceria com o STF.

Ponderação

A proposta original sobre o impedimento de ministros do STF próximos da aposentadoria de relatarem novas ações continha a expressão “a requerimento”. O ministro Marco Aurélio propôs retirar a expressão, pois o pedido pode gerar constrangimento. Por isso virou automático.

A economia reage

Levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revela que cresceu 4,4%, para 537,9 milhões de toneladas, a movimentação dos portos, de janeiro a junho, em relação ao mesmo período do 2019.

Pensando bem...

...o Barcelona finalmente viveu uma vergonha maior que aquele 7x1.

PODER SEM PUDOR

Saia justa catarinense

Na ânsia de agradar, o então governador Esperidião Amin (SC) cometeu uma gafe, certa vez, ao discursar em congresso de juízes Trabalhistas, em Blumenau. Ele citou um julgamento envolvendo o Estado: “Estava perdendo o julgamento e mandei uma cartinha para os juízes. A cartinha acabou ajudando os juízes a decidirem a nosso favor.” O então presidente do TST, ministro Francisco Fausto, foi logo esclarecendo: “Não recebi cartinha nenhuma, juiz não recebe cartinha de ninguém!”

Na verdade, os procuradores catarinenses enviaram aos juízes um memorial, documento de praxe utilizado em qualquer julgamento.

 
 

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

                        www.diariodopoder.com.br

Felpuda


Os bastidores fervem com a ciumeira que vem acontecendo em alguns municípios, onde determinados candidatos estariam sendo mais prestigiados que outros depois das alianças que foram formalizadas nas convenções. As queixas só aumentam, e as lideranças partidárias já não sabem o que fazer, temendo a possibilidade de que a vitória vá para o ralo. A bronca maior está entre integrantes das chapas puras de vereadores que se coligaram na majoritária. E salve-se quem puder!