Clique aqui e veja as últimas notícias!

NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Exercício de respiração pode ajudar a aliviar a tensão antes da virada do ano

Respirar fundo ao menos quatro vezes pode diminuir os níveis de estresse
28/12/2020 13:00 - Naiane Mesquita


Em um ano tão difícil como 2020, nem sempre foi fácil manter a tranquilidade. Mas, para quem deseja relaxar a mente e aproveitar a última semana, ainda é possível, mesmo em casa e sem aglomerações. “Uma forma simples de relaxar a mente é fazer coisas que lhe dão prazer, como ler um livro, mexer no jardim, caminhar com o cachorro, aprender uma receita nova ou um artesanato. Mas essas atividades precisam estar desvinculadas de compromissos”, explica a professora de yoga, Fabrícia Bento Sampaio. 

Ao realizar qualquer uma dessas atividades prazerosas, o ideal é manter a atenção na ação e não remoer sentimentos do passado ou se preocupar com o futuro. “Outra forma de relaxar a mente é praticar a presença em atividades simples do dia a dia. Ao tomar banho sinta as gotas de água escorrendo pelo corpo. Ao lavar a louça preste atenção na textura da água ao redor das suas mãos, perceba as cores e formas das louças. Olhe para o céu, perceba o contorno das nuvens, as cores do pôr do sol. Preste atenção ao riso dos seus filhos, ao olhar do seu pet. Explore formas de estar presente”, frisa.

Respire

Segundo Fabrícia, vale a pena investir em uma atividade física, meditar, praticar yoga ou Tai chi chuan. Respirar fundo e mantendo uma sequência também tem o poder de relaxar e diminuir a ansiedade que os dias que precedem a virada do ano causam. 

“A respiração 4 por 4 é uma prática acessível. Basta inspirar contando mentalmente até quatro e soltar o ar fazendo o mesmo. É bom sentar com a coluna ereta e fechar os olhos para fazer isso. Mas o bacana é que é possível realizar essa respiração em situações cotidianas como no trânsito, lavando louça ou na fila do banco”, frisa.

A atenção deve permanecer na respiração. “Com uma respiração dessa já é possível sentir algum alívio da ansiedade. Mas procure fazer pelo menos quatro respirações ou mais. A atenção na respiração nos traz para o momento presente. Se parar para observar, as tensões surgem principalmente quando estamos focados no passado ou no futuro. Por isso, esse exercício simples é tão eficiente e pode fazer uma diferença enorme quando feito com frequência”, pontua.