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NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Cereal saudável, a quinoa é fonte de diversos nutrientes e ótima até para celíacos

Cereal pode ser utilizado em pães, junto com o arroz, na vitamina e até salada
24/08/2020 07:30 - Naiane Mesquita


Originado da América do Sul, mais precisamente da região andina, a quinoa é um dos cereais mais saudáveis e versáteis do mundo. Por ser fonte de diferentes nutrientes, como cálcio e vitamina C, auxilia na reeducação alimentar, previne doenças e ainda é uma ótima opção para os celíacos, pessoas que tem intolerância ao glúten. 

De acordo com a nutricionista Luciane Gonzalez, a quinoa é superior em termos de qualidade nutricional em relação aos outros cereais. “A quinoa é importante na alimentação devido as suas propriedades funcionais e fonte de diferentes nutrientes como cálcio, potássio, magnésio, vitamina C, fibras, ácidos graxos e aminoácidos essenciais. A quinoa ainda possui compostos como polifenóis, fitoesteróis e flavonoides”, indica. 

No mercado existem três tipos de quinoa, que se diferem basicamente pela cor vermelha, branca e preta. “O consumo é maior da branca pela facilidade de compra, a preta e a vermelha são mais difíceis de achar. A diferença entre elas é pequena”, frisa Luciane. 

Prevenção

O cereal é um importante aliado na prevenção de doenças cardiovasculares e no câncer, auxiliando na redução do colesterol e na melhora da imunidade. “Os derivados fenólicos da quinoa são agentes antimicrobianos naturais e antioxidantes, que reduzem a quantidade de radicais livres formados e promovem atividades quelantes de metais. O cereal ainda é um ótimo substituto para receitas de pessoas com a doença celíaca por não conter o glúten”, afirma a nutricionista. 

A quinoa ainda é fonte de proteínas de alta digestibilidade, com aminoácidos equilibrados e alto teor de lipídios. “Apresentaram altos teores de proteína, fibras, fósforo e ferro, equilíbrio no balanceamento de aminoácidos e entre fibras solúveis e insolúveis. Na composição de ácidos graxos, destacou-se o oleico, sendo este imprescindível à saúde, pois auxilia a se ter uma alimentação saudável e agregar valor na elaboração de produtos”, aponta. 

Mas, como consumir a quinoa?

Segundo Luciane, os grãos podem ser preparados como um cereal tradicional, no leite, iogurte e vitaminas. “A versão em flocos e farinha pode ser polvilhada nas frutas ou acrescentada em sucos. A farinha e os flocos são também bons ingredientes de pães, bolos, tortas e biscoitos, pode substituir em 100%”, aponta. 

No almoço, a quinoa também pode aparecer, principalmente por auxiliar no controle do peso, devido a seu potencial de promover a saciedade com pouco volume. “Outra opção substituir é o arroz branco pela quinoa ou ir colocando aos poucos para acostumar o paladar, colocando um pouco de grãos na hora de cozinhar o arroz. Aumente a quantidade gradativamente até fazer a substituição total, se desejar. A quinoa ainda pode ainda servir como tempero de saladas”, acredita. 

Neste caso, a melhor forma de preparo é deixar o cereal de molho por algumas no máximo 12 horas para reduzir os fitatos, substâncias que impedem a absorção de nutrientes, como o cálcio e o ferro.  

 

Felpuda


Depois de se “leiloar” durante meses, e afirmando que estava até escolhendo o município para se candidatar a prefeito, ex-cabeça coroada não só não recebeu acenos amistosos, como também não encontrou portas abertas com tapete vermelho a esperá-lo. 

Assim, deverá pendurar as chuteiras e fazer como cardume em seu pesqueiro: nada, nada...