Clique aqui e veja as últimas notícias!

CLÁUDIO HUMBERTO

Guilherme Boulos, sobre o aumento de 46% no salário de Covas: “Escandaloso!”

Candidato derrotado do Psol à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, sobre o aumento de 46% no salário do prefeito, vice e secretários
26/12/2020 11:00 - Cláudio Humberto


“Escandaloso!”
Candidato derrotado do Psol à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, sobre o aumento de 46% no salário do prefeito, vice e secretários do governo municipal

Para 56%, pandemia foi bem pior que o esperado

Levantamento exclusivo do instituto Paraná Pesquisa para esta coluna e para o site Diário do Poder revela que, para a maioria dos brasileiros (56,6%), os efeitos da pandemia do novo coronavírus foi “pior do que esperava”, após quase um ano do surto da doença. 

De todos os entrevistados, 22,9% avaliam a pandemia o esperado e só 15,7% se surpreenderam “positivamente” com a crise provocada pela doença.

Surpresa ruim

O Nordeste concentra a maior taxa de pessoas que acreditam que a pandemia foi pior que o esperado: 60,6%.

Otimismo regional

Estão no Norte e no Centro-Oeste o maior número de pessoas que avaliam que a pandemia foi “melhor que o esperado”: 17,8%.

Os mais otimistas

Para 19,2% das pessoas entre 25 e 34 anos, o surto da Covid-19 foi “melhor que o esperado”. É o maior índice da pesquisa.

Em todo o País

O Paraná Pesquisas ouviu 2.218 brasileiros de 248 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2%.

Na ONU, só o Brasil não prende após 2ª instância

Entre todos os países que compõem as Nações Unidas, apenas o Brasil não permite prisões após condenação em segunda instância. A informação é do senador Alvaro Dias (Podemos-PR), que revela também que muitos dos membros da ONU praticam até a prisão já após a condenação em primeira instância. 

“Quem está certo? Nós ou os países que não toleram a impunidade?”, indagou o senador nas redes sociais.

Quem tem dinheiro faturou

O Supremo Tribunal Federal reverteu, em 2019, o próprio entendimento e proibiu o cumprimento de penas antes do fim dos recursos judiciais.

Timing sem coincidência

O STF julgou a prisão após a segunda instância enquanto o petista Lula cumpria pena na cadeia por lavagem de dinheiro e corrupção.

Mudança engavetada

Há muitos anos dormem nas gavetas de Rodrigo Maia diversos projetos que alterariam a lei e tornariam a decisão do STF sem validade.

Desconfie

A torcida pela Coronavac continua, mas a “eficácia de 91%” da mesma vacina na Turquia é notícia do site Global Times, versão em inglês do Diário do Povo, publicação oficial do Partido Comunista chinês.

Traduzindo o vacinês

Quando se diz que a vacina chinesa rebatizada de Coronavac “é muito segura”, isso significa apenas que não produz “efeitos adversos” ou colaterais. Importante mesmo é a eficácia, que tudo indica será baixa.

Farra demagógica

Alessandro Molon (PSB-RJ) propõe que os estados comprem as vacinas, mas com dinheiro federal, claro. A irresponsabilidade objetiva ignorar o vitorioso Programa Nacional de Imunizações. Sem contar que se paga mais caro no varejo. Mas é dinheiro de quem paga de imposto...

Esforço fiscal

Sobre os investimentos no combate à pandemia, o ministro Fábio Faria (Comunicações) lembra que o Brasil foi dos países que mais destinou recursos: R$600 bilhões ou cerca de 10% do PIB. Na China foram 8,2%

Corona segue infectando

O Peru e Ucrânia se tornaram o 16° e 17º países a superar a marca de 1 milhão de casos de covid-19. Segundo o Worldometer, o próximo deve ser a África do Sul, atualmente com 955 mil casos registrados.

À espera da vacina

O impacto das eleições levou o Brasil a 888 mortes por covid por milhão de pessoas. Ainda assim, menos que Bélgica (1.631), Itália (1.173), Peru (1.123), Espanha (1.063), Reino Unido (1.015), EUA (1.008), Bulgária (1.008), Tchéquia (1.005), França (949), Argentina (932) e México (928).

Primeiro passo

Empresas, economistas e acadêmicos se juntaram para formar grupo de defesa da reforma tributária. O PraSerJusto acredita que a mudança vai ajudar a retomar o crescimento econômico e a geração de empregos.

Crescimento na pandemia

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, entre abril e setembro, 11,5 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra pela internet. O total de transações cresceu 80% entre janeiro e agosto.

Pensando bem...

...com os indícios de fracasso da Coronavac, o governador João Doria é quem não nada a comemorar, neste final de ano.

PODER SEM PUDOR

A sabedoria do silêncio

Colecionador de todas as formas de coruja (chaveiros, biscuits, relógios, etc), o ex-sindicalista Antônio Rogério Magri era ministro do Trabalho e vivia sob o fogo cerrado da oposição e dos jornalistas. Cada declaração sua provocava uma nova crise. 

E ele não parava de falar. Só o fez após ouvir um colega de ministério encarregado de convencê-lo a fechar a boca: “Magri, sabe por que coruja tem fama de sábia? Não é porque é sábia, é porque é muda...”