Clique aqui e veja as últimas notícias!

NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Alteração na tireoide pode causar ganho ou perda de peso, explica médica

Glândula responsável por regular processos metabólicos pode interferir no peso
14/09/2021 17:45 - Naiane Mesquita

Não é de hoje que doenças relacionadas à tireoide são apontadas como causas de sobrepeso. De acordo com a médica endocrinologista Renata Antonialli, essa mudança corporal pode ser em função do hipotireoidismo, uma deficiência na produção ou na ação dos hormônios tireoidianos, que acarretam lentificação generalizada dos processos metabólicos.

"A principal causa é uma doença autoimune conhecida por Tireoidite de Hashimoto. Nessa situação, o nosso organismo confunde a tireoide como um corpo estranho e passa a atacá-la através de auto anticorpos que provocam uma inflamação na glândula (tireoidite). Outras causas de hipotireoidismo são medicamentosas, cirúrgicas, radioterapia externa, congênita, etc", explica a médica Renata Antonialli, especialista em endocrinologia e metabologia.  

De acordo com a médica, os principais sintomas da doença são sonolência, fadiga, ganho de peso inexplicado, dores e fraqueza muscular, queda excessiva de cabelos, unhas fracas, pele seca e descamativa, voz arrastada, alteração de memória, intolerância ao frio, depressão, constipação intestinal, irregularidade menstrual, inchaço na face e pernas, anemia e alteração de colesterol.  

 

Ainda não acabou... Assine o Correio do Estado para continuar lendo essa notícia

Apóie o jornalismo sério, que tem compromisso com a verdade e com a entrega de conteúdo relevante para você todos os dias.
Apenas R$ 9,90 por mês.

Quero Assinar

Já é assinante? Faça login clicando aqui