Clique aqui e veja as últimas notícias!

TURISMO

Ilha de Boipeba é opção paradisíaca em arquipélago localizado na Bahia

Passeio de caiaque em túnel dentro do manguezal e mergulho no mar estão entre os destaques da ilha
02/12/2020 12:15 - Naiane Mesquita


Praias paradisíacas, com águas claras e areias brancas que tornam o passeio um verdadeiro detox. Essa é a ideia da Ilha de Boipeba, localizada no município de Cairu, no litoral da Bahia, e vizinha de um dos destinos mais badalados da região, o Morro de São Paulo. Juntos, os dois compõe o Arquipélago de Cairu. 

A Ilha de Boipeba e a região são um verdadeiro paraíso, com atrativos turísticos que levam o viajante para incríveis e muitas vezes inusitadas experiências. Entre elas, está o passeio de caiaque feito literalmente em um túnel dentro do manguezal. 

Ele pode ser feito à tarde, terminando o dia com um inesquecível pôr do sol, ou remadas à noite, curtindo o incrível fenômeno de bioluminescência, causado pelos milhares de fitoplanctons presentes na água do mangue. O passeio é acompanhado pela bióloga Martha Smith, moradora da ilha, que encanta os viajantes com riquíssimas informações sobre a biodiversidade dos mangues.

 
 

Os moradores da região fizeram questão que o local fosse transformado em Área de Proteção Ambiental, garantindo cenários perfeitos por muitos anos. A beleza da ilha pode ser conferida em passeios de lancha que duram até um dia inteiro. 

Durante o percurso, o turista pode conferir piscinas de corais, que aparecem quando a maré está baixa. No local é possível realizar mergulhos com snorkel ou a olho nu. A parada na paradisíaca Praia de Castelhanos também é obrigatória. 

Ali pode-se aproveitar o sol e o mar tranquilo com privacidade quase que exclusiva, piscinas naturais e sabores regionais servidos nas barracas do local, que estão presentes também no cardápio do almoço na “cova da onça”, vilarejo incluído no roteiro ao redor da Ilha.

Em relação a hospedagem, o local conta com algumas opções, como a Pousada Mangabeiras. Para as festas de fim de ano, a pousada criou um cardápio especial de experiências para os hóspedes, além de um menu gastronômico diário com pratos típicos regionais.