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NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Iogurte, kefir e as bactérias que ajudam no funcionamento da flora intestinal

Ingestão de probióticos e prebióticos são importantes para tornar o intestino mais saudável
07/09/2020 07:30 - Naiane Mesquita


Não é à toa que a flora intestinal tem esse nome. Formada por milhares de micro-organismos, principalmente bactérias, a microbiota é responsável por auxiliar na manutenção da integridade da mucosa intestinal e melhorar a absorção de nutrientes, sendo que o seu desequilíbrio pode levar ao aparecimento de diversas doenças, como colite ulcerativa e até doença de Crohn.

De acordo com a nutricionista Tatiane Passarini, os probióticos e prebióticos são ótimas formas de tornar a flora intestinal mais saudável. “Os prebióticos são fibras alimentares não-digeríveis que estimulam a flora intestinal e os probióticos são microrganismos vivos”, explica. 

Prebióticos e probióticos

Encontrados em frutas, hortaliças, legumes e leguminosas, os prebióticos são as famosas fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino. “Os prebioticos aumentam o volume do bolo fecal auxiliando na constipação e diminuem a absorção de colesterol e glicose pelo intestino.  Um exemplo de prebióticos são os frutoligossacarídeos (FOS) que são constituídos por uma molécula de sacarose e algumas de frutose”, indica. 

Já os probióticos são justamente as bactérias encontradas na flora intestinal. O consumo de alimentos como bebidas fermentadas, kefir, kombucha e iogurtes podem ajudar na reposição dessas bactérias e dessa forma, na melhora do funcionamento do organismo. 

“Tanto os prebióticos quanto os probióticos trazem excelentes benefícios para o organismo do paciente, auxiliando na permeabilidade intestinal melhorando assim a imunidade, a absorção de vitaminas e minerais e no reequilíbrio da flora intestinal, evitando assim a diarreia e a constipação”, aponta.