Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TURISMO

Jalapão é paraíso escondido no Tocantins

Parque de conservação tem cachoeiras e rios em que o turista não afunda
08/04/2020 08:30 - Naiane Mesquita


 

Um dos locais mais bonitos do país, o Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção à natureza e está localizado no estado do Tocantins. Extenso, com 34 mil km², o paraíso está distribuído entre os municípios de Mateiros e São Felix do Tocantins.

De Palmas, capital do Tocantins, são cerca de 195 km de estradas pavimentadas que levam até Ponte Alta do Tocantins. O local é a principal porta de entrada para o Parque, sendo que o resto do caminho é feito em estradas de chão. 

Com o clima quente, o Parque fica aberto para visitação o ano inteiro, mas o ideal é ir até setembro, época de seca. Durante o período de chuva, de outubro em diante, os rios podem perder a visibilidade. 

Para compor toda essa beleza, os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, uma herança do cerrado baixo. O cenário fica completo com as matas de galeria, as dunas de areia, serra e chapadões de 800 metros de altura. 

Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximo de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 metros de altura. A jalapa-do-brasil, planta que é boa para o sistema respiratório e que tem ação laxativa, emprestou o nome ao local e pode ser encontrada em vários pontos do passeio. 

 
 

Fervedouros

Atração indispensável do Jalapão, os fervedouros são aquelas piscinas naturais onde é impossível afundar. O mais famoso é o Fervedouro do Çeiça, em Mateiros, em que o visitante pode ficar 20 minutos. 

Também próximo a Mateiros fica o Fervedouro do Rio Sono, Fervedouro do Buriti e Fervedouro Encontro das Águas. Já em São Félix do Tocantins estão o Fervedouro Bela Vista e do Alecrim. 

 
 
 

Cachoeiras

A principal e maior do Parque Estadual do Jalapão é a Cachoeira da Velha, com 100 metros de largura e 15 metros de queda libre. No local não é possível tomar banho, mas há espaço para esportes radicais. A Cachoeira da Velha fica em Mateiros, assim como a Cachoeira do Formiga, a 36 km de Mateiros. O que ela não tem de grande, tem de água cristalina, com uma piscina natural azul-esverdeada. 

Para quem prefere apenas contemplar, uma dica é a Cachoeira da Fumaça, que fica em Ponte Alta do Tocantins.

 

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo...