Um dos locais mais bonitos do país, o Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção à natureza e está localizado no estado do Tocantins. Extenso, com 34 mil km², o paraíso está distribuído entre os municípios de Mateiros e São Felix do Tocantins.
De Palmas, capital do Tocantins, são cerca de 195 km de estradas pavimentadas que levam até Ponte Alta do Tocantins. O local é a principal porta de entrada para o Parque, sendo que o resto do caminho é feito em estradas de chão.
Com o clima quente, o Parque fica aberto para visitação o ano inteiro, mas o ideal é ir até setembro, época de seca. Durante o período de chuva, de outubro em diante, os rios podem perder a visibilidade.
Para compor toda essa beleza, os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, uma herança do cerrado baixo. O cenário fica completo com as matas de galeria, as dunas de areia, serra e chapadões de 800 metros de altura.
Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximo de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 metros de altura. A jalapa-do-brasil, planta que é boa para o sistema respiratório e que tem ação laxativa, emprestou o nome ao local e pode ser encontrada em vários pontos do passeio.
Fervedouros
Atração indispensável do Jalapão, os fervedouros são aquelas piscinas naturais onde é impossível afundar. O mais famoso é o Fervedouro do Çeiça, em Mateiros, em que o visitante pode ficar 20 minutos.
Também próximo a Mateiros fica o Fervedouro do Rio Sono, Fervedouro do Buriti e Fervedouro Encontro das Águas. Já em São Félix do Tocantins estão o Fervedouro Bela Vista e do Alecrim.
Cachoeiras
A principal e maior do Parque Estadual do Jalapão é a Cachoeira da Velha, com 100 metros de largura e 15 metros de queda libre. No local não é possível tomar banho, mas há espaço para esportes radicais. A Cachoeira da Velha fica em Mateiros, assim como a Cachoeira do Formiga, a 36 km de Mateiros. O que ela não tem de grande, tem de água cristalina, com uma piscina natural azul-esverdeada.
Para quem prefere apenas contemplar, uma dica é a Cachoeira da Fumaça, que fica em Ponte Alta do Tocantins.