Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Jejum intermitente pode ajudar no emagrecimento e na compulsão alimentar

Nutricionista Débora Sória explica quais são os benefícios da prática do jejum
26/10/2020 10:20 - Naiane Mesquita


O que é o Jejum intermitente.

Indicado para o emagrecimento e até como estratégia de controle da compulsão alimentar, o jejum intermitente tem se popularizado cada vez mais entre pacientes com sobrepeso ou obesidade. 

Pode parecer absurdo ficar até 24 horas sem se alimentar, mas a nutricionista Débora Soria ressalta que, com a orientação correta, é possível realizar o jejum sem danos à saúde. 

“O jejum intermitente é uma estratégia utilizada hoje em dia pelas pessoas por conta dos vários benefícios que ele traz. O jejum pode ser a partir de 12 horas, tem gente que pratica até 24 horas, mas sempre tem que ser orientado por um bom profissional de nutrição”, afirma Débora. 

O jejum pode ser feito 12h, 14h ou 16 horas. “Nesse período a pessoa pode consumir alguns líquidos, como chá e café sem açúcar. Existem alguns jejuns que podem ser liberados sucos verdes também sem açúcar”, frisa.

Após o período de jejum, a nutricionista explica que a alimentação precisa ser balanceada e, de preferência, com comida de verdade, ou seja, livre de conservantes ou produtos industrializados.

“Durante o tempo que a pessoa faz a ingestão de alimentos, ela precisa ter uma alimentação rica em nutrientes”, indica. 

O jejum pode, ainda segundo Débora, ajudar pessoas que buscam o emagrecimento, o controle de glicemia, a compulsão alimentar, a queima de gordura e a utilização dela como fonte energética. 

“A maioria das pessoas pode sim incluir o jejum intermitente no cotidiano, exceto as gestantes que precisam ter um cuidado maior. O importante é que ele seja feito com boa orientação para que funcione e tenha o resultado esperado. É sempre bom ser acompanhado por um bom profissional, para adequar qual é a melhor estratégia, se pode ser feito todos os dias ou é melhor intercalado, por exemplo”, pontua.


Atividade física

O jejum pode ser realizado por pessoas que praticam exercícios físicos. “Mas isso não é para todo mundo. Vai depender muito se a pessoa está acostumada ou não e o tipo de atividade física que ela vai fazer. Atividades menos intensas são as mais indicadas, neste caso”, explica. 

 
 

Felpuda


Ex-petista de quatro costados, que acabou se aboletando em outro partido já há algum tempo, decidiu se submeter mais uma vez às urnas na tentativa de voltar a comandar cidade do interior de Mato Grosso do Sul. O eleitorado não botou fé e decidiu reeleger o atual prefeito.

Agora, há quem diga que o dito-cujo, que é fã de Carnaval, já pode ir preparando sua fantasia: “palhaço das perdidas ilusões”. Ô maldade!