Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Macarrão não precisa ser o vilão das dietas; saiba como consumir o carboidrato com saúde

Com proteína ou na versão integral, massa pode fazer parte da alimentação saudável
12/10/2020 07:00 - Naiane Mesquita


Assim como outros carboidratos, o macarrão não precisa ser o vilão das dietas. Consumido com moderação, ao lado de uma proteína ou na versão integral, ele pode aparecer com frequência no almoço em família. 

“O macarrão pode ser consumido desde que em quantidades recomendadas por um nutricionista. A escolha depende da necessidade de cada paciente, avaliando a porcentagem de glúten, no caso dos celíacos e de baixo indice glicêmico, entre pessoas com diabetes”, afirma a nutricionista, Luciane Gonzalez. 

De acordo com a nutricionista, o ideal é combinar a massa com uma proteína. “O macarrão sempre deve ser servido com um molho que contenha proteína de preferência. Também conseguimos reduzir a ingestão de caloria colocando uma quantidade de legumes no molho, que pode ajudar na introdução alimentar de crianças, por exemplo, que normalmente gostam de macarrão e aceitam bem a variação”, frisa. 


Integrais

As massas integrais também são ótimas opções. “As massas integrais de maneira geral dão mais saciedade, são mais lentas para digerir e estimulam o funcionamento do intestino. Mas, é preciso ter um consumo satisfatório de água, pois pode constipar a pessoa se isso não for seguido”, frisa. 

Na hora de escolher o macarrão integral, é necessário observar a lista de ingredientes. “O macarrão normalmente é feito de farinha de trigo e água, então paciente com doença celíaca, por exemplo, devem escolher o macarrão que não contenham as proteína dos cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. Alguns tipos de macarrão contem ovos, portanto os alérgicos ao ovo devem ficar atentos nas lista de ingredientes pois em algumas marcas isso acontece”, indica

Mesmo quando são integrais, o cuidado com os ingredientes devem ser mantidos. “Assim como o pão, as massas integrais são feitas com diversos tipos de cereais que variam em quantidade de nutrientes, fibras e preferência do paladar, por isso é importante avaliar a qualidade pelo rótulo, variedades de ingredientes e principalmente de boa qualidade”, frisa.

 

Felpuda


Ex-cabecinha coroada anda dizendo por aí ser o responsável por vários projetos para Campo Grande, executados posteriormente por sucessor. 

Ao fim de seus comentários, faz alerta para que o eleitor analise atentamente de como surgiram tais obras e arremata afirmando que não foi “como pó mágico de alguma boa fada madrinha. 

Houve muito suor nos corredores de Brasília”. Então, tá!...