Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Marmita pode ser aliada na adoção de uma alimentação nutritiva e balanceada

Preparar as refeições com antecedência de três dias ou 2 meses ajuda a diversificar a alimentação
21/09/2020 07:00 - Naiane Mesquita


Quem nunca pensou que seria bem mais fácil cozinhar para a semana inteira do que ter ideias inovadoras para o almoço todos os dias. Pode parecer inviável no início, mas segundo a nutricionista Debora Soria, adotar as marmitas facilita a adoção de uma alimentação saudável e reduz os riscos de pular refeições quando ocorre algum imprevisto. 

“Preparar as refeições com antecedência pode auxiliar muito nos hábitos de uma alimentação saudável porque você não lida com os imprevistos. Você planeja as suas refeições e com isso pode criar um cardápio variado”, explica Debora. 

As marmitas são ainda mais úteis na correria do cotidiano, principalmente com pessoas que trabalham fora de casa e tem um horário de almoço restrito. Neste caso, o primeiro passo é escolher o cardápio da semana, optando pela variedade dos alimentos. “Quando a gente fala em cardápio variado é incluir todos os grupos alimentares, ou seja, uma proteína, uma fonte de carboidrato e uma salada a parte. Quando você monta o cardápio com antecedência, você consegue fazer uma semana mais saudável, mais nutritiva, com qualidade e acaba usufruindo de uma alimentação mais saudável”, ressalta a nutricionista.

Levar a refeição para o trabalho, por exemplo, evita os lanches fora de hora. “Você não cai no erro de comer qualquer coisa, de não fazer uma alimentação balanceada e com isso acaba tendo mais qualidade de vida”, pontua.

Aproveite o final de semana

O ideal é que as marmitas da semana sejam preparadas no sábado ou domingo. “Essas marmitas podem e devem ser congeladas. As carnes, os legumes e os carboidratos, como o arroz integral, devem ser congeladas, os legumes congelados”, frisa. 

As comidas prontas podem ficar três dias na geladeira, já as congeladas podem aguentar por dois meses. “O melhor é que a alimentação não precisa ser monótona, ela se torna mais variada com o planejamento”, indica. 

 

Felpuda


Candidato a vereador caiu em desgraça, pelo menos em um dos bairros de Campo Grande, ao promover comício em ginásio de esporte, com direito a ônibus lotados e espoucar de muitos fogos de artifício.

Aí dito-cujo foi alvo de muitas críticas, tanto pela zoeira causada, como por ter mandado às favas quaisquer cuidados na prevenção da Covid-19, ao promover grande aglomeração. Irresponsabilidade é pouco, hein?!