Clique aqui e veja as últimas notícias!

CLÁUDIO HUMBERTO

Ex-presidente Michel Temer: “A primeira vacina que aparecer, eu tomo”

Ex-presidente da República Michel Temer sobre o convite do governador João Doria (PSDB-SP) para tomar a Coronavac, em janeiro
22/12/2020 10:59 - Cláudio Humberto


“A primeira vacina que aparecer, eu tomo”
Ex-presidente da República Michel Temer sobre o convite do governador João Doria (PSDB-SP) para tomar a Coronavac, em janeiro

Portugal: Brasil pede tratamento digno a brasileiros

O Brasil manifestou a Portugal sua preocupação com notícias de maus-tratos a estrangeiros que chegam ao país e são barrados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), um dos mais violentos do mundo. 

Vários brasileiros relataram à imprensa portuguesa a violência dos inspetores, que há dias espancaram até a morte um ucraniano. Nesta segunda (21), o chanceler interino do Brasil, Otávio Brandelli, em telefonema, tratou do tema com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Embaixada presente

Também o titular interino da embaixada do Brasil, Pablo Duarte Cardoso, manteve contatos complementares com próceres do governo português.

Incomunicáveis

Brasileiros detidos sob ameaça de violência, como a curitibana Kátia Gonçalves dos Santos, 36, não puderam registrar queixa no consulado.

Agressões covardes

Outra brasileira virou testemunha. Disse que o ucraniano Ihor Homeniuk e outros barrados em Portugal “apanhavam demais, muito, muito”.

Brutalidade na chegada

Os inspetores portugueses do SEF são conhecidos pela grosseria, o despreparo e a brutalidade. Portugal finalmente ameaça agir contra eles.  

Paraná: 63% aprovam administração Bolsonaro

Levantamento do Paraná Pesquisa revela que a gestão Jair Bolsonaro é aprovada por 63,2% no Estado do Paraná. São 33,4% os entrevistados que desaprovam o governo federal. 

O Paraná Pesquisa também avaliou a percepção sobre a atuação do governo federal na crise da pandemia do coronavírus: 54,5% aprovam e 41,6% desaprovam. O instituto entrevistou 1.520 moradores do Paraná entre 16 e 18 de dezembro

Avaliação melhorou

Em julho, o esforço do governo Bolsonaro contra o coronavírus era aprovado por 49,9% dos paranaenses. Cresceu quase cinco pontos.

Ratinho aprovado

O governo de Ratinho Jr. tem avaliação positiva de 77,2%. Apenas 18,4% desaprovam a administração estadual, diz o Paraná Pesquisa.

Contra a crise

A atuação do governador Ratinho Jr. frente à crise do vírus é aprovada por 71,4%. Em julho, 67,5% aprovavam a atuação do governo estadual.

Vergonha nacional

A Câmara Municipal de São Paulo aumentou em 45% os salários do prefeito, do vice e, claro, dos próprios vereadores. A alegação é cínica: “reposição de perda inflacionária”, como se vereador fosse uma carreira.

Maia encolheu

A conclusão entre líderes políticos experientes é a de que Rodrigo Maia não está sabendo sair de cena com dignidade, comportando-se pior, por exemplo, que o presidente americano Donald Trump. Ele se apequenou ao colocar pauta-bomba em votação, ainda que prejudique o País.

Na gaveta há 1.294 dias

O senador Alvaro Dias criou o “Forômetro” para medir quanto tempo o ainda presidente da Câmara, Rodrigo Maia, impede votação do projeto que acaba com foro privilegiado. Segundo ele, são 1.294 dias na gaveta.

Melhor ter sido

À rádio Bandeirantes, Michel Temer chamou de “boato” sua ida para o Ministério das Relações Exteriores. Ele aprecia a máxima do saudoso embaixador José Aparecido de Oliveira: “Em política, é mais importante ter sido do que ser”. A um ex-presidente não interessa cargo de ministro.  

Velhíssima política

Nova parceira de Rodrigo Maia é casamento de jacaré e cobra d’água: a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, aderiu ao bloco “contra Bolsonaro” aliando-se ao DEM, ex-PFL e ex-Arena, partido que apoiava a ditadura.

Rapidez para inglês ver

O governo da Argentina foi o primeiro no continente a impedir o ingresso de residentes do Reino Unido. A celeridade do governo populista de Alberto Fernández teve mais a ver com recalques pela derrota na guerra pelas ilhas Falklands, que chamam de Malvinas, do que com a covid.  

Boa notícia

Estudos de especialistas mostram que há mais de 68 milhões de brasileiros já infectados, curados e agora protegidos contra o covid-19, diz o deputado Osmar Terra. “É muito mais que os testes alcançam”.

Fechar é preciso

O Brasil exigirá de quem chega do exterior testes que os isentem de qualquer contaminação de coronavírus, mas não basta. Como tantos outros países já o fizeram, precisa impedir voos do Reino Unido.

Pensando bem...

...sessão extraordinária no fim do ano tem tudo para ser ordinária.

PODER SEM PUDOR

Sexo em horário nobre

Jarbas Passarinho era ministro da Justiça, em 1990, e teve uma conversa com Joaquim Mendonça, presidente da Abert, a associação de emissoras de rádio e TV, sobre cenas de sexo em horário nobre.

Queixou-se de um videoclip de Madonna, “Justify my Love”, exibido no “Fantástico”: “Houve cenas de sexo oral e homossexualismo. Choca o telespectador...” À saída da reunião, Mendonça foi abordado pelos repórteres sobre a queixa do ministro. O presidente da Abert não resistiu à brincadeira: “Eu só lamento não ter visto o programa... Podiam reprisá-lo...”