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NUTRIÇÃO E BOA FORMA

No home office ou no trabalho, alongar é manter o corpo saudável

Fisioterapeuta dá dicas de como amenizar as dores na cervical e manter a saúde
13/04/2020 07:20 - Naiane Mesquita


Com ou sem home office, nesses tempos de estresse mundial, é difícil alguém não estar com uma dorzinha no corpo, seja na lombar ou na região dos ombros. Para diminuir esse cansaço, a fisioterapeuta e professora de pilates Lucimara Paniago defende os alongamentos simples, que podem ser adotados ao longo do dia.

“É muito importante aderir aos exercícios metabólicos, que mexem com o sistema circulatório e diminuem edemas em braços ou pernas causados por longos períodos na mesma posição. Já para aliviar as tensões, o ideal são os alongamentos, que podem ser feitos durante o dia, saindo um pouco da postura de trabalho e oferecendo cinco minutos de descanso para o corpo”, explica.

A área que deve receber mais cuidado é a cervical, ou seja, a velha e boa coluna. “É o local onde mais acomete as tensões. Músculo muito tensionado gera dor. Relaxamento é fundamental”, frisa. 

Todos os exercícios de alongamento são bem vindos, segundo Lucimara. “A respiração correta conta muito para o relaxamento muscular. O ideal é você parar por menos 5 a 10 min para levantar, andar, tomar uma água, ir ao banheiro, dar uma alongada pelo menos na cervical. Movimentar. É necessário. Se você trabalha 8 horas tire esse tempo para dar uma descansada no corpo”, aponta.