Clique aqui e veja as últimas notícias!

NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Nutricionista dá dicas de como higienizar os alimentos durante a pandemia

Luanna Caramalac explica que durante a segunda onda de contaminações pelo coronavírus, cuidado com a higienização deve ser redobrado
14/12/2020 15:27 - Naiane Mesquita


Com a alta dos casos do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, a higienização volta a ser um ponto importante na luta contra a pandemia. 

De acordo com a nutricionista, Luanna Caramalac, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus precisa de um hospedeiro, humano ou animal, para se multiplicar. Desta forma, a transmissão pode ser direta, quando ocorre apenas de pessoa para pessoa, ou indireta, ou seja, tendo contato com uma superfície que tenha o vírus e não higienizando as mãos da forma correta.

“A gente sempre deve fazer uma higienização correta, lavar bem às mãos, passar o álcool em gel. Claro que nesse período isso deve ser feito mais rigorosamente, assim como quando nós vamos comprar algum alimento, seja ele in natura ou embalado. Chegou em casa, primeira coisa, faz a higienização desse alimento”, explica Luanna

As higienizações mais recomendadas são as que utilizam água e sabão, hipoclorito de sódio e o álcool 70%. “Higienize suas mãos também. Essas medidas devem ser cada vez mais reforçadas porque existe o risco dessa contaminação indireta. Ou seja, a superficie está contaminada e a gente não fazer a higienização e acaba levando a mão até a boca e ao nariz, dessa forma se contaminando”, ressalta.

Luanna frisa também que caso a embalagem não seja necessária, o ideal é descartá-la para evitar a contaminação. Outra dica é guardar todos os alimentos devidamente higienizados, seja nos armários ou geladeira. 


Dicas 

1. Faça a higienização das mãos com sabonete líquido, esfregando inclusive o dorso, as unhas e entre os dedos. 

2. Lave as frutas, verduras ou legumes em água corrente removendo toda a sujeira.

3. Em uma tigela, faça uma solução com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou utilize hipoclorito de sódio, conforme as recomendações do fabricante.

4. Coloque as frutas, legumes ou verduras na solução por 15 minutos.

5. Retire os alimentos, lave-os em água corrente e os deixe secar naturalmente.

6. Os alimentos que não forem consumidos na hora devem ser armazenados em potes com tampa e colocados na geladeira para aumentar sua durabilidade.