Colunistas
MICHEL CONSTANTINO

Por que devemos lutar por liberdade econômica? Analisem as falas e forma dos candidatos abordarem sobre liberdade e principalmente liberdade econômica

Confira a coluna de Michel Constantino desta terça-feira (12)

Michel Constantino

12/04/2022 00:05

Estamos em ano de eleição e em geral as promessas dos candidatos, sejam deputados, senadores ou presidentes da república são genéricas, parecidas e pouco explicativas para a maioria da população que os elegem.

Desconectadas com as realidades locais, os candidatos fazem planos macroespaciais que não refletem os interesses das pessoas, das famílias, dos trabalhadores, das empresas e das comunidades.

 Alguns exemplos simples: “vamos melhorar seu bem estar”, “sua moradia”, “seu emprego”, “sua vida”, “seu bairro”, “sua renda”, “sua saúde” .... essas são típicas expressões genéricas e utilizadas durante campanhas que no final não são passíveis e possíveis de mensurar, pois, são apenas promessas.

Chamo a atenção por liberdade econômica, pois, nas entrelinhas dos movimentos e partidos políticos e nas falas mais orgânicas dos candidatos é possível se atentar o quanto estão dispostos a defender a liberdade ou restrição econômica. 

Vou dar um pequeno exemplo de falta de liberdade econômica: o FGTS, um fundo importante para manutenção da renda do trabalhador da CLT, esse mesmo trabalhador que quer comprar uma casa, um carro, ou qualquer outro bem, e necessita financiar uma parte desse bem. 

Seu dinheiro fica rendendo uma taxa de poupança, enquanto você paga uma taxa 10 vezes maior para um banco.

Cadê a liberdade de utilizar um recurso que é seu? Com isso, você fica mais pobre, enriquece o sistema financeiro e paga mais caro no bem que poderia abater ou pagar a vista com seu FGTS. 

Ainda não acabou... Assine o Correio do Estado para continuar lendo essa notícia

Apóie o jornalismo sério, que tem compromisso com a verdade e com a entrega de conteúdo relevante para você todos os dias.
Apenas R$ 9,90 por mês

Quero Assinar

Já é assinante? Faça login clicando aqui