Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CLÁUDIO HUMBERTO

Presidente Jair Bolsonaro sobre o lockdown: “Eu não tive participação nisso”

Presidente Jair Bolsonaro, sobre o ‘lockdown’ em alguns municípios e estados do país
11/10/2020 06:00 - Cláudio Humberto


“Eu não tive participação nisso”
Presidente Jair Bolsonaro, sobre o ‘lockdown’ em alguns municípios e estados do país

Dilma chamava de ‘meu filho’ o nº 2 de Guedes

São tão ruins as ideias da equipe econômica e vazam com tanta rapidez que ministros com gabinetes no Planalto finalmente compreendem a irritação de Jair Bolsonaro contra parte dos auxiliares de Paulo Guedes (Economia) supostamente ligados ao PT. 

Um deles, muito articulado com a imprensa, é o secretário-executivo Marcelo Guaranys, nº 2 do Guedes, a quem Dilma Rousseff chamava de “meu filho”. Até o nomeou em 2011 diretor e depois presidente da Anac, agência reguladora de aviação civil.

Assessoria mui amiga

Malvadezas do Ministério da Economia são vazadas à imprensa antes de serem avaliadas. Quando Bolsonaro as descarta, o estrago já foi feito.

Maldade demais...

...Bolsonaro desconfia: as perversidades da turma de Guedes foram de extinguir abono salarial a proibir reajuste de aposentadoria por dois anos.

Padrão de crueldade

Tecnocratas consomem o dia e seus belos salários imaginando medidas impraticáveis, mas no governo Bolsonaro têm outro padrão de crueldade.

Secretário no radar

Atual secretário da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Jr também está sob observação atenta do Palácio do Planalto.

Quadro no Brasil segue melhorando antes da vacina

Enquanto as vacinas contra o coronavírus não são disponibilizadas, os números do Covid no Brasil seguem melhorando diariamente e justificam a reabertura cada vez maior do comércio e serviços. 

A média de casos caiu 15,1% comparada a um mês atrás e animadores 40,8% em relação à mesma época de agosto. A média de mortes caiu 11,8% e 38,4%, respectivamente, e deve ficar abaixo de 600 antes mesmo do feriado.

Quebraram a cara

Depois do feriadão de setembro, “especialistas do caos”, previram que os casos iriam disparar. Como de costume, erraram e a vida venceu o medo

0,2% da população

As curas continuam superando as novas infecções e o número de casos ativos caiu 27,3% nos últimos 30 dias. São 465 mil doentes atualmente.

Obrigado a todos

O número de mortes infelizmente superou a marca de 150 mil neste sábado, mas, graças a profissionais de saúde, são 4,5 milhões de curas.

Prieto vai se aposentar

O ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Fábio Prieto, encaminhou à presidência da República o pedido de aposentadoria a partir do próximo dia 20. Grande perda para a Justiça.

Brasileira de ponta

Maria Nazareth Farani Azevêdo, embaixadora do Brasil na ONU, em Genebra, foi eleita, por aclamação, presidente do conselho executivo do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). É a primeira vez que um brasileiro ocupa o mais alto cargo do Acnur.

Drible não pode

O ex-ministro Luiz Marinho (PT) insiste em compor chapa com Ana Paula Lupino (PTB) em São Bernardo do Campo (SP), apesar de o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, ter proibido alianças do seu partido com o partido de Lula. O MP ingressou com ação contra a malandragem.

Faltaram outros

Rubens Bueno (Cidadania-PR) quer isentar aparelhos como secadores de cabelo da incidência do IPI. “Cabeleireiros desistem de empreender” quando se deparam com custos. Não só eles, deputado.

Rejeição improvável

O ministro Celso de Mello relatou no “Notas sobre o Supremo Tribunal (Império e República)” que o Senado só rejeitou cinco indicações para o STF. Todos no governo Floriano Peixoto, e por razões políticas.

Malandragem ensinada

A cartilha “Mais Mulheres na Política”, da Câmara dos Deputados, dedica seção para ensinar a pretensas candidatas que “atos” que não tratam da candidatura, ou pedem votos, não são propaganda eleitoral antecipada.

Cimeira de Reykjavik

A Conferência de Reykjavik, na Islândia, entre Ronald Reagan (EUA) e Mikhail Gorbachev (União Soviética), completa 34 anos. A negociação falhou, mas abriu caminho para o fim de um fracasso chamado URSS. O Muro de Berlim seria demolido pelo povo quatro anos depois.

Inventor injustiçado

Faleceu há três anos, em 11 de outubro, Nelio Nicolai, inventor do Bina, o identificador de chamadas. A Justiça arquivou o processo para alegria da indústria e operadoras de telefonia, que até hoje usam a invenção desse ex-funcionário da Telebrasília sem pagar royalties.

Pensando bem...

...2020 é o tipo do ano que parece ir até 32 de dezembro.

PODER SEM PUDOR

Política e legalidade

Não interessava a José Maria Alkmin, secretário da Educação de Minas, prestigiar o líder do PSD na Câmara, Tancredo Neves, por isso o recebeu junto a um deputado estadual, advogado mineiro, que estava na sala de espera. 

O deputado pediu a transferência da irmã e foi atendido. Tancredo queria um remanejamento de funcionários em São João Del-Rey. Alkmin reagiu: “Mas, Tancredo, isso é absolutamente ilegal...” Tancredo devolveu: “Se fosse legal, meu caro, eu teria contratado aqui o nosso correligionário e advogado para impetrar um mandado de segurança...”

 

Felpuda


Ex-cabecinha coroada anda dizendo por aí ser o responsável por vários projetos para Campo Grande, executados posteriormente por sucessor. 

Ao fim de seus comentários, faz alerta para que o eleitor analise atentamente de como surgiram tais obras e arremata afirmando que não foi “como pó mágico de alguma boa fada madrinha. 

Houve muito suor nos corredores de Brasília”. Então, tá!...