Colunistas
CAMPO

PSR – Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural

Como a ajuda do governo pode aumentar a contratação de seguros rurais

Leandro Provenzano

30/06/2022 00:05

 

Que o seguro é o meio mais eficaz do produtor rural a manter a sua produção, ainda que eventos climáticos prejudiquem sua atividade todos já sabemos.

O que nem todo mundo sabe é que o produtor rural pode segurar sua produção com custo reduzido com uso do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), que é um auxílio financeiro do governo federal, que paga parte do valor do prêmio (valor pago pelo produtor à seguradora) do seguro para o produtor rural.

O programa foi instituído em 2005, e é considerado um dos pilares da política agrícola nacional. Seu objetivo é tornar o seguro mais acessível aos produtores, uma vez que os valores tendem a ser altos devido aos riscos envolvidos à seguradora.

Mesmo que a contratação de seguros não seja algo que faça parte da cultura do brasileiro, medidas como a subvenção ao prêmio, bem como a profissionalização da atividade rural tem feito com que cada vez mais produtores realizem seguros para proteger sua atividade, de modo que a cada ano o número de áreas seguradas praticamente dobra. 

Ainda assim estima-se que somente cerca de 20% da área produtiva do país esteja segurada.

Segundo informações das seguradoras, em 2021 o governo destinou 1,18 bilhão ao programa de subvenção, o que correspondeu a 14 milhões de hectares protegidos por seguros capazes de indenizar os produtores vítimas de perda de produção causada por eventos climáticos.