Clique aqui e veja as últimas notícias!

DIREITO

Quais são os documentos usados na contratação de um seguro?

Veja onde você deve focar sua atenção no momento de contratar qualquer tipo de seguro
13/01/2022 00:03 - Leandro Provenzano

Quando se fala em “seguro” há uma linguagem e documentos específicos que trazem muitas dúvidas a todos nós, por isso, ter uma noção básica dessas terminologias e documentos são importantes no momento da contratação de um seguro.

Um dos erros mais comuns que temos em relação à terminologia relacionada à contratação do seguro é confundir o prêmio do seguro com a indenização do seguro. 

A indenização é o valor pago pela seguradora ao segurado caso haja a ocorrência do sinistro, ao passo que o prêmio do seguro é o valor à seguradora referente à contraprestação do serviço, ou seja, o valor pago pelo segurado (consumidor) para ter direito ao seguro.

A contratação de um seguro também possui algumas fases bem peculiares, diferente de outros contratos. 

Inicialmente ao buscar um seguro, o consumidor o faz por meio de um site especializado em comercialização de seguros ou por intermédio de um corretor de seguros, ocasião em que preenche um questionário com informações que são suas necessidades básicas, ao mesmo tempo informa suas condições pessoais, de modo que a seguradora também saiba quais os riscos de realizar um seguro com aquele determinado consumidor. 

Tal questionário chamamos de proposta de seguro, que é o documento onde constam todas as informações do segurado, bem como suas necessidades.

Ainda não acabou... Assine o Correio do Estado para continuar lendo essa notícia

Apóie o jornalismo sério, que tem compromisso com a verdade e com a entrega de conteúdo relevante para você todos os dias.
Apenas R$ 9,90 por mês.

Quero Assinar

Já é assinante? Faça login clicando aqui