No retorno da coluna Saúde em Alta Performance, o apresentador Cauê Marques, traz uma entrevista exclusiva com o médico e secretário de saúde de Campo Grande, José Mauro Filho.
Nesta edição, Cauê Marques questiona o secretário sobre as vacinas utilizadas para conter a pandemia do coronavírus na Capital sul-mato-grossense. Mauro Filho explica como será o calendário de vacinação nos próximos dias e quais faixas etárias serão imunizadas no futuro.
“Cada lote de vacina que chega tem uma destinação exclusiva. O último lote de 3.600 lotes veio exclusivo para pacientes acima de 80 anos e pacientes acamados. Nós estamos vacinando agora este público. É importante ressaltar que essa falta de previsão de recebimento de vacinas, qual vai ser a destinação do público-alvo e qual a quantidade de vacinas, cria uma situação que nós não conseguimos trabalhar com uma certa previsão no planejamento do calendário”, afirma o secretário.
Segundo Mauro Filho, 50% dos trabalhadores da saúde já foram vacinados.
“Essa é uma das grandes dificuldades que nós estamos encontrando no momento e isso é devido a escassez de vacinas para o mercado nacional e até mundial. De acordo com o recebimento dessas vacinas nós já estamos traçando a estratégia para efetivar a vacinação da população-alvo. No momento conseguimos 50% dos trabalhadores da saúde, conseguimos vacinar todos os asilos de Campo Grande”, cita.
O secretário ainda falou sobre a previsão de criar um centro de vacinação provisório no Estádio Guanandizão, quando a população mais jovem for vacinada e o cancelamento do ponto facultativo do Carnaval.