Correio B

Programação

Documentário inédito sobre missão da Nasa para Plutão estreia hoje

Viagem de mais de quatro bilhões de quilômetros durou mais de 9 anos e teve um custo de U$ 700 milhões

Redação

25/07/2015 - 09h46

Em um feito histórico, a National Geographic Channel oferece acesso exclusivo, neste sábado (25), ao voo de reconhecimento da nave New Horizons em "Plutão: O Destino Final". A viagem de mais de quatro bilhões de quilômetros durou mais de nove anos e teve um custo de setecentos milhões de dólares.

No último 14 de julho, a milhões de quilômetros da Terra, a nave New Horizons fez história em seu primeiro voo de conhecimento de Plutão. A National Geographic Channel acompanhou cientistas de primeira linha no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, que trabalha em conjunto com a Nasa, em uma missão histórica que chega ao limite do sistema solar. 

"Plutão: O Destino Final", estreia às 21h15 e mostra o ambicioso projeto, desde seu início, até as horas finais.

Em 2006, a sonda New Horizons decolou de Cabo Cañaveral (Florida) impulsionada por um foguete para começar a travessia, se movendo pelo espaço em uma velocidade maior do que qualquer outro objeto feito pelo homem.  Livre da gravidade terrestre, New Horizons passou por Marte, depois pelos gigantes gasosos como Júpiter e seguiu com destino ao encontro final, um planeta menor que o Alasca, de apenas 2,250 km de diâmetro: Plutão.

O diretor da missão, o Dr. Alan Stern, um veterano em missões da NASA, comentou: "A maioria da equipe já trabalhou em missões durante grande parte de sua carreira. Quando alguém investe tanto tempo e esforço em um projeto, sente uma grande emoção em se ver nas portas de Plutão".

Quando Plutão foi descoberto? Por que Walt Disney estava tão fascinado com o planeta, que batizou um de seus personagens, o cachorro Pluto, em homenagem? Por que a União Astronômica Internacional decidiu tirar o status de planeta de Plutão e por que a as pessoas não gostaram dessa decisão?

"Plutão: O Destino Final" presta uma homenagem à um dos empreendimentos mais ambiciosos, ousados e arriscados da NASA e celebra o planeta Plutão. O documentário é uma produção da Bigger Bang Communications para National Geographic Channel. Com Iain Riddick como Produtor Executivo da Bigger Bang Communications e Hamish Mykura, Vice-presidente Executivo e Diretor de Conteúdos Internacionais da National Geographic Channels International.

AGENDA CULTURAL

Fim de semana tem de “Barbas” e renas até música e Ziriguidum em Campo Grande

Diversão é garantida para todas as idades com programas teatrais de graça, shows, edição especial do Mulheres na Cena e chegada do Bom Velhinho

06/11/2026 09h00

Feira chega em sua 39ª edição

Feira chega em sua 39ª edição Reprodução/Redes sociais

Continue Lendo...

Diálogo

Numa inconsequente tentativa de esconder a sujeira (ou seria a corrupção?)... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta sexta-feira (6)

06/11/2026 00h02

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).