Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

VIA STREAMING

3 sugestões de filmes e séries nas plataformas

Dica da Semana: “No Portal da Eternidade”
17/06/2020 15:08 - Kreitlon Pereira/Via Streaming


Aclamado drama retrata os últimos anos da conturbada vida de Van Gogh

Com mais de duas mil obras, dentre as quais 860 pinturas, o holandês Vincent Van Gogh é considerado um dos maiores pintores de todos os tempos. Apesar do estilo único e talento imortalizados na história, estes não foram apreciados durante seus 37 anos de vida, período em que vendeu somente um quadro, “O Vinhedo Vermelho”. Sua inegável genialidade é por vezes ofuscada pela conturbada condição psicológica, cujas crises de loucura e agressividade o tornavam extremamente dependente dos cuidados do irmão mais novo, Théodore Van Gogh, e o levaram mais de uma vez para o sanatório. E talvez seja essa incompreensão que torna sua história tão apelativa e inspiradora para diversas obras, desde outras pinturas até produções cinematográficas. Como “No Portal da Eternidade”, longa dirigido por Julian Schnabel que retrata os últimos anos do artista e está disponível para Amazon Prime, HBO Go, Now, YouTube e Apple TV. 

O filme busca retratar o mundo pelos olhos de Van Gogh (Willem Dafoe), um artista à frente de seu tempo com severos transtornos mentais. No entanto, com o decorrer das cenas, fica evidente a preocupação do roteiro em não se reter somente a esse aspecto de sua vida, tanto que um dos episódios mais conhecidos sobre sua instabilidade, em que Van Gogh corta a própria orelha como um pedido de desculpas ao amigo Gauguin (Oscar Isaac), não aparece de forma explícita, mas sim durante uma conversa. Além disso, aborda com sensibilidade a relação dele com o irmão Théodore (Rupert Friend), que o incentivou a perseguir a carreira de pintor e sempre o sustentou financeiramente. Em “No Portal da Eternidade”, o cineasta Julian Schnabel articula com maestria recursos sensoriais para amplificar sua visão do pintor. Mas é a arrebatadora performance de Willem Dafoe que se sobressai e transforma esse filme biográfico em uma complexa declaração de amor a Van Gogh e à arte em geral.   

Link para o trailer de “No Portal da Eternidade”.

 
 

Românticos de Cuba

Novo filme da Netflix conta com surpreendente colaboração do governo cubano e filmagens únicas do país

Com o triunfo da revolução cubana e a ascensão de Fidel Castro ao poder, em 1959, Cuba sofreu um severo bloqueio dos Estados Unidos. Tal bloqueio impulsionou o estreitamento das relações com a União Soviética, país com o qual a nação caribenha compartilhava laços ideológicos e militares. Por isso, com a queda da URSS no início dos anos 90, muitos esperavam que o regime cubano sucumbisse junto. E é nesse contexto que se passa “Wasp Network: Rede de Espiões”, novo filme de Olivier Assayas para Netflix, com estreia marcada para 19 de junho.

A história se inicia em 1990, quando o piloto René Gonzáles (Edgar Ramirez) acaba de se despedir da mulher, Olga (Penélope Cruz), e filha para começar aquilo que seria um dia atarefado de trabalho, mais nada que o impedisse de voltar a tempo para o jantar. No entanto, ao invés de retornar para o apartamento em Havana, René se dirige a torre de controle, desabilita os rádios e voa para Miami, onde se declara um desertor do regime cubano e pede asilo. A notícia chega como um choque para sua família, para sempre marcada como traidora, é recebida com alegria pelo governo americano, que quer utilizar das habilidades de René para desmoralizar o regime de Fidel. Apesar das colaborações do piloto e seu suposto interesse pelas “maravilhas do capitalismo”, trata-se de um espião cubano com a missão de se infiltrar em grupos paramilitares anti-Castro na Flórida e impedir ataques terroristas no país.

Dois anos após a deserção de René, o também piloto Juan Pablo (Wagner Moura) veste uma roupa de mergulho em Caimanera, Cuba, e nada até a base militar dos Estados Unidos em Guantánamo.  Com seu jeito carismático e misterioso, logo é abordado pelo FBI para fornecer informações privilegiadas sobre o regime cubano por um generoso pagamento. Movido pelo interesse, Juan passa a atuar como um agente duplo e ingressa ao lado de René na Wasp Network – rede de espiões cubanos chefiada por Gerardo Hernandez (Gael Garcia).

Link para o trailer de “Wasp Network: Rede de Espiões”.

 
 

Sonhos e cicatrizes

Após uma experiência traumática com a indústria da música quando criança, um homem vive isolado em uma ilha no Chile 

O primeiro longa-metragem da carreira do chileno Gaspar Antillo garantiu uma estreia vitoriosa ao diretor em sua nova empreitada. Encomendado como um original Netflix, "Ninguém Sabe Que Estou Aqui" participou da edição de 2020 do Festival de Cinema de Tribeca e venceu na categoria "Melhor Diretor em Nova Narrativa". Originalmente, o filme deveria estrear em alguns cinemas locais antes de ser disponibilizado na Netflix, porém, por conta da pandemia da Covid-19, a plataforma de streaming será responsável pelo lançamento mundial de "Ninguém Sabe Que Estou Aqui", marcado para o dia 24 de junho. 

O filme acompanha Memo Garrido (Jorge Garcia, famoso por seu personagem no seriado “Lost”), um homem que vive em uma isolada ilha chilena, onde trabalha em uma fazenda de ovelhas junto com seu tio. Quando criança, Memo tinha o sonho de se tornar um cantor famoso, porém, por ser considerado um pouco acima do peso e sem a aparência necessária para se tornar uma estrela, sua bela voz foi usada por outro menino, visto como mais adequado para a indústria. Em uma dinâmica bem parecida com o que ocorreu em “Cantando Na Chuva”, Memo foi obrigado a emprestar sua voz para outra criança. 

Traumatizado por essa experiência, o protagonista vive de forma solitária e se recusa a interagir com os visitantes da ilha. Vivendo em sua própria realidade, Memo pinta suas unhas e dedica seu tempo livre a costurar estravagantes figurinos de palco.  Um dia, uma mulher chamada Martita chega à ilha e, rapidamente, conquista um espaço na vida de Memo. Sem muitas pretensões e encantada pela voz do protagonista, Martita posta no YouTube um vídeo de seu amigo cantando, que rapidamente ganha destaque na plataforma. Quando a postagem atinge 1 milhão de visualizações, o protagonista finalmente consegue atrair para si a atenção do público que deseja desde criança. Assim, "Ninguém Sabe Que Estou Aqui” acompanha Memo em seu sonho por uma carreira como cantor profissional.   

 

Felpuda


É quase certo que a aposentadoria deverá ocorrer de maneira mais rápida do que se pensava em determinado órgão. O que deveria ser a tal ordem natural dos fatos acabou sendo atropelada por acontecimentos considerados danosos para a imagem da instituição. Os dias estão passando, o cerco apertando e já é praticamente unanimidade de que a cadeira terá de ter substituto. Mas, pelo que se ouve, a escolha não deverá ser com flores e bombons de grife.