Clique aqui e veja as últimas notícias!

VIA STREAMING

3 sugestões de filmes e séries nas plataformas para assistir essa semana

A dica da semana é o filme “42: A História de Uma Lenda”, com o ator Chadwick Boseman
04/09/2020 10:03 - Kreitlon Pereira/Via Streaming


Dica da Semana: “42: A História de Uma Lenda”

Em seu primeiro filme de destaque, Chadwick Boseman interpretou o primeiro jogador de beisebol negro a atuar na principal liga do país, reservada aos brancos

Nos anos 1940, existiam duas ligas de beisebol nos Estados Unidos. Uma reservada para jogadores brancos - onde nomes famosos como Joe Di Maggio atuavam - e aquela onde os jogadores negros deveriam jogar. Porém, essa segregação racial não se limitava ao campo de beisebol. Prevalecia no país uma noção de “separados mas iguais”, que defendia o afastamento entre negros e brancos em espaços de convívio social, sendo demarcadas áreas separadas para o uso exclusivo de pessoas segundo a sua cor de pele. Essa ideia só seria derrubada pela Suprema Corte do país nas décadas de 1950 e 1960. 

É nesse contexto que se passa o filme “42: A História de Uma Lenda”. O longa conta sobre a jornada do primeiro jogador de beisebol negro a jogar na liga principal, que até então eram reservadas para homens brancos. Jackie Robinson (Chadwick Boseman) foi contrato por Branch Rickey (Harrison Ford), presidente do Brooklyn Dodgers (atual Los Angeles Dodgers), entrado em campo pelo time pela primeira vez em 1947. Vestindo a camisa de número 42, Robinson se tornou uma lenda do esporte norte-americano e da luta pela igualdade racial no país ao quebrar barreiras que pareciam intransponíveis, dando espaço para que outros grandes atletas negros viessem depois dele. 

Disponível no YouTube, no Google Play e no Looke, “42: A História de Uma Lenda” foi o primeiro filme de destaque do ator Chadwick Boseman, que surpreendeu o mundo com a notícia de sua morte no último dia 28 de agosto, causada por um câncer de cólon. O ator de 43 anos se tornou um ícone mundial da luta por igualdade racial ao protagonizar “Pantera Negra”, o primeiro filme de super-herói com um homem negro no papel principal. Ao longo de sua curta carreira, Chadwick sempre defendeu as causais do movimento negro, lutando por igualdade, visibilidade e representatividade dentro (e fora) do cinema. Além de T’Challa e Jackie Robinson, o ator viveu outros personagens importantes na história da luta racial nos Estados Unidos, como o cantor James Brown (em “Get on Up”) e o juiz-associado da Suprema Corte Thurgood Marshall (em “Marshall”).

Link para o trailer de “42: A História de Uma Lenda”.