Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

CORREIO B

Acadêmicos de Jornalismo participam do Programa “Conheça o seu Exército”

Universitários desbravam Pantanal em viagem organizada pelo Exército Brasileiro
16/11/2020 11:01 - Naiara Camargo


Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Uniderp e Estácio de Sá fizeram uma expedição ao Pantanal na última semana (9 à 13 de novembro). O Programa “Conheça seu Exército” foi promovido pelo Exército Brasileiro (EB).

O intuito da viagem é que as pessoas compreendam como se dão as funções, operações, trabalho, responsabilidades, deveres, efetivos; dia a dia dos militares; além de conhecer e contemplar a história brasileira.

Foram cinco dias de atividades, sendo elas: o primeiro dia em Campo Grande; o segundo em Aquidauana, Miranda e Corumbá; o terceiro e o quarto em Corumbá e Forte de Coimbra e o quinto ainda na Capital do Pantanal com retorno para Campo Grande.

Em Campo Grande, os acadêmicos visitaram o Comando Militar do Oeste (CMO); a 14ª Companhia da Polícia do Exército (14ª Cia PE) e o 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB).

Em Aquidauna, percorreram o Museu Marechal José Machado Lopes e o 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão (9º BE Cmb). Já em Miranda, fizeram uma curta parada para observar e alimentar jacarés à beira da BR-262.

Em Corumbá, conheceram o Porto da cidade; o Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, Brigada Ricardo Franco (18ª BDA Inf Fron); o Cristo Rei do Pantanal; o Forte Junqueira e o 17º Batalhão de Fronteira, Batalhão Antônio Maria Coelho (17ºB Fron).

Já em Forte de Coimbra, visitaram o Sítio Arqueológico do distrito; a 3ª Companhia de Fronteira de Forte de Coimbra, Companhia Porto Carrero (3ª Cia Fron/F Coimbra); a Gruta Ricardo Franco e a Igreja Nossa Senhora do Carmo – Rainha da Paz. 

“Eu gostei muito da viagem. Foi uma experiência única. Aprendi muito sobre a nossa cultura, sobre como o território é importante. Todos que contribuíram para isso são de suma importância para nossa pátria”, disse Vinícius Reis, acadêmico de Jornalismo da UFMS.

“Fiquei surpreso com a beleza do nosso Pantanal. A Gruta Ricardo Franco é uma coisa surreal, nunca tinha visto algo tão bonito. Foi o que mais me chamou atenção”, acrescenta Vinícius. 

 
 

Felpuda


Comentários ouvidos pela “rádio peão”, em ondas curtas, são de que figurinha só ganharia apoio dos colegas caso pessoa agregada fosse “curtir a aposentadoria” de uma vez por todas. Como seu acordo político acabou naufragando nesta campanha, agora dito-cujo estaria querendo recuar e não ceder o lugar. 

Isso até poderia acontecer, se não fosse a sua, digamos, eminência parda. Afe!