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Animação "Rio" explora pontos turísticos e divulga cidade

Animação "Rio" explora pontos turísticos e divulga cidade

EFE

06/04/2011 - 21h00
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O filme de animação "Rio", uma milionária produção da 20th Century Fox que na próxima sexta-feira (8) estreia em 150 países, levará às telas de cinema de todo o mundo as paisagens cariocas que ganharam fama em cartões-postais e guias de viajantes.

Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, o longa-metragem narra as aventuras de Blu, uma arara-azul que chega ao Rio de Janeiro para conhecer Jade (Jewel na versão original), a última fêmea de sua espécie, com a qual percorre os pontos turísticos da cidade.

A produção, considerada frequentemente uma grande "campanha turística", será exibida em mil salas de cinema do Brasil e seus criadores calculam que cerca de 160 milhões de pessoas de todo o mundo verão as maravilhas paisagísticas do Rio de Janeiro --ainda que em formato de animação.

Em seu desejo de levar ao exterior uma imagem positiva e exótica da cidade, Saldanha reproduziu um esplendoroso e colorido Sambódromo, onde as duas araras chegam até a desfilar em uma escola de samba.

O cineasta, diretor da trilogia "A Era do Gelo", também não esqueceu de outras duas marcas da cidade: o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

Orgulho

"Espero que os espectadores, brasileiros ou não, possam sentir, ao ver o filme, um pouco do orgulho e da paixão que eu sinto por ter nascido aqui", disse Saldanha a um grupo de jornalistas no Rio.

O futebol, com um jogo de grande rivalidade entre Brasil e Argentina, e a praia de Ipanema, lugar de encontro de cariocas e turistas, são outros dois elementos característicos presentes na animação.

Com este longa-metragem, rodado em 3D, o Rio de Janeiro é mostrado em seus clichês para ser projetado no exterior, o que foi na contramão da recomendação de especialistas, que aconselham um afastamento da fórmula samba, futebol e carnaval para diversificar o turismo.

Campanha

Por trás de "Rio" existe uma grande campanha de promoção que incluiu um anúncio do filme na final da Super Bowl, o evento esportivo mais importante dos Estados Unidos que a cada ano atrai uma audiência que supera os 100 milhões de espectadores.

Por essa peça publicitária de 30 segundos, a produtora desembolsou US$ 3 milhões, segundo cálculos da imprensa.

Sob a direção do compositor Sérgio Mendes, o elenco musical do filme conta com Carlinhos Brown, o britânico Taio Cruz e o cantor Will.I.am, do grupo americano Black Eyed Peas.

Para dublar alguns dos personagens, "Rio" também recorreu aos atores Anne Hathaway, Jesse Eisenberg e Jamie Foxx, três nomes conhecidos de Hollywood, que no mês passado vieram ao Rio de Janeiro para apresentar o longa-metragem.

A origem da popularidade de Blu está em uma estratégia da prefeitura do Rio de Janeiro, que financiou parte de uma grande campanha publicitária que incluiu, entre outras ações, a exibição de vários trailers do filme em uma enorme tela que foi instalada na fachada do Copacabana Palace.

Até o prefeito Eduardo Paes contribuiu para o êxito da arara ao indicá-la como "o novo símbolo da cidade".

Segundo cálculos da Riotur, a empresa municipal de turismo, as campanhas promocionais do filme alcançaram um número próximo aos dois bilhões de pessoas no mundo todo, em uma tentativa de projetar uma imagem idílica do Rio de Janeiro, cidade-sede da Copa do Mundo 2014 e sede das Olimpíadas de 2016.

Para o presidente da RioFilme, Sérgio Sá Leitão, o filme "é provavelmente a maior homenagem que Hollywood fez a uma cidade".

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Notas B+: Gabriele Marinho, Miss Alagoas 2024, sonha em trazer coroa inédita para o Nordeste

A Miss frisa a importância de que misses nordestinas tenham mais visibilidade no concurso.

15/09/2024 18h30

Notas B+: Gabriele Marinho, Miss Universo Alagoas 2024, traz coroa inédita para o Nordeste

Notas B+: Gabriele Marinho, Miss Universo Alagoas 2024, traz coroa inédita para o Nordeste Foto: Divulgação

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Gabriele Marinho, Miss Universo Alagoas 2024, retornou ao mundo dos concursos de beleza após um longo hiato com um objetivo claro: conquistar, pela primeira vez, a coroa nacional para o seu estado. A modelo e estudante de Direito destaca que sua participação tem um significado especial, não apenas para ela, mas para toda a região Nordeste.

“Voltei ao mundo Miss com o desejo de fazer história, de mostrar que Alagoas tem potencial para conquistar o título nacional. Meu objetivo é, acima de tudo, honrar meu estado e trazer essa vitória para o Nordeste”, afirma Gabriele.

A Miss Universo Alagoas frisa a importância de que misses nordestinas tenham mais visibilidade no concurso, destacando que, em mais de 70 anos de competição, a região Nordeste conquistou apenas 10 títulos nacionais.

"É triste ver que, mesmo após tanto tempo, as pessoas ainda olham para o Nordeste com os mesmos olhos do início dos concursos. Há um estereótipo que ainda persiste, como se nossa região não fosse uma potência de misses, o que é completamente equivocado", critica Gabriele.

Ela também salienta que, apesar dos desafios, tem recebido um grande apoio ao longo de sua jornada. “Estou muito feliz com o carinho e o incentivo que as pessoas estão me dando. Isso me fortalece para continuar lutando pelos meus objetivos e para quebrar esses estigmas”, conclui Gabriele, reforçando sua determinação para representar Alagoas e o Nordeste no Miss Brasil.

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Moda B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da beleza

Profissionais da moda e da beleza falam sobre a carreira do estilista alemão que comemorariam 91 anos

15/09/2024 16h00

Moda B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da beleza

Moda B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da beleza Foto: Divulgação

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10 de setembro de 1933, há 91 anos, nascia Karl Otto Lagerfeld, em Hamburgo na Alemanha – segunda maior cidade do país – o conhecido ícone da moda veio de uma família bem-sucedida, e ao terminar o ensino secundário partiu para Paris, onde se formou em desenho e história – mal sabia, mas sua jornada fashionista estava iniciando.  

Nos anos 50, já em Paris, ganhou o concurso da Secretaria Internacional da Lã pelo desenho de um casaco, que foi então produzido pela renomada casa francesa Pierre Balmain.

A partir daí foi convidado pelo próprio Balmain a ser seu assistente e entrou numa espiral de grande expressão, trabalhando como diretor de estilo ou freelancer em várias etiquetas internacionais, como Jean Patou, Chloe, Charles Jourdan e Valentino. Em 1965 se torna diretor de criação da empresa de peles italiana Fendi, e em 1983 assina com a Chanel, mantendo ambos os contratos até o fim da vida. 

“Acredito que por ser muito conhecido e assediado, não só no universo da moda, mas mundialmente, Karl usava desse artifício de um criador sisudo para se preservar. Uma tarefa nada fácil para um homem de quase 1,80m com cabelos totalmente brancos, compridos, amarrados num rabo de cavalo, e vestido de maneira extravagante. Mas na intimidade da Maison Chanel, seu escritório e ateliê de trabalho desde 1983, o estilista zanzava à vontade sem flashes, dando ordens para a equipe em francês, inglês e, quando ficava agitado demais, em alemão – o que dificultava enormemente o entendimento da instrução”, comenta Laura Wie, especialista em História da Moda.

Com o passar dos anos, o universo da moda estava ficando pequeno para o estilista, chegava o momento de expandir, foi então que em 2018, Karl Lagerfeld se uniu com a marca de beleza australiana ModelCo e lançou uma linha exclusiva de maquiagem com mais de 50 produtos, incluindo duas paletas de sombras inspirada em Choupette, sua gata de estimação. Em 2019, mesmo ano de sua morte, Lagerfeld permanecia vivo perante as marcas, foi então que a L’Oréal lança sua collab com o estilista – a linha de maquiagem intitulada “Karl”.

"Essa linha de maquiagem reflete verdadeiramente o universo da marca Karl Lagerfeld e o que ele amava na maquiagem, ele costumava usar sombras como cores em seus esboços", comentou na ocasião Caroline Lebar, chefe de imagem e comunicação da Maison Karl Lagerfeld.

Moda B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da belezaModa B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da beleza - Divulgação

“Karl Lagerfeld é sinônimo de inovação, sem perder as características de sua história. Não tem como a moda ficar separada do universo da maquiagem – ambas caminham juntas. A maquiagem sempre acaba sendo uma extensão do que será ou foi tendência no mercado fashion, e as inserções de Karl no mundo da maquiagem sempre foram precisas, e claro, inovadoras”, frisa o make-up designer Anderson Bueno. 

Anos antes de sua morte, o estilista alemão já havia assinado uma linha de maquiagem e esmalte com a marca Sephora e como já usava por muitos anos os produtos da marca Shu Uemura, também decidiu firmar uma parceria com a empresa japonesa.

Conhecido por seu visual All Black, luvas, cabelos compridos e amarrados com um laço preto, Karl Lagerfeld deixou sua marca registrada no cenário da moda mundial com seu estilo único – “sem dúvida alguma o visagismo ou visual de uma pessoa pode transmitir diversas mensagens, no caso de Lagerfeld, eu entendo mais como uma forma reservada e tímida, do que uma forma extravagante, muitas vezes ele passava essa imagem de forma aristocrata”, pontua Anderson Bueno.

Assim que foi contratado para ser o diretor de criação da Chanel doze anos depois da morte de Gabrielle Chanel em 1971, Lagerfeld soube que precisava mudar para manter a grife a mesma: uma marca relevante, funcional, feita para uma mulher independente e de atitude.

Se a Chanel revolucionou o guarda-roupa feminino no início do século XX criando peças confortáveis, com modelagens simples e inspiradas no vestuário masculino, além de abarcar o segmento de lazer/esportes que crescia na sociedade francesa, o visionário alemão chegou décadas depois para dar continuidade ao apelo glamuroso e moderno da marca, adaptando o então refinamento atingido por Gabrielle para uma visão descolada de grandes clássicos. E fez isso com enorme genialidade, apresentando a cada coleção releituras e ressignificações de um conceito solidificado há mais de um século.

Moda B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da belezaModa B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da beleza - Divulgação

“Em sua habilidade artística e trânsito aberto em tantas áreas como a ilustração, a fotografia, a literatura e o design de interiores, não fica difícil entender a facilidade com que ele inventava moda. Sempre atento aos novos rumos e tendências de um setor que, com Karl, se tornou ainda mais especial e requintado. A moda atual decididamente não seria a mesma sem as contribuições do artista que soube captar a síntese do estilo Chanel e jogá-la para o mundo”, complementa Laura Wie.

Ao assumir o cargo de diretor criativo da Maison Chanel na década de 1980, o destino de Karl Lagerfeld já estava traçado, tanto no ramo da beleza, quanto no mercado fashion – já previa Gabrielle Chanel em uma de suas famosas frases: "se você está triste, se está decepcionada com o amor, maquie-se, faça um tratamento de beleza, passe batom e ataque” – e ela sempre esteve certa. “Eu sempre vejo a maquiagem de mãos dadas com a moda. Graças à ousadia de Chanel, em 1920, as mulheres passaram a cortar seus cabelos curtinhos – isso é atitude, isso é revolucionário”, finaliza Anderson Bueno. 

Karl Lagerfeld foi um verdadeiro gênio criativo, cuja postura aberta ao espírito do seu tempo e a disponibilidade para empreender em conceitos variados (e mesmo contraditórios), tornou o estilista um dos primeiros da indústria da moda moderna a circular com tanta naturalidade e autoridade por diversos estilos, áreas e segmentos, ultrapassando as fronteiras “do vestir” para se tornar um dos maiores nomes da história da criação. 

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