Correio B
NOVO ESPAÇO

Histórica esquina cultural é revivida com novo nome na inauguração do Aporé

Na noite de abertura oficial, até às 20h convidados poderão aproveitar promoção "double de caipirinha"

Leo Ribeiro

06/08/2022 13:40

 

Várias pessoas, com suas artes e empreendimentos passaram pela esquina, localizada bairro Amambaí, que transformou o ponto onde, hoje (06), às 17h30, será inaugurado o Aporé Espaço Cultural. 

Com uma identidade que valoriza a regionalidade do cerrado pantaneiro, o encontro das ruas Aporé com Paissandú servirá como espaço para que as pessoas frequentem, sintam  o acolhimento e também conectadas umas com as outras. 

"A gente quis trazer isso pra nossa identidade. Muito dessa coisa da proximidade, das relações, conexões, das pessoas virem aqui, sentar, tomar uma cerveja com a gente, ouvir música... e de dar espaço para as pessoas que estão criando aqui na cidade se sentirem abrigadas", explica Alessandra Mathias, sócia-proprietária do local. 

Como bem destaca o espaço cultural em suas publicações, a apropriação do nome que batiza o local e a rua casa com a ideia de valorização ancestral.  

"A gente quer mesmo se desvincular, porque é outra coisa, outro rolê, outras propostas. Claro que foram espaços voltados com intuito de contribuição cultural, mas a gente tá buscando dar o nosso nome também, né?", comenta Alessandra.  

De origem Tupi-guarani, ela aproveita e aponta o significado e à expressão que "Aporé" remete, significando "rio que enche, rio do índio, rio que atravessa, rio do peixe". 

"E todos eles falam de rio. Então a gente ficou pensando a origem desse nome. Do que pode ter passado por aqui antes, estamos falando do bairro mais antigo da cidade. A gente quer trazer toda essa carga histórica, de que é um espaço que vem sendo ocupado por artistas há anos que, agora, a gente quer dar uma nova roupagem", afirma ela. 

Atrações

Nessa noite de inauguração oficial, até às 20h os convidados poderão aproveitar a promoção "double de caipirinha". Além disso, estão programadas diversas atrações para os convidados. 

Haverá pocket show, de psicodelia brasileira e samba rock, com Sal dos Santos, além de um set que vai do do indie ao carimbó com Amarelo Drama DJ. 

Além disso, no espaço hoje funcionará uma "Ferinha de economia criativa", com produtores locais, exposições e performances surpresas.