Menu
Fique conectado conosco nas redes sociais!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos Fale Conosco

Acessiblidade

A+ A-
Correio do Estado

A S S I N E

ENTRAR
Últimas Notícias Cidades Política Economia Esportes Correio B Opinião Classificados

Correio B

NOVO PAR

A+ A-

Após terminar com Bruno de Luca, Miss Brasil aparece com Cielo

Após terminar com Bruno de Luca, Miss Brasil aparece com Cielo

TERRA

31/12/2011 - 00h00
Nos siga no
O Correio do Estado no Google News
Compartilhar
Facebook
Linkedin
Twitter
Whatsapp
Continue lendo...

Na quinta-feira (29), diversos famosos passaram pela Praia Café de La Musique, em Jurerê Internacional, Santa Catarina. O casal que mais chamou atenção foi Priscila Machado e o nadador César Cielo. Os dois estão juntos há menos de um mês, desde o término do namoro da Miss com o apresentador Bruno de Luca.

Quem também marcou presença na balada foi Rico Mansur e a modelo Cíntia Dicker, além da top Alessandra Ambrósio, que acaba de anunciar a gravidez de seu segundo filho, mas pediu para não ser fotografada. O ator de Hollywood Jeremy Piven também está de férias na região.

audiovisual

Documentário com onças, filmado em Miranda, estreia em plataforma de streaming

Com a história real de três gerações de uma família de onças-pintadas, documentário rodado em Miranda chega aos cinemas nesta quinta-feira e estreia no Globoplay no dia 6 de dezembro; narração em primeira pessoa é de Alanis Guillen, a Juma de "Pantanal"

27/11/2023 10h00

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Continue Lendo...

Nesta quarta-feira, será celebrado o Dia Nacional da Onça-Pintada, e na quinta-feira chega aos cinemas o documentário "Diário de Uma Onça", com direção de Joe Stevens, Fábio Nascimento e Mario Haberfeld.

A produção teve grande parte das filmagens realizada no Pantanal sul-mato-grossense, em Miranda, na reserva ecológica Caiman.

O longa-metragem da Wildlife Conservation Produções (WCP) narra a jornada verídica de três onças-pintadas por meio da perspectiva do que seria o relato em primeira pessoa de um dos animais em foco.

Intérprete da personagem Juma no remake da novela "Pantanal" (Globo), a atriz Alanis Guillen assume a narração do documentário e dá voz a Leventina, uma jovem onça-pintada que precisa se proteger de predadores e da ameaça humana.

Os produtores garantem que, exceto pela presença da atriz em voice-over, tudo no filme é real. A ser lançado pela Boulevard Filmes no circuito brasileiro, o projeto é uma coprodução com Ventre Studio e Globoplay, com previsão de estreia na plataforma no dia 6 de dezembro.

A Onçafari criada em 2011 para atuar em prol da conservação da biodiversidade nos biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado e Pantanal, com ênfase em onças-pintadas, onças-pardas, lobos-guarás e antas conseguiu, pela primeira vez na história, segundo o documentário, reintroduzir com sucesso o grande felino na natureza.

É por meio do trabalho dos biólogos dessa associação que o filme relata uma relação possível e harmoniosa entre onça e homem.

Neta de Fera, a primeira onça resgatada e reintroduzida com sucesso em habitat natural no mundo, e filha de Ferinha, onça que é um marco na continuidade de sua espécie, Leventina vive em um território ameaçado pela mão do homem diante do progresso e das alterações climáticas.

"NUNCA TINHA NARRADO"

"Eu nunca tinha narrado nada, então fiquei muito empolgada e me perguntando como seria isso, qual voz eu daria para essa onça, se seria a voz da Alanis, de uma nova onça ou a da Juma. Então fomos encontrando a voz que pudesse contemplar a Leventina em cada momento da narrativa; os seus momentos de fúria, dificuldade, alegria, etc. Foram dias muito divertidos, e sempre vai ser emocionante para mim trazer a história de uma onça e estar nesse cenário do Pantanal. Foi um desafio incrível", conta Alanis Guillen.

"Esse projeto traz o educativo e a informação em uma perspectiva profunda e empática, que gera a aproximação do grande público com essa história, essas personagens e essa realidade muitas vezes dura, mas que está acontecendo aqui na nossa frente, mas que nem sempre reparamos", complementa a atriz. O longa contou com mais de 200 horas de material bruto filmado ao longo de três anos.

Para o diretor Joe Stevens, "ser capaz de acompanhar de perto a vida de Leventina e sua família de onças na natureza nos deu uma oportunidade incrível e muito rara de contar sua jornada única e brilhante. Nunca vi uma história como essa. Por meio de centenas de horas de filmagens coletadas ao longo dos anos, surgiu um verdadeiro retrato de como é realmente a vida de uma jovem onça-pintada crescendo no Brasil. E o poder da história reside no fato de que podemos nos identificar com muitas das lutas e desafios que a Leventina enfrenta".

"Dirigir esse filme com Joe e Mario me abriu portas para ver a complexidade e a sofisticação das onças, entender como cada uma delas ali representa uma vitória para o trabalho daqueles que lutam pela sua sobrevivência. Pessoas como o biólogo Edu Fragoso [personagem coadjuvante no filme] colocam suas vidas à disposição desta batalha, entendendo que lutar por essa espécie é também lutar por tantas outras, é proteger biomas e, no fim, lutar por nós mesmos", reflete Fábio Nascimento.

"Somos um estúdio independente, que busca levar histórias brasileiras relevantes para um público local e internacional, e entendemos que o meio ambiente brasileiro é protagonista no debate global. A voz de Leventina nos proporciona algo raro; um olhar original e emocionante sobre uma realidade difícil que precisa ser adereçada", diz Giuliano Cedroni, um dos roteiristas do filme e um dos sócios do Ventre Studio.

"Em virtude do grande número de material, o nosso desafio era desvendar onde estava a história. Esse filme em particular tem duas linguagens que caminham em paralelo: uma linguagem documental mais clássica e uma, digamos, ficcional. Dentro disso, nós fomos visionando e entendendo a curva dramática das nossas personagens e, a partir disso, a Bea materializou a narração da Leventina e ao mesmo tempo fomos construindo a história do Edu. Esse é o grande barato desse filme", conta o montador Pedro Bronz. 

"Para escrever sobre Leventina, precisei me atentar aos detalhes de sua trajetória. Porém, dar voz a ela foi outro desafio e de maior complexidade, pois não queria correr o risco de humanizá-la demais e romper com o seu lado fera. Não foram nas palavras que encontrei sua voz. Foram os sentidos, o gesto, o olhar, sua atenção e, acima de tudo, seu silêncio. Leventina me ensinou sobre as leis da vida diante de uma natureza implacável e, mais do que isso, me ensinou a desbravar e a resistir com coragem", relata a roteirista Bea Monteiro.

TRILHA SONORA

Além da narração em primeira pessoa, que exigiu um trabalho árduo e conjunto entre roteiro, montagem e direção, o documentário conta também com uma trilha sonora completamente autoral, que se junta aos outros elementos do filme para emocionar o telespectador.

"Eu gosto muito do desafio de fazer música para documentários, pois requer um retrato fiel da realidade, ao passo que necessita de um equilíbrio das curvas narrativas e emocionais próprias do cinema", conta Ruben Feffer, que assina a trilha sonora.

"Esse projeto traz algumas questões únicas, como a brasilidade, que eu explorei por meio da viola caipira, interagindo com aspectos tecnológicos, e de uma sonoridade eletrônica. Então, foi desse encontro entre a música raiz brasileira, a música orquestral mais convencional e alguns elementos da música pop que nasceu a trilha dessa verdadeira 'epopeia da natureza'", exalta Ruben Feffer.

Ao lado de Feffer, compositor da trilha, estiveram seu parceiro Vitor Zafer, responsável pela execução junto do produtor assistente Rodrigo Custódio, "que ainda compôs e interpretou a belíssima canção original que segue as cartelas de créditos finais", e a equipe da Ultrassom

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Por Ester Figueiredo ([email protected])

27/11/2023 00h05

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

MARIO QUINTANA - ESCRITOR BRASILEIRO

Democracia? É dar a todos o mesmo  ponto de partida. Quanto ao ponto  de chegada, isso depende de cada um”.

Felpuda

Dia desses, o pânico se instalou em secretaria de Estado de MS. Isso porque reportagem  que mostrava como lei está sendo feita chegou  no gabinete de gente graúda de Brasília, que não gostou  nadica de nada de saber como a dita-cuja estava sendo concebida. Resultado: reunião cancelada e ataque velado  a quem publicou a reportagem. Quanto ao teor da matéria,  não houve nenhum desmentido. Há quem diga que a tal  lei pode ter “subido no telhado” com as informações  de bastidores que vieram à tona.  A conferir.

Autor de mais de dois mil textos e com dezenas de livros publicados, o professor emérito de Stanford, na Califórnia, Hans Ulrich Gumbrecht ou Sepp – como gosta de ser chamado – estará hoje em Campo Grande, para proferir palestra em português no auditório da UEMS – Campus Santo Amaro, a partir das 19h. As inscrições para participar da palestra “Vidas das Vozes: A voz como presença, marca e registro” são gratuitas e abertas ao público, podendo ser feitas pelo site uems.br.

Cristina Buainain e seu filho Aristides
9   Ivan PadilhaIvan Padilha

Facilitando

Acertou o presidente do Tribunal de Justiça de MS (TJMS),  Sérgio Martins, ao liberar  o pagamento de emolumentos parcelado no cartão de crédito. Quem precisa arcar com os valores das escrituras normalmente  está descapitalizado por ter usado  suas reservas, seja na aquisição  do imóvel, seja no contexto  de se doar um patrimônio  ou recebê-lo por herança.

Redução

Outro importante aceno  para reduzir o valor final pago pelas escrituras foi a redução  dos porcentuais de contribuição para o Funjecc. Atualmente, a parte destinada ao fundo corresponde a 10% do valor  dos emolumentos. Com a lei  proposta pelo TJMS, a contribuição deve variar entre 1,6% e 6,8%  do valor total das taxas cartorárias.

Aceno

Com a redução do porcentual  ao Funjecc, o TJMS mostra  que fez sua parte. Resta agora  um aceno das instituições  que detêm os outros fundos  que aumentam o custo  das escrituras: Ministério  Público, Defensoria Pública  e Procuradoria do Estado.

Liminar

O caso de suposta agressão  da vereadora Sayuri Baez  ao colega Tonhão,  em Três Lagoas, que resultou  em CPI para analisar pedido  de cassação, foi parar na Justiça. Liminar suspendeu atuação  da comissão processante.

Aniversariantes

Valnélia Pereira dos Santos,

Gabriel Sater, Dra.

Ana Maria Vieira Rizzo,

Arthur Chinzarian,

Fabianna Pires de Rezende Martin,

Juracy Ribeiro Barbato,

Maria de Lourdes Ribeiro de Assunção Teixeira Gomes,

Nilson Roberto Ribeiro Cintra,

Mauro Armoa Gomes,

Fernando José Coli dos Santos,

Aline Macena de Oliveira Banacheski,

Bolivar Yule de Oliveira,

Estela Maria Roos,

Maria de Fátima Almeida Mecenas,

Santiago Cesar Franca Budô,

Rôdney Dias Cordeiro,

Silvio Marães Ferreira,

Rodrigo Miranda Vieira,

Odalsi de Almeida Virgilio,

Leonardo Basmage Pinheiro Machado,

Zilá Correa Machado Hong Koim,

Cláudio Pache Anache,

Rayssa Ferreira Tomikawa,

Angela Maria Battiston,

Wilson Abreu Corrêa,

Belmiro Souza da Silva,

Célio Lacerda dos Santos, Marli Pereira,

Maria do Carmo Martins Teodoro,

Rosely Daher Sabatin,

Jose Manoel Barroso de Oliveira,

Lidio Recalde,

Alex Armoa Teixeira,

Valdenir José dos Santos,

Priscila Faria Milanesi,

Elizabeth Fernandes Gomes da Silva,

Adriana Siqueira Amaral,

Rodolfo Luiz de Oliveira,

Elizena Ribeiro de Souza,

Helena Dias Pereira,

Mirna Estela Tôrres,

Armando Oswaldo Rodrigues,

Dr. Daucyr Pleutin Miranda,

Dr. Osanu Kato,

Wilson Teixeira de Figueiredo,

Diógenes Augusto Ocampo Sanches,

Cecilia Saad Cruz,

Rafael Quevedo de Souza Leão,

Sueli de Fatima Zago Lima,

Alessandra Piano da Silva,

Alexandre Olavo Guimarães,

Loreto Insaurralde Neto,

Nicanor Antônio de Souza,

Ricardo Vasques Moreira,

Arnaldo Ramão Medina,

José Fernandes Zeferino,

Priscila Braz Barros,

José Paulino de Freitas Neto,

Paulo Roberto Canhete Diniz,

Edno Antônio Queiroz,

Franciela Cristina Pezarico,

Dr. Hosne Esgaib,

Odette Youssef Saliba Orro,

Edileuza Pereira de Almeida,

Cristiane Brandão Barbosa,

Olga Doralice Franco Sanabria Lopes,

Lucy Meire Duarte de Moura,

João Samper Del Horno,

Anisio Aparecido Chacom,

Carlos Augusto Lettieri,

Mariana Rey Bais,

Raimundo Nonato Rosa,

Marcelo de Siqueira Borges,

Carlos Alberto Andrino,

Wanessa Espíndola Barbosa,

Nagen Georges Saad, Alexander Gimenez,

Elton Luiz da Silva Lima,

Paulo Osamu Nakamura,

José Gonçalves da Cunha,

Marcelo Gonçalves Mastroyannis,

Elizandra de Queiroz Venâncio,

Claudineia Izabel Gonçalves,

Nayana de Brito Machado,

Dra. Lucienne Borin,

Andréa Cadija Duarte Jafar,

Fabíola Porcaro de Abreu,

Fernanda Flôres Vieira Santana,

Leonardo Adelar Braun,

Roberto Larret Ragazzini,

Carlos Alberto Wassouf, 

Maria Conceição Braga  da Silva,

Lucinéia Aragão Baptista,

Carolina de Souza Boiarenko,

Elza Maria da Silva,

Schirley Odete Maia de Oliveira,

Bruna Oliveira Costa,

Maria das Graças Vieira,

Eliana Glaychimam Coco,

Hereno Borges,

Eurico Clemente Calabrez,

Julio Cesar Alves Pires,

Galbi França Alves,

Hebert Almeida Menezes.

Colaboraram Tatyane Gameiro e Eduardo Miranda.

MAIS LIDAS

1

Quase pronta, Rota Bioceânica terá de superar desafios e provar viabilidade
Os desafios dos 2.396 km

/ 4 dias

Quase pronta, Rota Bioceânica terá de superar desafios e provar viabilidade

2

Cardumes param no pé de usina e pescadores fazem pesca ilegal
piracema

/ 2 dias

Cardumes param no pé de usina e pescadores fazem pesca ilegal

3

Clientes relatam problemas na exibição dos saldos no Bradesco, que fala em regularizar situação
Instabilidade

/ 22 horas

Clientes relatam problemas na exibição dos saldos no Bradesco, que fala em regularizar situação

4

Com salário de até R$ 7 mil, município de MS abre concurso para nível fundamental, médio e superior
CONCURSO PÚBLICO

/ 2 dias

Com salário de até R$ 7 mil, município de MS abre concurso para nível fundamental, médio e superior

5

Salário de fiscais de renda da prefeitura pode subir para cerca de R$ 70 mil
"trem da alegria"

/ 4 dias

Salário de fiscais de renda da prefeitura pode subir para cerca de R$ 70 mil

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

ASSINANTES
Despesas do Governo Federal chega a 19.4% do PIB já em 2023
Exclusivo para Assinantes

/ 12 horas

Despesas do Governo Federal chega a 19.4% do PIB já em 2023
Ford iniciou as vendas da nova Ranger Raptor que tem preço sugerido de R$448.600
NOVIDADES DA SEMANA

/ 3 dias

Ford iniciou as vendas da nova Ranger Raptor que tem preço sugerido de R$448.600
 Para que serve e qual a importância do Mandado de segurança?
DIREITO PREVIDENCIÁRIO

/ 4 dias

Para que serve e qual a importância do Mandado de segurança?
Leandro Provenzano: Venda casada de Seguro Rural
Exclusivo para Assinantes

/ 5 dias

Leandro Provenzano: Venda casada de Seguro Rural

FIQUE CONECTADO CONOSCO NAS REDES SOCIAIS!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos
Fale Conosco
Correio do Estado

Av. Calógeras, 356, Centro

[email protected]

(67) 3323-6090

(67) 9.9922-6705

©2023 CORREIO DO ESTADO. Todos os Direitos Reservados.

Razão social: Correio do Estado LTDA

CNPJ: 03.119.724/0001-47

Layout

dothCom

Plataforma

DOTHNEWS