Menu
Fique conectado conosco nas redes sociais!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos Fale Conosco

Acessiblidade

A+ A-
Correio do Estado

A S S I N E

ENTRAR
Últimas Notícias Cidades Política Economia Esportes Correio B Opinião Classificados

Correio B

gastronomia

A+ A-

Aprenda a fazer a picanha perfeita com Brunão BBQ

Isso mesmo, quem garante é Brunão BBQ; confira o passo a passo de um dos vídeos disponíveis em seu canal no YouTube, em que o mestre do churrasco ensina o caminho das pedras para você ser feliz com uma peça a vácuo de um dos mais cobiçados cortes bovino

Da redação

18/11/2023 - 10h00
Nos siga no
O Correio do Estado no Google News
Compartilhar
Facebook
Linkedin
Twitter
Whatsapp

Continue lendo...

“Beleza? Eu sou o Brunão. Sejam bem-vindos mais uma vez ao canal Paixão pelo Fogo e Pescaria. A receita de hoje é a picanha perfeita. Bora fazer essa picanha comigo, galera? E hoje eu vou fazer uma picanha sensacional para vocês. Primeiro vou tirar ela do vácuo, e a primeira dica do vídeo é deixar ela descansar mais ou menos uns 10 minutinhos, tá? No oxigênio”, inicia o especialista.

Aponta câmera do celular para o código acima para conferir o vídeo da receita

“Depois que a gente leva ela para o fogo, tá bom? Então vou tirar ela do vácuo, gente. Olha o padrão dessa picanha, sensacional. Então vamos para mais uma diquinha: quando a picanha tem um dedo de gordura mais ou menos, a gente faz os pré-cortes nela”.

Torna-se até mais fácil encarar o avental e a brasa assim. De maneira bem descomplicada, cheio de conhecimento e de carisma, Brunão BBQ introduz o assunto já em ação. Com leveza e agilidade, o especialista em carnes vai desmistificando o preparo ponto a ponto.

SELANDO

“Porque hoje eu vou selar ela primeiro, vou deixar ela descansar. E depois é que a gente vai cortar ela em tiras. Essa é a minha forma preferida de fazer a picanha. Por que que a gente faz esses pré-cortes? Para que a caloria, na hora em que a gente for selar, chegue mais próxima da carne. E não fique somente na gordura, beleza? Então bora levar ela para a grelha.

Olha esse barulhinho! Mais um segredo, gente, é nessa parte, tá? Eu selo primeiro o lado da carne, tá? Para baixo. Porém, na hora em que você for selar a gordura, tem que cuidar para a labareda não subir. Então você vai trocando ela de lugar, tá bom?

Agora é só esperar, fazer a reação de minar ela, criar uma crostinha top. Já já vou mostrar para vocês qual é a hora ideal de virar a picanha, tá bom?”. Após alguns poucos minutos, o alerta do comandante: “Gente, o lado da carne já está seladinho. Dá uma olhada nessa cor. Ó, produção! Produção, é essa reação que a gente precisava”. 

E segue Brunão: “E agora vamos colocar a parte da gordura. Lembrando: cuidado que provavelmente vai subir labareda. A gente vai trocando ela de lugar, tá? Quando subir, não pode pegar labareda. Senão ela ‘preteja’ e amarga também a gordura. Tá bom? Então bora. Subiu a labareda, troca de lugar. Não pode deixar labareda pegar nela, tá? Produção, dá um close aqui. Borbulhando a gordurinha. Ó aqui, ó”. Mais um tempinho e: “Galera, olha a cor que ela ficou. É isso que a gente precisava, e agora é só deixar ela descansar. Vamos cortar ela em tiras e finalizar. Vai ficar sensacional”.

O CORTE

Após selar a peça inteira, o craque do churrasco passa a orientação sobre como cortá-la corretamente. “Galerinha, picanha devidamente selada, top demais. Ó como é que é o corte que a gente vai fazer aqui. Vocês estão vendo as fibras dela aqui nesse sentido? Então, a gente faz um corte de mais ou menos um dedo, um dedo e meio. 

Por que eu prefiro assim? É mais fácil caso alguém goste de um pouco mais passado na sua casa, mais fácil de você chegar se for mal passado. Você só vai finalizar com esse lado aqui e já vai servir”.

SUCULÊNCIA

“Brunão, por que esse tempo de descanso que você deu para ela? O que é que acontece? Mais uma dica: quando ela sai da grelha, os líquidos internos da carne ficam todos muito agitados. Então, se você cortar, ela vai soltar muito líquido. O que é o líquido? O líquido é suculência. A gente precisa manter a suculência. Então, a gente espera ela descansar, os líquidos se reorganizam, a gente corta e ela não solta muito líquido”.

FINALIZANDO

“Agora vamos finalizar ela na grelha”. Instantes depois: “Galera, picanha pronta. Olha que bonita que ela está. Vamos dar mais dois minutinhos para ela descansar [tempo de descanso]. Cortou. O salzinho só na finalização. Vocês vão ver como é que vai ficar. O cheiro está sensacional. Gente, picanha selada, finalizada. Dá uma olhada. Que pontinho especial! Sal de parrilla somente na finalização, essa é a picanha perfeita, na minha opinião. Bora experimentar?”. Bora, mestre! E bom apetite para você, leitor!

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta segunda-feira, 11 de dezembro de 2023
DIÁLOGO / 8 horas
Facebook
Twitter
Whatsapp
Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta segunda-feira, 11 de dezembro de 2023
Capa B+: Entrevista exclusiva com a atriz de "Fuzuê" Talita Younan
Correio B+ / 11 horas
Facebook
Twitter
Whatsapp
Capa B+: Entrevista exclusiva com a atriz de "Fuzuê" Talita Younan

Correio B+

Moda B+: Uma das maiores modelos curves do momento é brasileira e sucesso na Europa

A top Ana Bia atesta que padrão de beleza é ser plural em variações de formas, reivindicando as imposições criadas pela indústria da moda a corpos não magros.

10/12/2023 17h32

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Uma das maiores modelos curves do momento é brasileira e sucesso na Europa Foto: Gabriela Bertuzzo

Continue Lendo...

Ana Bia (Rock MGT), de 22 anos, e é natural de São José dos Campos (SP) e uma das maiores modelos curves do momento e um dos principais nomes do casting de diversidade da agência.

A top atesta que padrão de beleza é ser plural em variações de formas, reivindicando as imposições criadas pela indústria da moda a corpos não magros. Defendendo essa pauta, ela tem realizado trabalhos mundo a fora em países como Bélgica, Itália, Suécia, Espanha, Holanda e Reino Unido.

Ana entrou pela antiga "RED", atual Rock Mais, uma divisão da Rock MGT especializada em pessoas que ainda não tem experiência no mercado da Moda. Mas em apenas uma semana, os bookers da agência se interessaram tanto pelo seu perfil que a integraram oficialmente a marca Rock MGT, uma das maiores agências de modelo do país na atualidade.

Com o seu talento sendo reconhecido em ritmo acelerado, a top model já trabalhou para marcas como Tricoteen, Sol de Janeiro, Nike, SmartBag, Koia Brand, Dario Mittman, Estúdio Traça e Amarante do Brasil.

                        Ana Bia é modelo internacional - Foto: Romaine

Mesmo querendo ser dançarina quando criança, ela confessa que ser modelo sempre foi um sonho adormecido, que acreditava não ser possível por não ser magra. "Por conta do meu tamanho, devido à minha altura e ao meu manequim, achava que não tinha espaço no mercado da moda para mim", afirma.

Mas foi na Rock MGT que Ana Bia viu a oportunidade de realizar algo que achava não ser possível: "Entrei para a agência em maio de 2022, sem nenhuma experiência como modelo, apenas como bailarina. Mas, por alguma razão, viram em mim potencial para isso e aqui estou eu".

Em setembro Ana Bia participou da semana de moda de Milão e desfilou para Karoline Vitto/ Dolce&Gabbana. Em 2024 a previsão da top é de novos trabalhos e viagens internacionais.

Ana Bia para a campanha da KOIA Brand - Foto: Linhan

arte regional

Músicos do Pantanal de MS se apresentam com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Apresentação da Orquestra de Câmara do Pantanal será no Parque Madureira, no Rio de Janeirom, e é gratuita

10/12/2023 14h40

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Foto: Redes sociais

Continue Lendo...

Doze jovens da Orquestra de Câmara do Pantanal se apresentam às 17h deste domingo (10) com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), no Parque Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro.

A orquestra do Pantanal faz parte do Programa Vale Música de Corumbá, do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. Também participam do concerto desta tarde estudantes de música do mesmo projeto nas cidades de Belém e Serra (ES).

Na programação, músicas de Bizet, Puccini, Villa-Lobos, entre outros compositores, tendo como solista a soprano Gabriella Pace. A regência será do maestro Renan Cardoso.

O evento é gratuito, com classificação livre, e celebra o encerramento das atividades desenvolvidas entre a OSB e os jovens do Programa Vale Música, que participaram de ações didáticas e artísticas juntos, ao longo deste ano.

A diretora e fundadora do Instituto Moinho Cultural, Márcia Rolón, contou à Agência Brasil que a OSB ministra aulas online e presenciais para os alunos de música da entidade nas três cidades e, no concerto de hoje no Rio, as duas orquestras comemoram a parceria.

“Esse formato [de intercâmbio dos jovens] é muito forte e compacto, no qual a gente já está trabalhando há dois anos”, disse Márcia.

Na Expo 2020, realizada em outubro de 2021, em Dubai, nos Emirados Árabes, os jovens musicistas de diferentes polos do Programa Vale Música tocaram profissionalmente. Alguns dos alunos que se apresentarão no Rio já são profissionais, monitores ou professores do Moinho Cultural. “A gente capacita e eles se tornam colaboradores do Instituto”, salientou a diretora. “Eles mesmos vão recriando o projeto”, completou.

Fronteira

O Instituto Moinho Cultural vai comemorar 20 anos de existência em 2024 com o lançamento de um livro que narra sua trajetória. Márcia Rolón conta que ao longo desse período, o Moinho Cultural sistematizou uma metodologia própria de trabalhar na fronteira com a Bolívia.

“Hoje, tem um projeto sociocultural com uma linha muito forte de educação integral funcionando na fronteira como uma cultura de paz. A gente, na fronteira, trabalha nessa cultura de paz com música, dança, tecnologia e cultura literária, ou cultura de letramento”.

O Moinho Cultural tem dois grandes núcleos artísticos: a Companhia de Dança do Pantanal e a Orquestra de Câmara do Pantanal, além de 450 participantes fronteiriços.

“A gente sistematizou isso e, no ano que vem, vai lançar esse método, com o intuito de conseguir uma franquia social, ou seja, disseminar essa conversa de fronteira”.

O concerto deste domingo e as ações que ocorreram durante o ano fazem parte do Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da Fundação OSB, em atuação desde 2017, que já esteve presente em 30 municípios e impactou diretamente mais de 5,5 mil alunos.

A iniciativa tem como objetivos principais a valorização da cultura local, a transformação social em territórios de vulnerabilidade socioeconômica e a aproximação do público jovem da música de concerto, levando aprimoramento técnico a estudantes de música atendidos por projetos sociais parceiros.

O Instituto Moinho Cultural começou com 180 alunos em corpos artísticos de música e dança e, hoje, contabiliza mais de 100 mil beneficiados, direta e indiretamente.

MAIS LIDAS

1

Confira o roteiro da Caravana de Natal da Coca-cola em Campo Grande
atrações

/ 3 dias

Confira o roteiro da Caravana de Natal da Coca-cola em Campo Grande

2

Por declarações polêmicas, Calypso perde tema de seriado
TAPAS & BEIJOS

/ 10/04/2014

Por declarações polêmicas, Calypso perde tema de seriado

3

Em sábado trágico, dois morrem em acidentes próximo à Capital
DESATENÇÃO

/ 1 dia

Em sábado trágico, dois morrem em acidentes próximo à Capital

4

Campo Grande terá 8 feriadões em 2024; confira e se programe
CALENDÁRIO

/ 18 horas

Campo Grande terá 8 feriadões em 2024; confira e se programe

5

Mulher morre em acidente envolvendo jornalista do Governo de MS
Acidente de trânsito

/ 1 dia

Mulher morre em acidente envolvendo jornalista do Governo de MS

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

ASSINANTES
Você sabe quais os riscos de não planejar a aposentadoria?
DIREITO PREVIDENCIÁRIO

/ 3 dias

Você sabe quais os riscos de não planejar a aposentadoria?
A Rota Bioceânica e sua importância na economia de Mato Grosso do Sul
Exclusivo para assinantes

/ 6 dias

A Rota Bioceânica e sua importância na economia de Mato Grosso do Sul
STJ reconhece falhas em pagamento de PASEP e servidores podem pedir ressarcimento; entenda
Exclusivo para Assinantes

/ 01/12/2023

STJ reconhece falhas em pagamento de PASEP e servidores podem pedir ressarcimento; entenda
Leandro Provenzano: Na Rota da Responsabilidade
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

/ 30/11/2023

Leandro Provenzano: Na Rota da Responsabilidade

FIQUE CONECTADO CONOSCO NAS REDES SOCIAIS!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos
Fale Conosco
Correio do Estado

Av. Calógeras, 356, Centro

[email protected]

(67) 3323-6090

(67) 9.9922-6705

©2023 CORREIO DO ESTADO. Todos os Direitos Reservados.

Razão social: Correio do Estado LTDA

CNPJ: 03.119.724/0001-47

Layout

dothCom

Plataforma

DOTHNEWS