Território autônomo no litoral da Venezuela, Aruba guarda a beleza do Caribe com as facilidades de uma viagem tranquila.
O local foi descoberto em 1499 pelos espanhóis e passou por diversas mãos, desde os holandeses até os britânicos.
Desde 1986, tornou-se um território autônomo, com governo e leis próprios. O holandês é umas das línguas oficiais, assim como o papiamento, um idioma que tem português, holandês e francês como base.
Os pontos altos de Aruba são muitos, desde o mar azul caribenho até o termômetro que permanece o ano inteiro em 28 graus. As chuvas também são escassas, assim como os furacões.
Pequena, a ilha oferece o conforto de diversos hotéis e pode ser conhecida com um carro ou moto alugados. O grande charme para os brasileiros é que o território não exige visto, o que facilita muito a viagem.
HOSPEDAGEM
Aruba tem diversosresorts e hotéis que estão muito próximos da praia. A melhor época para ir ao local é entre abril e agosto, período de baixa temporada e com poucas chances de tempestades.
Há muitos restaurantes americanos, mas com paciência é possível encontrar locais impressionantes e que servem uma culinária mais próxima da cultura local.
PALM BEACH
Praia extensa e ideal para caminhadas, Palm Beach reúne os principais hotéis do território caribenho.
Como Aruba tem um clima familiar, no local há vários espaços para espreguiçadeiras, onde são servidos drinques e outras bebidas.

EAGLE E MANCHEBO
São as praias que ficam antes de Palm Beach. Nesse trecho, os hotéis são mais charmosos e os prédios, mais baixos. As praias são lindas e há vários espaços para fotografias que ficarão para sempre na memória de toda a família.
MALMOK, BOCA CATALINA E ARASHI BEACH
Seguindo em linha reta, Malmok, Boca Catalina e Arashi Beach estão após Palm Beach.
Essas prais guardam a simplicidade do território, com quiosques de sapê e pedras que formam piscinas naturais.
PARQUE NACIONAL ARIKOK
O parque fica em 20% da ilha e tem uma paisagem um pouco diferente, árida amarronzada, com cactos e rochedos. O centro de visitantes tem um pequeno museu e guias que levam pra caminhadas – entrada de US$ 11.

GASTRONOMIA
Assim como todos os cenários paradisíacos do Caribe, Aruba também fornece um menu com muitos pratos de frutos do mar. Porém, há algumas diferenças, entre elas o keshi yena: uma bola de queijo com edam ou gouda que inclui carne temperada, cebola, tomate e pimentão. No local, também há alguns restaurantes com sushi, ceviche e outros pratos comuns pelo mundo.