Correio B

Televisão

A+ A-

Babu Santana, o Jacinto de "Novo Mundo", ganhou notoriedade ao participar do "BBB 20"

O ator aparece com destaque em reprise de novela, que vai ao ar de segunda a sábado

Continue lendo...

O ano de 2020 já foi, sem dúvidas, o mais impactante da carreira de Babu Santana. O ator ganhou notoriedade ao interpretar Tim Maia na cinebiografia do cantor e conquistou, por duas vezes, o Grande Otelo, importante prêmio do cinema brasileiro: como coadjuvante, em “Estômago”, em 2007, e como ator, por “Tim Maia”, oito anos depois. Curiosamente, foi ao aceitar participar da 20ª edição do “Big Brother Brasil” que ele se tornou, de fato, conhecido pelo público. E agora, com a paralisação das gravações de novelas na Globo, tem a chance de rever “Novo Mundo”, na qual viveu o capataz Jacinto. “Foi uma felicidade enorme saber que uma novela tão importante para mim está sendo reexibida em edição especial. É muito bacana toda a trama e eu adorava o fato de ter espadas e ser algo diferente de muitas coisas que eu já tinha feito”, afirma.

Babu lembra que a preparação para interpretar o papel na trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson foi uma das mais intensas que já enfrentou na televisão. Inclusive pela grande quantidade de encontros promovidos entre o elenco. “Tivemos aulas de história, montaria, tudo para conceber um personagem que fosse marcante e verdadeiro”, recorda. Um esforço que, assegura, foi recompensado. “Principalmente pela relevância e necessidade das temáticas abordadas, como o tráfico de escravizados. É especial ver a arte a serviço de temáticas como esta”, analisa.

Na hora de elencar as principais dificuldades que teve de superar, o ator não pestaneja. “Montar a cavalo sempre foi algo que eu achava difícil e sentia, claro, certo medo. As cenas que envolviam isso certamente foram bem desafiadoras. Mas um grande aprendizado e uma oportunidade única”, conta. Mesmo hoje, enquanto a reprise vai ao ar, a repercussão tem sido bem positiva. “Somos carentes de histórias com esse enriquecimento. Vejo que o público recebe uma trama que fala da história do Brasil com bons olhos. É cultura, entretenimento e aprendizado. Isso é muito valioso”, avalia.

Sobre a participação no “Big Brother Brasil”, Babu frisa: tentou passar coisas positivas e nas quais acredita. Como ator, sabia que não estava ali para interpretar um personagem. “Algumas pessoas acharam que eu me vitimizei. E que pena isso. Só relatei fatos que me levaram a querer concorrer ao prêmio, a me expor. Eu sabia do alcance que eu poderia ter com o público no futuro, ganhando o programa ou não”, confessa. E foi exatamente isso o que aconteceu. “O prêmio seria pouco perto da emoção que estou sentindo, por isso eu me sinto muito vitorioso”, garante.

O momento, porém, foi um tanto atípico para colher os frutos da experiência. Então, enquanto o entretenimento ainda vai tendo seu “novo normal” definido, Babu aproveita para investir nos projetos próprios. “Estou me dedicando ao meu canal, que estreou recentemente, além de rascunhar alguns outros projetos que tenho vontade de fazer. Tanto no cenário teatral e da televisão quanto na música”, diz.

Tecnologia

Saiba como o uso excessivo de tela prejudica a saúde e como impor limites

Governo federal inicia trabalhos para elaborar 'Guia para Uso Consciente de Telas por Crianças e Adolescentes' que trará orientações para a sociedade e servirá de base para políticas públicas

18/03/2024 18h01

Psicóloga ressalta a vulnerabilidade das crianças e adolescentes diante das telas. Reprodução

Continue Lendo...

O crescente uso de telas por crianças e adolescentes tem despertado preocupações quanto aos seus impactos na saúde e desenvolvimento. Relatos de comportamentos extremos, como o de uma criança de 12 anos incapaz de realizar atividades básicas devido ao vício em telas, destacam a urgência de impor limites e orientações.

Ao Correio B, a madrasta de um menino de 12 anos, viciado em telas, relata episódios agressivos e o desafio de lidar com esse comportamento. Enquanto isso, a advogada Camila Zanetti adotou medidas para controlar o uso de telas por suas filhas, estabelecendo regras e monitorando o acesso por meio de aplicativos.

"Já está num nível de tratamento psicológico. Meu enteado é extremamente viciado em telas, já quebrou diversos celulares porque um jogo trava, por exemplo. Se deixar ele não come, não vai ao banheiro e não dorme. O uso de telas começou desde quando era bebê. Atualmente, ele acabou de mudar de escola, mas a anterior já reclamava do uso de celular nas aulas", relata a madrasta.

Já a advogada Camila Zanetti, conseguiu remediar o uso excessivo de telas de suas duas filhas em idade escolar, estabelecendo regras como horários e dias específicos para sua utilização. Além disso, instalou em seu celular um aplicativo que monitora o que e quando suas filhas estão acessando o celular.

"Aqui temos horários e combinados bem rígidos e uso o Family Link para controlar. Bloqueio nas horas não combinadas. E o segredo é não abrir exceção, nem quando a gente precisa da ajuda das telas. Então os problemas acabaram. Durante a semana é proibido total e aos fins de semana, 1 hora na sexta à noite e 2 horas no sábado e domingo. Atrapalha demais o humor da criança, então não vale o custo benefício da distração", afirma Camila.

Para ajudar os pais ou responsáveis a administrar o uso de telas, o Correio do Estado realizou uma entrevista com a psicóloga Carlota Philippsen, que ofereceu importantes orientações sobre quando e como procurar ajuda especializada.

"Como qualquer atividade que tenha como característica essa questão de ter uma recompensa imediata, como no caso da tela, ela exige pouco e existe uma hiperestimulação. Isso pode gerar várias questões como isolamento, quadros de ansiedade, a pessoa começa a ter uma baixa capacidade de vivenciar frustrações, a vida dela acaba ficando cada vez mais limitada", alertou a psicóloga.

Philippsen também destacou a importância de estar atento a sinais de alerta, pois existem várias questões em jogo. Até mesmo a pornografia, que é uma questão bem particular.

"Tem os usuários que ficam muito tempo na tela só rolando pra cima e vendo bobeirinhas. Não conseguem ficar sem essa anestesia pro cérebro. É uma atenção que não demanda entendimento. Você não precisa ter um foco muito grande. É só o seu olhar. Geralmente isso pode ser uma questão de ansiedade, uma questão de dificuldade de lidar com os compromissos difíceis. Ou até a dificuldade de construir rotinas saudáveis", pondera a profisisonal.

Por fim, a psicóloga ressaltou ainda a vulnerabilidade das crianças e adolescentes nesse contexto.

"Geralmente crianças e adolescentes acabam sendo mais vulneráveis por conta de fatores biológicos e emocionais. Isso torna as crianças mais propensas a desenvolverem problemas relacionados ao uso de telas."

Essas orientações fornecidas pela psicóloga Carlota Philippsen visam conscientizar os pais e responsáveis sobre os potenciais impactos do uso excessivo de telas, ajudando-os a identificar sinais de problemas e buscar apoio quando necessário.

Guia para uso consciente

O Governo Federal deu início a uma importante iniciativa visando abordar os crescentes desafios relacionados ao uso excessivo de telas por crianças e adolescentes. Com foco na saúde e no desenvolvimento integral dessa parcela da população, o Ministério da Saúde está liderando a elaboração do "Guia para Uso Consciente de Telas e Dispositivos Digitais por Crianças e Adolescentes".

A iniciativa, que conta com representação de sete ministérios e diversos segmentos da sociedade civil, tem como objetivo fornecer orientações práticas e embasar políticas públicas abrangentes para lidar com os riscos associados ao uso inadequado de telas.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho encarregado da elaboração do guia está prevista para ocorrer ainda este mês. Durante esse encontro, serão discutidas estratégias para abordar o tema, incluindo processos de escuta de crianças e adolescentes e o envolvimento de empresas e associações do ramo.

Diante das evidências científicas cada vez mais claras sobre os riscos associados ao uso excessivo de telas, o Governo Federal reafirma seu compromisso em promover um uso consciente e saudável da tecnologia, priorizando o bem-estar e o desenvolvimento das futuras gerações.

"A presença de crianças e adolescentes no mundo digital é uma realidade, mas nem por isso deixa de ser objeto de preocupação. A ideia do guia é que familiares, docentes e responsáveis, além das próprias crianças e adolescentes, tenham mais ferramentas para lidar com os riscos e problemas associados ao uso excessivo ou inadequado de aplicações e produtos digitais, visando a conhecê-los e mitigá-los", explicou João Brant, Secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM-PR).

O lançamento do Guia para Uso Consciente de Telas por Crianças e Adolescentes está previsto até o final de 2024, representando um marco significativo na proteção e promoção da saúde das nossas crianças e adolescentes na era digital.

“O Ministério da Saúde está engajado nesta iniciativa desde o princípio. A etapa da consulta pública foi importante, muitas contribuições foram recebidas e subsidiarão a elaboração do guia”, afirma a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad. “A preocupação com o uso excessivo de telas pelas crianças e o impacto na sua saúde, crescimento e desenvolvimento integral nos leva a priorizar a conscientização de pais, professores e da sociedade para o uso racional e supervisionado das telas por crianças e adolescentes estes na era digital”, completou. 


Assine o Correio do Estado.

Música & cultura

Shows gratuitos embalam a Semana do Artesão na capital sul-mato-grossense

Oito atrações se apresentam de amanhã até domingo no Bioparque Pantanal, na Esplanada Ferroviária e na Morada dos Baís, entre elas a dupla Ana Paula Ferreira & Matheus Violino e o Grupo Tradição

18/03/2024 10h30

DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Com início amanhã, a programação da 16ª Semana do Artesão apresenta uma série de shows gratuitos no Bioparque Pantanal e na Esplanada Ferroviária. São oito atrações regionais que representam um diversificado painel de estilos musicais, do pop rock ao forró, passando pela MPB, pelo pagode e pela música instrumental, além de um repertório dedicado às crianças.

Na abertura da semana, nesta terça-feira, no Bioparque Pantanal, sobe ao palco o Bella Donna Trio, às 15h30min, e na sequência Ana Paula Ferreira & Matheus Violino, às 17h.

O Bella Donna Trio é um grupo formado por cantoras e instrumentistas – Ana Gee, Renata Sena e Livia Canela – que se apresenta em casamentos e outros eventos. As três têm carreiras solo ou participam de outros grupos musicais.

Com a grande aceitação do Bella Donna na cena local, o trio transforma, cada vez mais, o projeto em agenda principal, apresentando um repertório diversificado, que vai da canção brasileira e internacional às trilhas sonoras de sucessos do cinema.

Por sua vez, a dupla formada por Ana Paula (piano) e Matheus (violino) vão apresentar temas instrumentais, do erudito ao popular, e também algumas músicas com performance vocal.

MATU MIRANDA

Nesta quarta-feira é a vez do cantor Matu Miranda, às 19h30min, no Bioparque Pantanal. O cantor está em uma fase nômade, desde o início da pandemia de Covid-19, quando deixou o Ceará, onde morava, para se movimentar e se fixar mais no Rio de Janeiro. Para ele, compor é a maneira como se compreender no mundo.

“É a linguagem que me permite desaguar o que eu sinto dentro da minha existência. Compor é um refúgio, é uma cura também. A canção reúne a imagem, o som, e é muito completa a engenharia da canção nesse sentido, de conseguir traduzir coisas muito profundas e densas e comunicar com tanta gente”, afirma Miranda, que foi um dos destaques, no ano passado, do “The Voice Brasil”.

FLOR DE PEQUI

Nesta quinta-feira, a atração é o grupo Flor de Pequi, às 19h também no Bioparque Pantanal. A banda de Campo Grande traz em seu repertório o tradicional forró pé de serra, o xote, o xaxado e o baião, entre outros ritmos regionais.

Além de difundir o gênero em várias apresentações espalhadas por Mato Grosso do Sul, 
o grupo se prepara para gravar um projeto de músicas autorais.

DIEGUINHO

Nesta sexta-feira, o show será na Esplanada Ferroviária. Na ocasião, quem subirá ao palco é o cantor Dieguinho, às 19h.

O músico nasceu e foi criado na Capital. O pagode e o samba entraram em sua vida aos 12 anos, durante uma roda de amigos. Entre suas maiores referências estão Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Só Pra Contrariar e Molejo.

Vivendo de sua arte, Dieguinho não se separa de seu fiel cavaquinho, que aprendeu 
a tocar lendo revistas, nas apresentações.

ERIKA ESPÍNDOLA

Já neste sábado, durante o Café na Praça, na Morada dos Baís, a apresentação musical será performada por Erika Espíndola, às 10h.

Erika Espíndola começou sua carreira, em maio de 2011, com a banda Mr. Willie Blues Band. Em seguida, montou a banda Black Tie (posteriormente Black Di Boá), da qual foi vocalista por cinco anos.

Ainda no primeiro ano de apresentações na cidade, a cantora foi indicada na categoria Melhor Vocalista do prêmio Rock do Mato, blog do portal da MTV, e obteve o segundo lugar.

GRUPO TRADIÇÃO

Na Morada dos Baís, às 19h deste sábado, é a vez do Grupo Tradição. A banda iniciou suas atividades na Capital, em 1995, e lançou seu primeiro CD – “Tradição” (1997).

Conhecido por misturar estilos em sua busca por novidades no cenário musical brasileiro, o grupo garante que sua raiz sertaneja está intacta. Com suas duas sanfonas, violão, baixo, bateria e um vocal aprimorado, os integrantes conseguem mostrar o valor e a alegria da música brasileira, viajando de norte 
a sul e de leste a oeste para valorizar todas as culturas do País.

BATUCANDO HISTÓRIAS

Para fechar a programação de shows da Semana do Artesão 2024, neste domingo, uma atração que promete animar a garotada e toda a família na Esplanada Ferroviária, às 17h: 
o grupo Batucando Histórias.

“Desde 2017, a gente iniciou nossa trajetória com música, contação de histórias e brincadeiras musicais. A gente vem trazendo essa bagagem com muita música dentro da nossa história, e está sendo muito satisfatório”, afirma Wancleya Arce, integrante do grupo. 
(Continua na página B4).

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).