Correio B

Correio B+

Capa B+: Entrevista exclusiva com o músico e ator Gabriel Sater indicado ao Grammy Latino 2024

"O Grammy são anos de trabalho. Ser indicado duas vezes consecutivas, foi ainda mais emocionante. O álbum 'Faróis do Sertão' merecia muito!"

Continue lendo...

Gabriel Sater é um artista bastante conhecido por aqui no Correio do Estado, especialmente no Correio B+, aliás em todo o mundo. Seu talento e generosidade são indiscutíveis para todos que o conhecem.

Gabriel é cantor, compositor, instrumentista, produtor musical e ator. Todos sabem que ele é filho do grande violeiro Almir Sater, de quem Gabriel herdou não só o sobrenome, mas o talento do pai.

O premiado artista usa como inspiração a convivência desde a infância com a família absolutamente musical e com nomes como Renato Teixeira, Sergio Reis, Família Espíndola, Paulo Simões, Guilherme Rondon e Dino Rocha.

Nesta semana no B+, Gabriel conversou com a gente sobre a seu novo álbum “Faróis do Sertão”, indicado ao GRAMMY Latino 2024. Melhor Álbum de Música Raízes em Língua Portuguesa.  

"O álbum é fruto de um trabalho em conjunto com Paula Cunha, João Gaspar...
Foi algo que nasceu após o meu penúltimo álbum, o 'Erva Doce', que foi muito importante na minha carreira, sendo o meu primeiro álbum a ser indicado ao Grammy Latino. A gente amou fazer, e quis realizar algo diferente, porém, que trouxesse essa energia pós 'Pantanal', após uma série de shows que eu vinha fazendo desde a minha saída da novela, por volta da metade de 2022. Dois anos depois, durante esse tempo de estrada, de retomada dos shows, eu conversei com o Gaspar que eu queria continuar com essa leva de produção e lançar, single a single, e mais um álbum. Nós já tínhamos algumas gravações de músicas guardadas pra ele, e muitas pessoas pediram 'Cavalo Preto', por exemplo, que não tinha entrado no 'Erva Doce'”, relembra Gabriel.

Em 22 de março de 2024, nasceu o álbum, “FARÓIS DO SERTÃO”, a data escolhida foi em homenagem ao “Dia da Água”. Um CD com doze faixas. Nove temas autorais (sendo um tema instrumental) e 03 releituras de clássicos da música brasileira como “Você Vai Gostar” (a famosa “Casinha Branca” de Elpídio dos Santos), “Amanheceu Peguei a Viola” (de Renato Teixeira) e “Cavalo Preto” (de Anacleto Rosas Jr.), uma das músicas de maior sucesso no remake da novela Pantanal (TV Globo/2022), que Gabriel fez parte.

O músico e ator Gabriel Sater é Capa exclusiva do Correio B+ desta semana - Foto: Tadeu Bara - Diagramação: Denis Felipe e Denise Neves

O projeto traz participações especiais de lendas da música brasileira como Renato Teixeira, Luiz Carlos Sá (da icônica dupla Sá & Guarabyra), Sérgio Reis e da multi talentosa Lucy Alves. O álbum passeia entre músicas do cancioneiro popular brasileiro a composições mais modernas (compostas com poetas da nova geração brasileira) que apresentam toda versatilidade e qualidade musical de Gabriel Sater que assina com João Gaspar a produção musical e arranjos das gravações. Os ritmos e estilos passeiam pelo Folk, Rock, MPB, Latino-americano, Caipira e Sertanejo Raiz.

“Queríamos fazer um álbum que tivesse mais banda, diferentemente do 'Erva Doce' que é mais calmo e minimalista. Fomos aos poucos, nos shows, gravando esse álbum que traz a participação especial de Renato Teixeira, uma nova versão de 'Quando For A Hora'. Ele é um álbum brasileiro, de Brasil profundo. Tem uma música guardada com a Lucy Alves há muitos anos e que quando ouvimos ela no estúdio, a Lucy chegou a se emocionar. Isso mostra que o nosso caminho estava certo. Em 'Faróis do Sertão', fizemos nessa leva da música 'Quatro Fases da Lua', durante as férias que eu e Gaspar fomos para Minas Gerais em um final de ano no interior, fomos para um hotel no meio do mato que mal tinha sinal de celular, com um céu maravilhoso, e lá, compusemos essa melodia. Depois, veio a 'Quatro Fases da Lua'. Está tudo interligado. E a felicidade desse álbum está relacionada a essas participações especiais que eu citei, tem um single que eu fiz com o Daniel Rondon também. Tem outra que guardamos para gravar com o Sérgio Reis, por conta do timbre de voz dele que tem tudo a ver com a música. Tudo traz uma atmosfera antiga de fronteira com músicas que representam muitos simbolismos pra mim”, relata o músico.

                  Gabriel ao lado do pai Almir Sater - Reprodução Instagram

O novo e 6º álbum da carreira musical de Gabriel Sater intitulado, “FARÓIS DO SERTÃO”, vai concorrer ao GRAMMY Latino 2024 que acontecerá em 14 de novembro em Miami na Flórida. É a 2ª indicação consecutiva do artista ao prêmio, já que em 2023 seu álbum “ERVA DOCE” foi indicado na mesma categoria.

Vencedor do 'Prêmio da Música Brasileira' no ano passado como Melhor Intérprete Canção Popular - Reprodução Internet

"Quando eu recebi a notícia da indicação do Grammy comecei a pular, gritar, chorar... Na primeira vez, eu também não sabia. Dessa vez, foi muito parecido. A gente não se acostuma nunca. Para gravar um vídeo, você imagina só, você faz as músicas, no meu caso, é tudo artesanal, então, eu faço as músicas, os arranjos... O Grammy, são anos de trabalho para você chegar na finalização de um álbum inteiro. Quando você se inscreve no Grammy, é uma seleção super difícil. Então, ao ser indicado duas vezes consecutivas, a emoção foi uma maior do que a outra, porque eu me emocionei da mesma maneira, mas eu sabia que um dia iria sair a indicação”, se emociona Gabriel que completa:  

“Na madrugada, eu já acordei ansioso e pensando: 'Eu sinto que esse álbum merecia'. Pela qualidade dele, modéstia parte falando. Então, ao ter essa resposta positiva do 'Faróis do Sertão', foi realmente emocionante. Hoje em dia, eu vivo intensamente só para os meus projetos e acabei não abrindo as minhas produções para outros trabalhos. O que eu quero dizer é que, além de tudo, se eu não tiver o fogo de querer muito fazer um projeto, eu nem faço. O João Gaspar, que é meu coprodutor e assina comigo a produção do 'Faróis do Sertão', tem outros projetos, mas, eu, em paralelo estou focado apenas nos meus trabalhos. E não é querer ser egocêntrico, se trata apenas do sonho de cada um. Quando chegamos nessa indicação, foi tanta lágrima que dava para encher um rio (risos)."

Gabriel ao lado do maestro João Carlos Martins - Reprodução Instagram 

Para a grande revelação do remake da novela Pantanal, sucesso de crítica e público, que também refletiu em uma grande parceria com o famoso e aclamado maestro João Carlos Martins, Gabriel também realizou shows ao lado dele e já já o sonho de estar ao lado dele vai trazer novos caminhos e mais projetos com um dos maiores maestros do país. “Foi a realização de um sonho, e logo logo vocês vão saber de mais novidades para 2025 com essa grande pessoa e profissional que eu tenho a honra de estar junto”, expõem o eterno Xeréu Trindade.

Sobre a expectativa do Grammy Latino 2024 Gabriel não esconde a ansiedade e a felicidade de estar lá novamente após tanto trabalho e dedicação ao lado de sua equipe. "Eu sonho em ganhar, claro! Mas ser indicado, já é uma vitória, porque ao fazer um álbum no futuro, você já tem esse respaldo. Ganhei o 'Prêmio da Música Brasileira' no ano passado como Melhor Intérprete Canção Popular, que foi outro sonho também. Uma premiação tão séria, de credibilidade e visibilidade em todo o mundo. Esses prêmios são todos sempre muito importantes. É muita emoção.", finaliza Gabriel.

AGENDA CULTURAL

Ziriguidum, Ziraldo e Cazuza

Samba, pop e DJ em feira de economia criativa, peça com personagens de cartunista e tributo a roqueiro carioca e a Cássia Eller são destaques; curtas-metragens de MS no Transcine e estreia de anime baseado em "O Senhor dos Anéis" também são destaques

06/12/2024 10h00

Feira Ziriguidum é uma das atrações deste final de semana em Campo Grande

Feira Ziriguidum é uma das atrações deste final de semana em Campo Grande Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Sim, vai ter samba amanhã na 16ª Ziriguidum Feira Cultural e de Economia Criativa. Mas também vai ter chorinho, DJ e pop autoral no evento, que volta a ocupar a Praça do Preto Velho, das 16h às 22h, na “Edição Especial Samba” deste sábado. 

Tudo de graça, com muita arte, gastronomia e belas lições de empreendedorismo. As atrações musicais serão o grupo Sambacaos e seus convidados, a cantora Isa Ramos (samba), o DJ Magão, o grupo Som que Chora (choro) e a cantora Berbella Mortis.

A Ziriguidum vai apresentar ainda a exposição “Coletiva Dorcelina Folador”, com trabalhos expostos e realização de pinturas, e um desfile que vai mostrar ao público as peças produzidas durante o Programa Envolva-se 2024, uma iniciativa do projeto Sesc Mais. São bolsas, saias, chapéus, quimonos e outros itens confeccionados com a técnica de upcycling a partir de roupas e acessórios de jeans usados.

Além do desfile, a plateia poderá conferir, ao vivo, o relato cheio de carisma das costureiras sobre a experiência com esse trabalho e suas histórias de luta e de superação. Todos os itens estarão à venda, e o melhor: a renda vai integralmente para elas. 

A Ziriguidum tem como mestre de cerimônia a apresentadora Romilda Pizani. A Praça do Preto Velho se localiza no encontro das avenidas Fábio Zahran e Salgado Filho. Programão!

CÁSSIA E CAZUZA

Na Cervejaria Canalhas (Rua Oceano Atlântico, nº 99, Chácara Cachoeira), a noite de hoje é dedicada a dois ícones do rock brasileiro – e da MPB. Dividindo o palco, Bortoti e Beca Rodrigues vão apresentar o show “Exagerados”. O repertório é formado por canções de Cazuza (1958-1990), que fez sucesso à frente do grupo Barão Vermelho antes de seguir em carreira solo, e de Cássia Eller (1962-2001), talvez a melhor voz de todos os tempos do rock nacional.

Os ingressos estão à venda por R$ 20 (+ R$ 2,50) pela plataforma Sympla, e a cervejaria abre às 18h. O show começa “lá pelas oito”, segundo a produção do evento. 

“Bete Balanço”, “Blues da Piedade”, “Ideologia”, consagradas na voz de Cazuza, que também compunha suas próprias letras, e “Malandragem”, de Cazuza e Frejat, “O Segundo Sol”, de Nando Reis, e “Palavras ao Vento”, de Moraes Moreira e Marisa Monte, consagradas na voz de Cássia, são alguns dos clássicos que vão ganhar releitura nas vozes de Beca e Bortoti.

ZIRALDO

“O Menino Maluquinho” (1990), “Flicts” (1969) e “O Menino Marrom” (1986), as três histórias mais famosas do cartunista, escritor e dramaturgo Ziraldo (1932-2024), aparecem juntas, no palco, a partir da releitura do Grupo Bota Fulô (SP), no espetáculo “Ziraldo e suas Histórias”. 

A montagem da trupe paulista pode ser conferida neste sábado, às 16h, no Sesc Teatro Prosa. Os ingressos são gratuitos pelo Sympla ou no local, instantes antes da apresentação, desde que haja desistência. 

Confira a sinopse: “Nesta peça divertida, voltada ao público infantil e família, os mambembes palhaços Xepa e Bonsai contam – de forma lúdica e engraçada – as três histórias mais famosas escritas pelo autor Ziraldo: ‘O Menino Maluquinho’, ‘Flicts’ e ‘O Menino Marrom’”. 

Em cena, os artistas apresentam uma releitura dessas obras e convidam o público para exercer a imaginação, transformando objetos comuns em elementos marcantes das histórias do autor. Classificação indicativa livre. Endereço: Rua Anhanduí, nº 200. Mais informações: (67) 3311-4300 ou (67) 3311-4417 (WhatsApp).

TRANSCINE

O projeto Vizinhança na Praça, do coletivo Transcine – Cinema em Trânsito, chega à sua reta final com a exibição de filmes na Praça do Jardim Carioca, amanhã, a partir das 19h. A entrada é franca. 

Na programação, quatro produções sul-mato-grossenses: “Fujona – Em Busca da Liberdade” (documentário), de Lu Bigatão; “Campo Grande das Araras” (documentário), de Rosiney Bigattão e Lu Bigatão; “Retrato do Artista Quando Coisa” (experimental), de Filipi Silveira e Larissa Neves; e “Delongas” (experimental), de Tania Sozza.

A escolha do Jardim Carioca, um bairro periférico de Campo Grande, foi estratégica, como explica Mariana Senna, produtora e uma das fundadoras do coletivo.

“Escolhemos o Jardim Carioca porque é uma comunidade que sente essa necessidade de acesso à arte e à cultura, especialmente pela distância do Centro. Quando conversamos com lideranças do bairro, percebemos esse interesse em participar do projeto, que leva arte, cultura e entretenimento às famílias”, afirma.

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto já passou por cinco cidades: Terenos (26/10), Jaraguari (2/11), Nova Alvorada do Sul (9/11), Rochedo (15/11), Ribas do Rio Pardo (23/11) e Sidrolândia (30/11). As sessões contam com intérprete de Libras e pipoca gratuita para os espectadores.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Os recentes escândalos que começam a resvalar ali, lá, acolá e alhures têm... Leia na coluna de hoje

Por Ester Gameiro ([email protected]) - Felpuda

06/12/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Marina Colasanti - escritora brasileira

Para dizer certas coisas 
são precisas palavras outras, 
novas palavras, nunca ditas antes”.

FELPUDA

Os recentes escândalos que começam a resvalar ali, lá, acolá e alhures têm deixado muita, mas muita gente mesmo temerosa que só, tal qual coruja que se camufla, mas fica com os olhos bem abertos. Afinal, comenta-se que o novelo que vem sendo desenrolado ainda tem muita linha. E não falta quem afirme que, a continuar assim, poderá chegar até aqueles que, digamos assim, 
“estão acima de qualquer suspeita”. Dizem, apenas dizem...

Diálogo

Crueldade

Bagagem com 386 tartaruguinhas de casco mole chinesas foi interceptada pelo Sistema de Vigilância Agropecuária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Elas estavam agonizando por conta do transporte em condições indevidas. 

Mais

O Ministério da Agricultura e Pecuária proíbe animais silvestres de ingressar no Brasil sem as devidas autorizações e certificações zoossanitárias. Os animais foram apreendidos e multa de R$ 72 mil foi aplicada pelo órgão. O responsável pelo transporte foi liberado.

DiálogoLia Maksoud e Lenita Maksoud Piccolo

 

DiálogoNatalia Fusco

De olho

Alguns prefeitos eleitos não tiram os olhos das ações dos atuais administradores, que se encerram dia 31 deste mês, para que não tenham surpresas quando assumirem seus cargos. Há casos em que os futuros gestores estão recorrendo à Justiça para impedir que o “espírito natalino” tome conta de prefeitos e esses comecem a “furar fila’’ do pagamento de fornecedores ou nomeiem parentes e amigos, entre outros, no pacote de bondades.

No bolso 

Membros do Judiciário de todas as esferas, cuja maioria ganha salários e penduricalhos substanciosos e diferentes da realidade da maioria da população, estão preocupados que só com a PEC 45 do governo, que, segundo dizem, traz arrocho para evitar que a economia continue ladeira abaixo. Isso é o que deixa nítida nota assinada pelo presidente do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil.

Pijama

A nota prevê que 40% dos magistrados estão em condições de se aposentar, e, a PEC sendo aprovada, muitos vão buscar imediatamente esse caminho, obrigando a realização de concursos para reposição dos quadros. Pintando quadro pior, o documento afirma que haveria congestionamento na tramitação de processos em todo o País, hoje da ordem de 84 milhões. Se a queixa vai surtir efeito, não se sabe. Mas, à situação cabe o dito popular: “Farinha pouca, meu pirão primeiro...”.

ANIVERSARIANTES

Dra. Lara Cristina Leite Rubio, 
Antônio Ildivan Lima (Castelo),
Celina Merem,
Lázara Odete Baraúna Ferreira Salamene, 
Diego de Oliveira Eloi,
Leonardo de Almeida Carminati, 
João Deoni da Silva, 
João Carlos de Souza,
Marcos Florentino Belliard,
Paola Aparecida Reiko Goya,
Eutimio Nicolino da Costa Leite,
Izolina Cabreira Aristimunho,
Alfredo Marques Neto,
Claudia Paioli,
Jânio Santos Pereira,
Dorivaldo Bandeira Duarte,
Mirela Ustulin Santos, 
Jaime Valler,
Mauricio Negreiros Duncan,
Manoel Marcelino de Araujo Santana,
Celso Maran Júnior, 
Gabrielle Lopes da Costa, 
Dra. Agnes Amalie Zielke Maltzahn, 
Stephanie Sayuri Otsubo Tanaka, 
Dr. Conrado Passos, 
Elyzlaine Soares Monteiro, 
Roberto Murillo Mathias Costa,
Roberta Patricia Correa Ribeiro Rodrigues da Silva,
Sérgio Santo Rigo,
Rui Carlos Reiter,
Lara Francine Cerqueira Martins,
Marcelo Adriany Martins,
Maria Helena Alves Silva,
Ana Cristina de Barros,
Dionizio Melgarejo, 
Osvaldo dos Passos Pereira Junior,
Sonia Santos Coelho,
Cleide Medeiros Rocha,
Cristiane Alves de Souza,
Jesus de Souza Rego,
Paulo Afonso Flôres Falcão,
Luis Henrique da Silva Marques,
Inaye Janille Soares Prado,
Denise de Melo Milanezi Risolia,
Cila Marques Mascarenhas, 
Maria Augusta Quilião,
Janete de Oliveira França,
Jorge Antonio Salomão,
Rosenilda de Oliveira Maidana,
Jurema Nogueira de Matos,
Ney Rodrigues de Almeida Sobrinho,
Antônio Chaves dos Santos,
Vera Maria Adames,
Maria Aparecida Guagliano,
Teresa Fonseca de Almeida,
Cristina Inêz da Silva Moreira,
Marcos Marques Ferreira,
Daniela Rodrigues de Oliveira,
Augusto César da Silva,
Fernando Henrique Teixeira,
Givaldo Augusto dos Santos,
Aracilda Bertoni,
Maria Inêz Lopes,
Carolina da Silva Antero,
Leila Medeiros,
Antônio Noboru Oshiro,
Reginaldo Martinez,
Tércio Pessoa de Souza,
Eva Faustino Barbosa,
Evaldo Russul Vieira,
Cleia de Brito Castilho da Silva,
Humberto Vieira,
Paulo Henrique Ferreira,
Eulina Rodrigues,
William Antunes,
Gilda Maria Silveira,
Pedro Xavier de Souza,
Norberto Pereira Lima,
Roberta Ferreira,
Nádia Teixeira,
Gilmara Moreira,
Márcia Batista,
José Sergio Vitoretti,
Luiz Carlos Ormay,
Aline Felix Ferreira,
Silas José da Silva,
Dircéia de Jesus Maciel Vasconcellos,
Renata Pereira Muller Alves Corrêa, Erika Swami Fernandes,
Clauber José de Souza Neckel, 
José Gregório de Barros,
Nedson Bueno Barbosa,
Fábio Adair Grance Martins,
Maria Caroline Bertol Carloto Vieira,
Nilson da Silva Geraldo,
Edinei Corrêa Martins,
Marly Benites Diniz,
Afifeh Echeverria,
Samara Rahmam Salem,
Ruzymar Campos de Oliveira,
Ari Chaves Rachel,
Aureliano Costa Sobrinho,
Paulina Ishikawa,
Zenil de Souza,
Maria Gomes Vilela,
Fernando Montalvão Silveira,
Moacir José Carvalho Alves.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).