Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CULTURA

Celebração à cultura japonesa terá live com monja Coen

Hoje é comemorado o Dia da Imigração Japonesa em todo o país
18/06/2020 14:45 - Naiane Mesquita


 

As celebrações à cultura japonesa começam hoje e seguem até o dia 20, Dia Internacional do Nikkei. A data de 18 de junho foi escolhida por ser a primeira vez que um navio, o famoso o Kasato Maru, chegou ao porto de Santos, em 1908, trazendo 781 imigrantes japoneses as terras brasileiras. 

Em 2020, celebra-se os 112 anos da Imigração Japonesa no Brasil e, por conta da pandemia do novo coronavírus, as tradicionais festas não ocorrerão na cidade. Em São Paulo, por exemplo, Japan House São Paulo e a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) promovem uma conversa on-line sobre o tema, com a participação do presidente honorário da Japan House São Paulo, Rubens Ricupero, e do membro do conselho consultivo da Bunkyo, o jurista e Doutor Honoris Causa pela Universidade Keio, de Tóquio, Kazuo Watanabe. A live será transmitida pelo canal Japan House SP e discutirá a imigração japonesa no Brasil do ponto de vista das influências e legados. 

Já no sábado (20), é a vez de celebrar o Dia Internacional do Nikkei, com uma live especial da Monja Coen, às 20 horas, no canal da Bunkyo. O evento terá a participação de cantores e personalidades nikkeis, debatendo os valores nipo-brasileiros. Nikkei significa descendentes nascidos fora do Japão. 

No Dia Internacional do Nikkei (20) será a vez da Monja Coen fazer uma live, às 20 horas, com a participação de cantores e personalidades nikkeis, debatendo valores nipo-brasileiros. O evento será transmitido no canal da Bunkyo . 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, a expressão nikkei significa descendentes nascidos fora do Japão, japoneses que vivem no exterior ou ainda simpatizantes da cultura japonesa, sendo que estima-se que há 3,8 milhões de nikkeis no mundo, com o Brasil no topo do ranking onde há maior número de representantes, com 1,9 milhão.

Felpuda


Candidato a prefeito de cidade do interior foi buscar “inspiração” para elaborar seu programa de governo.

Assim, não se fez de rogado em beber da fonte de prefeito que tenta a reeleição em município da Bahia.

O dito-cujo cá dessas bandas copiou as propostas e vinha as apresentando como sendo de sua autoria.

A população já descobriu o plágio e ainda aguarda uma explicação.

Se não houver, as urnas certamente a darão.