Correio B

CTG

Centro de Tradições Gaúchas completa 63 anos de idade

Centro de Tradições Gaúchas completa 63 anos de idade

Globo Rural

10/04/2011 - 16h17
Continue lendo...

Em abril, o primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG) criado no Brasil completa 63 anos de idade. É o 35 CTG, que fica em Porto Alegre. Surgido de um rompante juvenil, o CTG se transformou no que é provavelmente o maior movimento de cultura popular, organizado e centralizado, do país.


Muitas cidades têm uma estátua como símbolo, mas, em Porto Alegre, há duas particularidades: a estátua foi escolhida em uma eleição com mais de 500 mil votos e foi baseada em um modelo vivo, uma pessoa do mundo rural, Paixão Cortes. “É bom ser estátua, mas é melhor estar vivo”, diz.

A forma em gesso do laçador, vista na oficina do escultor Antônio Caringi, ficou pronta em 1954. Quatro anos, foi inaugurada em bronze, junto à entrada de Porto Alegre para quem chegasse pela BR-116.

Em 1977, uma foto mostra Paixão se pondo diante do laçador da bronze para mostrar como são bem parecidos o modelo e a estátua. Mas o que fez Paixão Cortes para se transformar em monumento em vida? “Dancei, cantei, sapateei e tenho a minha família. Fora esses aspectos artísticos, duas coisas eu distingo”, afirma.

Estamos indo para uma criação de ovelhas, cenário da primeira coisa que o Paixão fez. É do tempo em que ele, depois de formado em agronomia, era especialista em ovinos da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.

A tosquia tradicional de ovelha no estado era sempre feita com uma tesoura, em um corte denominado “de martelo”. Paixão foi contra esse corte porque, além de ter de amarrar as quatro patas da ovelha e eventualmente feri-Ia, produzia lã de segunda linha. E o tosador, ficando em posição incômoda, rendia pouco. Introduziu, então, a tosa por maquininha, sistema que conheceu por meio de ovinocultores australianos.

“O segredo da técnica é o ovino não botar a pata firme. Ele não tem como se apoiar, e, consequentemente, não levanta. É só um jogo de pernas”, diz Paixão. Em seu livro sobre ovinos, da mesma época, ele propôs especiais da carne de cordeiro e formas de melhor aproveitá-Ia.

Para lembrar a segunda coisa mais importante de sua vida, Paixão, aos 85 anos, monta de puxa uma linha de sete cavalos arriados, vazios. Repete a caminhada que fez em 1947,entre o Colégio Júlio de Castilhos e o centro de Porto Alegre.

Ele e mais sete estudantes tinham se vestido de gaúchos, e foram os oito participar de um cortejo que acompanhava os restos mortais de um herói da Guerra dos Farrapos. Esse conflito, que os gaúchos preferem chamar de Revolução Farroupilha, foi um movimento contra o Império na primeira metade do século XIX e que durou dez anos.

Aqueles oito estudantes queriam que, na solenidade, houvesse uma escolta de honra, gaúcha, típica. Parecendo hoje coisa simples, aquele gesto, na época, soava extravagante. Já em sua casa, um apartamento classe média em Porto Alegre, Paixão parece receber de volta a energia da juventude quando relembra aquele fato. “Passou uma pessoa desavisada que me viu com roupas típicas e gritou para mim ‘o carnaval já terminou, palhaço, que fantasia é essa?’”, diz.

Vindo do campo, o estudante Paixão estranhava, na cidade grande, o preconceito que havia contra o gaúcho, isto é, o homem simples da estância, da lida com gado. “Bota, bombacha, lenço no pescoço, na nossa cidade, capital do Rio Grande do Sul, eram vistos como maus elementos. Não entrava em um clube, era proibido de entrar no cinema e até na rua era mal vista. Se tomava condução, um bonde, não podia sentar”, afirma.

Resolveram então fundar uma entidade, em 1948, para cultuar a história e a cultura do Rio Grande, principalmente em relação ao mundo rural. Foram três dias de reunião só para escolher o nome.

Afinal, veio o batismo: 35 CTG. CTG, de Centro de Tradições Gaúchas. 35, para lembrar 1835, ano do início da Revolução Farroupilha. Mas a idéia, três anos depois da fundação, não estava dando muito certo. “Vivi grandes emoções aqui. Uma delas foi quando um cidadão, que tinha sido patrão aqui da casa, me procurou e falou que estava com uma missão muito triste para ser cumprida, que precisava fechar as portas do CTG 35. Estava com dívidas e não tinha sede. Falei ‘não faça isso, pelo amor de Deus. Precisamos lutar’”, afirma o agricultor Ody Pedro.


Começou , então, um movimento de pessoas e recursos tão forte que, não só o 35 não fechou, como passaram a surgir CTGs não só no Rio Grande do Sul, mas no país inteiro. Hoje, existem em quase todos os estados.

A relação de CTGs por estado é: Roraima, 1; Acre, 1; Amazonas, 3; Rondônia, 33; Tocantins, 1; Rio Grande do Norte, 1; Bahia, 5; Goiás, 10; Mato Grosso do Sul, 19; Mato Grosso, 19; Espírito Santo, 1; Rio de Janeiro, 7; Minas Gerais, 2; São Paulo, 28; Paraná, 255; Santa Catarina, 586; Rio Grande do Sul, 1.611. Há 12 no exterior.

No Brasil, os CTGs movimentam pessoas e recursos. Erival Bertolini, dirigente nacional do movimento, lembra que os Centros têm áreas esportivas, recreativas e sociais e campeiras. Fixando-se, porém, apenas no aspecto artístico, músicos envolvidos, dançarinos de danças típicas e participantes de fandangos, com roupas a caráter, o número de pessoas é grande, mais de 1 milhão.

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (02/11)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

02/11/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

Um clima de leveza paira no ar, convidando ao lazer e ao descanso. Mas os astros também indicam que algumas surpresas podem surgir. Confira o horóscopo de hoje e esteja preparado para o inesperado.

Áries

Bom dia para tomar as rédeas da sua vida e dos seus pensamentos. Chega de ficar se colocando para baixo e, principalmente, de perder o controle da sua própria mente para a ansiedade. Hora de pensar positivo e se libertar do que te aprisiona. Você é ou não é o guerreiro do zodíaco? Lidere sua própria vida, Áries.

Touro

Bom dia para ter aquela conversa com a pessoa amada. Aquela conversa para acertar as coisas, sabe? O dia está favorável para que tudo corra bem, desde que vocês se coloquem vulneráveis e se respeitem. Para os solteiros, aproveite para se divertir com as pessoas que gosta. Aliás, boas parcerias podem surgir.

Gêmeos

Gêmeos, bom dia para você organizar suas coisas. Que tal fazer uma faxina para jogar fora o que não serve mais e abrir espaço para o novo chegar? Tenho certeza que isso trará clareza para a sua vida em outros sentidos. Às vezes, precisamos desapegar das coisas para que o futuro entenda que você está livre para viver novas situações.

Câncer

Canceriano, hoje é um bom dia para se divertir, mas tenha cuidado com exageros. Inclusive, se puder, faça algo com você mesmo(a). Que tal aproveitar a própria companhia? Nem sempre precisamos do outro para ser feliz. Faça uma comida gostosa, assista a um filme conforto e sinta o prazer na própria solitude.

Leão

Leão, eu sei que você gosta de viver a vida e fazer programas alegres, mas a energia de hoje é que você aproveite coisas mais tranquilas e calmas. Aproveite a companhia da família, mas evite brigas, ok? É dia de curtir de forma a relaxar, mão para se estressar ainda mais. 

Virgem

Hoje é dia de você dar um descanso para a sua mente, virginiano! Parar de ser pessimista e começar a trabalhar o otimismo na sua cabeça. Nem tudo vai sair errado sempre e mesmo que não seja do seu jeito, não quer dizer que é ruim. Comece a acreditar que coisas boas também acontecem! 

Libra

Bom momento de você dar uma olhada nas suas finanças, libra. Nem tudo é festa e oba oba! Que tal dar uma checada nas contas, organizar o que precisa e tirar gastos que não têm necessidade? Isso vai te ajudar a ver com clareza o futuro, onde você pode investir. Tire um tempinho do seu dia para isso, ok?

Escorpião

Que tal fazer alguma prática que coloque seu corpo em movimento, que de alguma forma te conecte com ele novamente? Um yoga, uma meditação, uma dança, não precisa ser nada de muito esforço. Tenho certeza de que vai te ajudar a aliviar toda a intensidade do momento que você está passando.

Sagitário

Que tal fazer algum trabalho voluntário hoje, sagitário? Ou pelo menos se disponibilizar a ajudar alguém próximo? Nem que seja com um ombro amigo... Essas ações nos ajudam a olhar certas situações através de outra perspectiva. Saímos um pouco da nossa própria dor e enxergamos além.

Capricórnio

Dia de se divertir, capricórnio. Você trabalha demais, pensa demais, ta na hora de relaxar! Cuidado com exageros, claro! Mas não fique preso(a) dentro de casa. Pode ser um bom momento para ter conversas alegres e inspiradoras com os amigos. Deixe as responsabilidades um pouco de lado e vá aproveitar.

Aquário

Se você pensava em aumentar a família, pode ser que hoje novamente surja a vontade e conversas sobre o assunto. Por isso, é um bom dia para pensar no futuro, nas possibilidades e em vislumbrar também como seria. Não tenha medo, por mais que seja um passo importante. Sonhar é o primeiro passo.

Peixes

Hoje é um bom dia para os estudos, peixes. Não só estudos de cursos de especialização, mas também o aprofundamento da psique. Se você gosta de filosofia e/ou religiões, pode ser um ótimo dia para expansão da consciência voltada para esses assuntos.

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

Dia de lua nova em escorpião! Isso marca o início de uma nova lunação. Luas novas são momentos de renovações de ciclo. Então, hoje é um dia poderoso de cura e transmutação. Estamos ganhando uma oportunidade de curar feridas e traumas, aquilo que ainda nos dói. Sabe tudo aquilo que você empurra para debaixo do tapete? Pois bem! É momento de olhar pra essa sujeira e começar a limpar a casa. Pare de ficar arrastando essa âncora com você! Além disso, é um dia excelente para práticas espirituais e terapias. Sabe aquele banho de ervas poderoso? Ou aquela lista de intenções que você queria fazer há muito tempo? Hoje é um bom dia para isso. Se conecte com seus mentores e seus guias. É momento de renovação da alma!

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Sirenes policiais ecoando, câmera escondida em gabinete, imóveis em praias... Leia na coluna de hoje

Por Ester Figueiredo ([email protected])

02/11/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Rubenio Marcelo - poeta de MS

Invente-me em invernos longos de partidas, sem inventários
nem heranças codificadas de sangue e alma.
Invente-me quando os meus olhos forem apenas invencionices”.

Felpuda

Sirenes policiais ecoando, câmera escondida em gabinete, imóveis em praias, avião particular e gado de raça correndo por pastos verdejantes, geralmente, são temas de filmes. Porém, todos esses “ingredientes” de enredos de grandes produções do cinema estão ocorrendo, na real, em Mato Grosso do Sul. E tudo isso com uma sequência estonteante, que deixaria qualquer cinéfilo juramentado sem sair do sofá para esticar a perna. É cada uma!...

Diálogo

No dia 13, a advogada Ana Paula Maia lançará o livro “Para Depois que Eu Partir”, às 19h, no Recanto Ratier, em Campo Grande. Em 15 capítulos, a obra trata do planejamento sucessório e é destinada ao público não especializado em Direito. O livro aborda
desde a oficialização de um falecimento e o sepultamento até a transmissão dos bens, passando pela preparação da sucessão (no sentido patrimonial e afetivo). O tema testamento também está presente, trazendo variadas possibilidades e mostrando diferentes soluções às realidades diversas. O regime de bens no casamento é tratado no sétimo capítulo da obra, chamando atenção para seus efeitos na sucessão.

DiálogoClara Kohl, que vai “quarentar” neste domingo

 

DiálogoGabriel Piva

Com pressa

A eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul será no dia 13. A decisão foi tomada em votação simbólica, na quinta-feira, para antecipar o pleito interno. Pelos corredores, o que se fala é que os atuais integrantes poderão ser reconduzidos aos cargos, muito embora se saiba que há interesse de parlamentares na primeira-secretaria, hoje nas mãos do PSDB, a maior bancada, com seis parlamentares.

Interesseiros

Em conversa com amigos, irônico que só, cidadão contou que depois de quatro anos ele foi “descoberto” por velhos conhecidos, que pediram votos para candidatos à prefeitura e à Câmara Municipal. Disse que depois do primeiro turno, eleitos ou derrotados,
voltaram a desaparecer. “Está sendo mais fácil encontrar uma mula sem cabeça’’, afirmou.

Bons resultados

Pesquisa realizada pela Embrapa Meio Ambiente (SP) e pela Universidade Estadual de MS revelou resultados promissores no uso do ácido cítrico como aditivo alimentar na dieta da tilápia. A suplementação aumentou o aproveitamento de fósforo em mais de 42% e de cálcio em mais de 47%.

ANIVERSARIANTES

SÁBADO (2)

Therezinha de Jesus dos Santos Samways,
Marinho Cogo,
Dr. Nelson Mendes Fontoura Júnior,
Maria Inês Queiroz Tomaz,
Felipe Jorge Saab,
Neusa Kamiya,
Patricia Correa Peixoto de Azevedo,
Lucas Lemos Navarros,
José Marcos Queiroz Junior,
Nilvana Silveira Moreno Mujica,
Jhonny Luis de Souza,
João Evângelo Vavas,
Dr. Carlos Augusto Longo Pereira,
João Baptista Pinto de Arruda,
Wilson Berton,
João Carlos Leite Nogueira,
Lincoln Pereira Mendes,
Fernanda Cristieli Pupim,
Ruy Otonni de Mendonça,
Yolanda Pinheiro,
Gleidy Garcia Antero da Silva,
Pedro Celestino Ângelo de Oliveira,
Dr. Felipe Marcelo Gimenez,
Bruno Pedrossian Dorileo,
Paulo Sérgio Ota,
José Carlos Garcia,
José Atanásio Lemos Neto,
Raquel de Figueiredo Rocha,
José Henrique da Silva Vigo,
Juliane Perondi,
Maria Cristina Monteiro Nascimbeni,
Eudi Vitorino Bachiega,
Adailton Castilhas,
Ilson Rossini Vilanova,
Jurema Marques de Arruda,
Dr. Oswaldo Rodrigues,
José Ricardo Soares,
Alberto Saburu Kanayama,
Sérgio Bianchi Mascarenhas,
Oneide Terezinha Mozzo,
Lênio Ben Hur,
Carolina Resende Matias,
Noêmia Gonçalves dos Santos,
Generci Cantu Silva,
Nelsi Francisco de Oliveira,
Alcides Sussumu Oguma,
Flaviano Cantacini,
Dra. Marlene Lemos,
Marle Karnopp,
Luiz Antonio Lemes Tenório,
Armindo Ramão Medina Júnior,
Sílvio Eduardo Orro da Silva,
Cícero Antônio de Souza,
Munder Hassan Gebara,
Epaminondas Martins,
Eronildes Sabino Nery,
Arlindo Brazilino da Conceição,
Celso Barros Lopes,
Bruno Galeano Brandão,
Maria Helena Simão Dantas Zanchet,
Francisco Luis Nanci Fluminhan,
Elvídio Martins de Siqueira,
Marcus Vinicius Santana,
José Osmar Bentinho,
Adina Lopes Sobrinho Franco,
Osório Caetano de Oliveira,
Marilza Massae Matida Kubota de Freitas,
Lilian Greyce Souza,
Masaaki Yano,
Gilson Amorim Gomes,
Raimundo Nonato Oliveira,
Elza Lima do Amaral,
Shirlei Aparecida Boretti,
Jackson Daniel do Nascimento,
Rosely Margarido Queiroz Prado.

DOMINGO (3)

Clara Kohl,
João Bosco Urt Delvizio,
Denis Matos,
Dr. Resala Elias Júnior,
Dra. Waleska de Araújo Cassundé,
Nilson Theodoro de Faria,
Lourdes Poli,
Adalberto Fiori Adelaido,
Dilma Hiroco Nakazato,
Lincoln Curado Filho,
Eliane da Cruz Benites Braga,
Sebastião Paulo José Miranda,
Vânia Lúcia de Morais Barros,
Antonio Roberto Bittencourt Teixeira Pedrosa,
Waldir Cardoso da Silva,
Fabricia Sampaio,
Nair de Oliveira Calepso,
Joel Melo do Amaral,
Elizeu Antonio Ramirez,
Edgar Baetz Leão,
Ana Paula de Oliveira Lima,
Antonio Alves,
José Carlos Dias,
Narciso Artur Faraco Picanco,
José Furtado Torres,
Luiza Helena Bernardes Al-Contar,
Mauro Abrão Siufi,
Maristela Yule Queiroz,
Bárbara Palomanes Rasslan,
Maria Constança Barros Bogalho,
Meire de Oliveira da Costa Feliz,
Danielle Comparim Anache,
Cleide Noronha Telles,
Liza Lacerda de Barros Rocha,
Carlos Iracy Coelho Netto,
Neuda Tonietti,
Dr. Osvaldo Heleno de Oliveira,
Lucas Camilo de Matos Lopes,
Dr. Rudney de Oliveira Rachel,
Silvio Carlos de Andrade,
Dr. Nildo Masatomi Miyahira,
Odilio Malheiros de Araujo,
Alcir Esteves de Almeida,
Marilda de Lima Souza,
Jair Lemes de Souza,
Walfrido do Prado,
Sandra Lúcia Karmouche,
Waldir Ravaglia Albres,
Sérgio Luiz Marcon,
Dr. Edmar de Azambuja Salles,
José Carlos Tavares do Couto,
Giovana Perez Bomussa,
Dornivan Oliveira Gutierrez,
Celina Missae Shiota Hayashi Borges da Silva,
Dra. Helena Lúcia da Cunha Gomes,
Edgar Oshiro,
Sebastião Pessoa Sobrinho,
Leila Mercia Gardini Zanatta,
Humberto Carlos Goelzer,
Osvaldo Cação,
Alexandre Zandavalli Lopes da Silva,
Roberta Mayumi Fujinaka,
Antonio Dias Penze,
Jaqueline Linhares Granemann,
Ludmila Marques Rozal,
Claudinete Vicente Crivelli,
Neide Kahatsu Shimabuco,
Rogério Pereira Becegato,
Hermes Antonio Arisi,
César Luís Araújo Noronha,
Elizabeth Miki Takada Tomonaga,
Savio Aparecido Capiberibe.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).