Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TURISMO

Cidade do Cabo: um dos portos mais importantes do mundo

Cidade guarda uma natureza impecável, com praias e montanhas
25/02/2020 07:00 - Naiane Mesquita


 

Os portos da Cidade do Cabo foram importantes para a história das grandes navegações da humanidade. Foi lá que a Companhia Holandesa das Índias Orientais aportou diversas vezes, enquanto navegavam para a África Oriental, Índia e o Extremo Oriente.  

Fundada em 1652, hoje a cidade é uma das principais atrações turísticas da África do Sul, que ganhou fôlego após a libertação e a eleição de Nelson Mandela para presidente, ainda na década de 1990. Segunda cidade mais populosa do país, um dos grandes triunfos da Cidade do Cabo na verdade é a natureza. O local tem diversos pontos impressionantes, que tornam o passeio inesquecível.   Entre os marcos conhecidos de seu porto natural estão a Montanha da Mesa e a baía da Mesa, sendo um dos mais populares destinos turísticos nacionais.

Table Mountain

A Table Mountain ou Montanha da Mesa é uma das principais atrações turísticas. A cidade se espalha por essa montanha, que pode ser visitada tanto por meio de trilhas quanto de teleférico. A trilha tem, em média, 3 km e há vários caminhos que levam ao topo.   Na cidade ainda há outras montanhas famosas, como Signal Hill ou Lion’s Head. Juntas, as colinas eram conhecidas como “O flanco do leão”, por parecerem uma esfinge.

Woodstock

A cultura da Cidade do Cabo é muito interessante e diversificada. No bairro Woodstock é possível conhecer mais de 100 peças de arte de rua, que refletem sobre questões políticas e de meio ambiente.  No local também há várias cafeterias e restaurantes, principalmente vegetarianos.  

 

 
 

Jardins de Kirstenbosch

Situado no leste da Table Moutain, o Jardim de Kirstenbosch guarda uma natureza exótica aos olhos brasileiros.  São mais de 7 mil espécies de plantas, algumas raras, que estão no local desde sua fundação, em 1913. Nos jardins há um anfiteatro com shows no verão.  

 

 
 

Cape Point

O ponto mais a sudoeste do continente africano, o Cape Point tem uma vista impressionante.  Como o local é distante, o turista deve reservar um dia todo para o passeio.  

Ilha Robben

O local é famoso não por sua natureza exuberante, mas, sim, por ter sido a prisão do ex-presidente Nelson Mandela. Foi em uma prisão localizada na ilha que Nelson Mandela, o primeiro presidente da África do Sul eleito por sufrágio universal em 1994, foi mantido preso.  

A ilha está na baía da Mesa, a 11 km da Cidade do Cabo. A Ilha Robben foi descoberta bem antes da fundação da Cidade do Cabo, em 1488.  A prisão em que o ex-presidente ficou por 18 anos agora é um museu, onde é possível aprender mais sobre o Apartheid.  

Praias

As praias são lindas na Cidade do Cabo, mas o mar costuma ser bem gelado. A praia mais famosa é Camps Bay, que tem vista de tirar o fôlego. O ideal é apenas relaxar no local. 

 

Felpuda


Devidamente identificadas as figurinhas que agiram “na sombra” em clara tentativa de prejudicar cabeça coroada. Neste segundo semestre, os primeiros sinais começarão a ser notados como reação e “troco” de quem foi atingido. Nos bastidores, o que se ouve é que haverá choro e ranger de dentes e que quem pretendia avançar encontrará tantos, mas tantos empecilhos, que recuar será sua única opção na jornada política. Como diz o dito popular: “Quem muito quer...”.