Correio B

Correio B+

Cinema B+: Ben Hur: O Épico que Mudou Hollywood

Em 2024 completam 65 anos do lançamento de um dos maiores clássicos e épicos de Hollywood

Continue lendo...

Poucos filmes resumem tão bem o quanto Hollywood adorava épicos como Ben Hur. O filme de William Wyler que bateu recordes e ganhou impressionantes 11 Oscars completou 65 anos em 2024 e é um dos maiores clássicos do cinema. Melhor: está disponível na MAX.

Com um custo de 15 milhões de dólares, o filme “salvou” a MGM em 1959 e influenciou grande sucessos recentes como Gladiador, para citar apenas um. Também é um dos últimos filme bíblicos que fizeram sucesso, longo (com quase 4h) e muitas cenas inesquecíveis.

Há quem acredite que a história de Ben-Hur tenha fatos e personagens reais, mas é uma obra de ficção imaginada pelo escritor Lew Wallace, um político, advogado, herói da Guerra Civil e diplomata que começou a trabalhar na história em 1876 e publicou Ben-Hur: A Tale of the Christ, em 1880m vendendo mais de 250 mil cópias.

Em seu livro, que tem forte cunho cristão, ele imagina a história do príncipe judeu Judah Ben-Hur (Charlton Heston), que vive numa Judéia ocupada por romanos com sua mãe viúva, Amrah, e sua amada irmã Tirzah. Ele tem seus negócios supervisionados por seu dedicado mordomo Simonides e sua bela filha Esther.

Quando um amigo de infância de Judah, o romano, Messala (Stephen Boyd) volta como tribuno romano, um acidente transforma as vidas de Judah e família. Ele é condenado à escravidão e jura vingança pela injustiça, passando por uma jornada de desafios e tragédias. Ao longo do caminho, ele também cruza com um carpinteiro de Nazaré que muda a vida de Judah e aqueles que ama.

Se ainda hoje misturar ficção com História é confuso e criticado, quando o livro virou best-seller houve críticas que a história de Ben Hur seria uma apropriação quase blasfema dos Evangelhos, mesmo com o enorme sucesso. Houve adaptações para rádio, cinema (em 1907 e em 1925) e teatro.
 

Versão 1959 - Reprodução internet

A versão de 1959, a que todos conhecemos mais, foi filmada em CinemaScope, uma grande novidade na época. O respeitado William Wyler (que também trabalhou em Tarde Demais) assinou a direção, escalando Charlton Heston – inicialmente imaginado para o papel de Messala – como Judah Ben-Hur (depois que Paul Newman e Marlon Brando recusaram o papel. Kirk Douglas quis o papel título, se recusou a ser Messala e decidiu que criaria seu próprio épico: Spartacus, que estreou no ano seguinte.

Gravado em Roma, contou com um novato Sergio Leone ajudando na sequência da corrida de biga, o ápice de Ben Hur. O filme quebrou recordes de bilheteria ao redor do mundo e teve bastidores repletos de drama e polêmica, como a do roteiro que deixa claro que Messala e Judah poderiam ter sido mais do que apenas amigos em algum momento.

Ben Hur foi indicado a 12 Oscars, levou 11, incluindo Filme, Ator, Diretor, Ator Coadjuvante, Trilha Sonora, Edição e outros. Um recorde que só foi igualado 40 anos depois, por Titanic. Em 2010, levaram a história para minissérie e outra no cinema, em 2016, claro, sem a mesma resposta.

No final das contas, Ben Hur é mais uma história emprestada de O Conde de Monte Cristo, pincelada com grandiosidade e religão, mas é ainda uma história sobre vingança. É um dos filmes que pode ser definido como espetacular sem que o adjetivo seja questionado: tudo é grandioso para criar um grande espetáculo.

Obviamente de todos os momentos, o ápice da vingança é também um dos eventos mais memoráveis da história do cinema, que é a violenta corrida de biga entre Judah e Messala. Brutal, tensa e extremamente bem filmada, impressiona ainda hoje, 65 anos depois.

Ben Hur é um épico espetacular de visita obrigatória para fãs da Sétima Arte, uma combinação atemporal e perfeita de técnica, emoção e visual. Claramente, insuperável!

AGENDA CULTURAL

Ziriguidum, Ziraldo e Cazuza

Samba, pop e DJ em feira de economia criativa, peça com personagens de cartunista e tributo a roqueiro carioca e a Cássia Eller são destaques; curtas-metragens de MS no Transcine e estreia de anime baseado em "O Senhor dos Anéis" também são destaques

06/12/2024 10h00

Feira Ziriguidum é uma das atrações deste final de semana em Campo Grande

Feira Ziriguidum é uma das atrações deste final de semana em Campo Grande Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Sim, vai ter samba amanhã na 16ª Ziriguidum Feira Cultural e de Economia Criativa. Mas também vai ter chorinho, DJ e pop autoral no evento, que volta a ocupar a Praça do Preto Velho, das 16h às 22h, na “Edição Especial Samba” deste sábado. 

Tudo de graça, com muita arte, gastronomia e belas lições de empreendedorismo. As atrações musicais serão o grupo Sambacaos e seus convidados, a cantora Isa Ramos (samba), o DJ Magão, o grupo Som que Chora (choro) e a cantora Berbella Mortis.

A Ziriguidum vai apresentar ainda a exposição “Coletiva Dorcelina Folador”, com trabalhos expostos e realização de pinturas, e um desfile que vai mostrar ao público as peças produzidas durante o Programa Envolva-se 2024, uma iniciativa do projeto Sesc Mais. São bolsas, saias, chapéus, quimonos e outros itens confeccionados com a técnica de upcycling a partir de roupas e acessórios de jeans usados.

Além do desfile, a plateia poderá conferir, ao vivo, o relato cheio de carisma das costureiras sobre a experiência com esse trabalho e suas histórias de luta e de superação. Todos os itens estarão à venda, e o melhor: a renda vai integralmente para elas. 

A Ziriguidum tem como mestre de cerimônia a apresentadora Romilda Pizani. A Praça do Preto Velho se localiza no encontro das avenidas Fábio Zahran e Salgado Filho. Programão!

CÁSSIA E CAZUZA

Na Cervejaria Canalhas (Rua Oceano Atlântico, nº 99, Chácara Cachoeira), a noite de hoje é dedicada a dois ícones do rock brasileiro – e da MPB. Dividindo o palco, Bortoti e Beca Rodrigues vão apresentar o show “Exagerados”. O repertório é formado por canções de Cazuza (1958-1990), que fez sucesso à frente do grupo Barão Vermelho antes de seguir em carreira solo, e de Cássia Eller (1962-2001), talvez a melhor voz de todos os tempos do rock nacional.

Os ingressos estão à venda por R$ 20 (+ R$ 2,50) pela plataforma Sympla, e a cervejaria abre às 18h. O show começa “lá pelas oito”, segundo a produção do evento. 

“Bete Balanço”, “Blues da Piedade”, “Ideologia”, consagradas na voz de Cazuza, que também compunha suas próprias letras, e “Malandragem”, de Cazuza e Frejat, “O Segundo Sol”, de Nando Reis, e “Palavras ao Vento”, de Moraes Moreira e Marisa Monte, consagradas na voz de Cássia, são alguns dos clássicos que vão ganhar releitura nas vozes de Beca e Bortoti.

ZIRALDO

“O Menino Maluquinho” (1990), “Flicts” (1969) e “O Menino Marrom” (1986), as três histórias mais famosas do cartunista, escritor e dramaturgo Ziraldo (1932-2024), aparecem juntas, no palco, a partir da releitura do Grupo Bota Fulô (SP), no espetáculo “Ziraldo e suas Histórias”. 

A montagem da trupe paulista pode ser conferida neste sábado, às 16h, no Sesc Teatro Prosa. Os ingressos são gratuitos pelo Sympla ou no local, instantes antes da apresentação, desde que haja desistência. 

Confira a sinopse: “Nesta peça divertida, voltada ao público infantil e família, os mambembes palhaços Xepa e Bonsai contam – de forma lúdica e engraçada – as três histórias mais famosas escritas pelo autor Ziraldo: ‘O Menino Maluquinho’, ‘Flicts’ e ‘O Menino Marrom’”. 

Em cena, os artistas apresentam uma releitura dessas obras e convidam o público para exercer a imaginação, transformando objetos comuns em elementos marcantes das histórias do autor. Classificação indicativa livre. Endereço: Rua Anhanduí, nº 200. Mais informações: (67) 3311-4300 ou (67) 3311-4417 (WhatsApp).

TRANSCINE

O projeto Vizinhança na Praça, do coletivo Transcine – Cinema em Trânsito, chega à sua reta final com a exibição de filmes na Praça do Jardim Carioca, amanhã, a partir das 19h. A entrada é franca. 

Na programação, quatro produções sul-mato-grossenses: “Fujona – Em Busca da Liberdade” (documentário), de Lu Bigatão; “Campo Grande das Araras” (documentário), de Rosiney Bigattão e Lu Bigatão; “Retrato do Artista Quando Coisa” (experimental), de Filipi Silveira e Larissa Neves; e “Delongas” (experimental), de Tania Sozza.

A escolha do Jardim Carioca, um bairro periférico de Campo Grande, foi estratégica, como explica Mariana Senna, produtora e uma das fundadoras do coletivo.

“Escolhemos o Jardim Carioca porque é uma comunidade que sente essa necessidade de acesso à arte e à cultura, especialmente pela distância do Centro. Quando conversamos com lideranças do bairro, percebemos esse interesse em participar do projeto, que leva arte, cultura e entretenimento às famílias”, afirma.

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto já passou por cinco cidades: Terenos (26/10), Jaraguari (2/11), Nova Alvorada do Sul (9/11), Rochedo (15/11), Ribas do Rio Pardo (23/11) e Sidrolândia (30/11). As sessões contam com intérprete de Libras e pipoca gratuita para os espectadores.

Assine o Correio do Estado

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (6/12)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

06/12/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A semana se aproxima do fim, e os planetas apontam para novas perspectivas no amor e na vida social. Fique de olho nas oportunidades e veja o que pode transformar seu dia.

Áries

Uma vontade de desapegar dá o tom do dia, geograficamente, material ou emocionalmente. Se está sofrendo por algo, seus sentimentos irão passar pela razão e você vai buscar novas experiências, principalmente que te estimulem intelectualmente. Se estiver confortável emocionalmente, esta zona irá te incomodar e você vai querer fazer algo novo que expanda e mude positivamente a rotina.

Touro

Para um(a) taurina(o) que gosta de estabilidade, hoje você está pensando em formas de progresso nos seus compromissos com o mundo e na vida profissional, e isso exige flexibilidade e saída da zona de conforto. E está certíssima(o). Aproveite para achar formas de ter mais de uma fonte de renda e os avanços tecnológicos do seu nicho ou interesse. Você sabe se reinventar muito bem.

Gêmeos

Será que você não está precisando mudar a rota, a visão de mundo, o destino de uma viagem, as metas? Expandir seu olhar para outros horizontes te trará uma maior clareza e uma libertação. Hoje é um dia de sorte em relação às oportunidades, bem como a defender seu ponto de vista e ter um esclarecimento maior sobre a vida ou alguma questão.

Câncer

A questão ficou muito maior na sua cabeça do que fato ela é. Que bicho-papão é este que está te atormentando? Hoje, você vai querer encerrar com tudo que tem crescido sem pedir licença. Estudar ferramentas terapêuticas será seu passatempo preferido. Tem muito conhecimento que não sabia que existia para se apropriar. Se estude!

Leão

Leonina(o), hoje é dia de tratar amante como amigo e amigo como amante. Se for solteiro, a necessidade de se relacionar vai estar alta, então há boas chances de socializar e encontrar alguém com quem dividir momentos afetuosos - quem sabe por mensagens de texto? Se for comprometido, um estímulo intelectual e uma aventura apimentariam a relação.

Virgem

Hoje tende a ser um dia de sorte no ambiente profissional ou no que você tem se dedicado na sua vida, seus compromissos com o mundo. Pense numa forma de implantar alguma mudança progressista no seu ambiente de trabalho, rotina e até na sua saúde, porque pode vir uma boa recompensa que te fará feliz.

Libra

Ser diferente ou assumir sua própria excentricidade: essa é a chave de ouro. O dia tende a ser prazeroso, onde doses de autoestima podem te colocar num holofote e não só sua beleza, mas o que fala chama atenção, seu acúmulo de conhecimento atrairá olhares. Por isso, não reprima suas experiências de vida num bom papo com alguém, isso pode lhe abrir portas! 

Escorpião

Lidar com questões familiares ou da sua casa vai estar mais fácil hoje. Bem provável que você tenha que assumir algum papel cuidador, seja gerenciando recursos que não são exatamente seus, mas que chegaram até você, seja solucionando suas dívidas. É um excelente dia para resolver pendências financeiras de modo que deixe suas bases mais firmes. 

Sagitário

Racionalizar suas emoções será uma tarefa fácil, o que não estava passando pelo crivo da consciência, hoje passa. O dia está fértil também para comunicação com assuntos estrangeiros, estudar idiomas, fazer contato com alguma parceria de negócios que queria formar ou, caso esteja em um relacionamento, sextar fazendo uma viagem curta, ir em algum lugar inovador ou inovar a rotina do casal. 

Capricórnio

Capricornianos, vocês já gostam de um reconhecimento profissional, aí vem um céu como este para entregar boas oportunidades para vocês! Tanto ao nível de nutrição emocional através de uma valorização alheia, quanto de um dinheiro chegando pelo trabalho que executaram, aproveite o dia para se destacar pela sua inteligência e aceitarem seu jeito único de ser.

Aquário

Se ontem o mar não estava para peixe, hoje é um dia para você ter uma comunicação afetuosa em algum romance ou ter ideias inovadoras e grandiosas em algum projeto, te trazendo uma maravilhosa sensação de estar sendo sua melhor versão, fiel a você mesmo. Se conecte com suas emoções porque delas sairá sua criatividade.

Peixes

Sua espiritualidade tentará conversar com você hoje por meio de sonhos ou mensagens bem simbólicas. Tem coisas positivas em relação à sua ancestralidade que você pode captar, podendo ser um dom, mudança de casa para um lugar mais distante e melhor, notícias de gravidez ou família aumentando, história da gestação da sua mãe com você. Hoje é um dia de lucros mentais, aproveite! 

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

É, hoje não é um dia de muita gratiluz. Algumas raivas reprimidas podem minar suas emoções, principalmente em relação a experiências com autoritarismo ou figuras de autoridade, no qual ambas deixaram um ar de cerceamento da sua liberdade de agir e pensar. Pense numa forma estratégica de impor limites ao que te oprime. Para intensificar os desconfortos emocionais, uma forte necessidade de rompimento vai surgir diante de situações que estão insustentáveis de serem levadas adiante. Portanto, cuidado com o impulso emocional de sair encerrando ciclos, talvez possa ser sim um fim de um ciclo, ou talvez a culminação de desgastes esteja apenas te fazendo usar a lógica em situações desfocadas, reprimidas.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).