Correio B

Variedades

Como pensam os homens

Como pensam os homens

Scheila Canto

14/01/2011 - 00h00
Continue lendo...

Todas as mulheres são iguais – os homens, idem. Quando se aborrecem eles querem silêncio e solidão. Já entre elas, as preocupações resultam na matraca desenfreada, pois falando, acalmam-se. O ego masculino é a base de conquistas – o feminino é a emoção. Conclusão: ele e ela não falam a mesma língua, é o que garante o psicólogo e escritor John Gray em seu best seller "Homens são de Marte – Mulheres são de Vênus". É justamente por essas diferenças que um sempre acha difícil comunicar-se com o sexo oposto. Por falar mais, as mulheres são as que mais reclamam.

Outros estudos confirmam que há diferenças neurofisiológicas e anatômicas entre o cérebro feminino e masculino. Embora sutis, são muitas as diferenças na maneira pela qual o cérebro dos homens e mulheres processa a linguagem, as informações e o conhecimento.

De acordo com estudos comportamentais as mulheres são melhores que os homens nas relações humanas, em reconhecer os aspectos emocionais nas outras pessoas, na linguagem, na expressão emocional e artística, na apreciação estética, na linguagem verbal e na execução de tarefas detalhadas e pré-planejadas. Os homens por sua vez são mais lógicos e objetivos.

Sendo assim, cabe a nós mulheres, saber mais sobre os homens, afinal o mandamento secular e bíblico diz que "... a mulher sábia, edifica seu lar...". Portanto, leitoras confiram a lista com dez coisas que toda mulher deve saber – e guardar – sobre eles, publicado pela revista científica "LiveScience". São explicações científicas para as reações que você não compreende e para as que eles querem esconder!

turismo

10 experiências que surpreendem em uma viagem às Maldivas

Rede de resorts Sun Siyam propõe diferentes maneiras de descobrir os tesouros escondidos das ilhas no Oceano Índico

07/07/2025 10h30

Reprodução

Continue Lendo...

1. PEQUENO-ALMOÇO FLUTUANTE

Consiste em uma grande bandeja de madeira (algumas em forma de coração, para casais em lua de mel) na qual é servido um pequeno-almoço completo, com tudo incluído.

A diferença é que o tabuleiro flutua nas águas da sua piscina privada. Geralmente, começa com um brinde com champanhe, seguido de omeletes ou ovos estrelados, carnes frias, salsichas e salmão defumado, diferentes tipos de queijo, frutas exóticas, uma variedade de pães, bolachas e bolos, sucos, café e chá.

Tudo servido em grandes quantidades e sem pressa, com ingredientes de alta qualidade e apresentação cuidada. Além de delicioso, o pequeno-almoço flutuante é também visualmente apelativo.

2. ADEGA SOB A PRAIA

Quando se pensa em uma bebida nas maravilhosas praias das Maldivas, vem-nos logo à cabeça uma cerveja gelada ou um coquetel exótico. Mas, no Siyam World, você pode desfrutar de alguns dos melhores vinhos do mundo sem sair da praia, aliás, ali mesmo, na Barrique.

É esse o nome da adega-restaurante, localizada a 10 metros de profundidade na areia, perfeitamente isolada do sol e do calor e com a temperatura perfeita para preservar os vinhos e garantir um jantar agradável.

Uma das opções mais populares é a prova de vinhos. Entre cada taça – de brancos, rosés e tintos de todo o mundo –, pode-se desfrutar de uma variedade de queijos, carnes curadas, nozes e biscoitos.

3. ÓLEO DE COCO

Participar da produção de óleo de coco, um bem cultural nas Maldivas, é uma das melhores maneiras de se aprender sobre os costumes locais.

Com mais de 800 utilizações, a palmeira é bem mais que uma tradição por lá. E a jóia da palmeira é o coco.

Além de sua refrescante água, a polpa prensada, aquecida e filtrada fornece o óleo utilizado na indústria cosmética, bronzeadores, cremes de barbear, sabonetes, emulsões lubrificantes e substitutos da manteiga. Descobrir todo o processo com especialistas debaixo de uma lona na praia é uma experiência inesquecível.

4. SUBMARINO PRIVADO

Da extensa oferta de desportos náuticos nos resorts Sun Siyan, a mais recente estrela é o Seabreacher, uma embarcação semissubmergível cujo formato lembra vagamente um tubarão ou um golfinho. Consegue saltar, mergulhar e cortar as ondas para a esquerda e para a direita, realizando até giros de 360 graus.

O convés em acrílico e as janelas de visualização subaquática oferecem ao piloto e ao passageiro uma vista de quase 360 graus enquanto deslizam pela água a velocidades de cortar a respiração.

É operado por duas alavancas, que permitem submergir ligeiramente, no máximo 2 m, ou pairar acima da água, e dois pedais, que permitem rodar de um lado para o outro. A experiência é divertida e emocionante, mas não é barata: cerca de 20 minutos custam US$ 400.

5. TRATAMENTO DE AREIA

Todos os resorts Sun Siyam oferecem spas de fazer cair o queixo. O relaxamento começa com uma xícara de chá aromático de boas-vindas e uma caminhada até as cabines em forma de cabanas orientais, rodeadas de jardins, esculturas e fontes.

Existem mais de 160 tratamentos diferentes, desde uma variedade de massagens a tratamentos faciais e terapias holísticas ou ayurvédicas, mas talvez a opção mais adequada seja experimentar os tratamentos tradicionais das Maldivas, sob a sabedoria ancestral da medicina local conhecida como “dhivehi beys verikan”, praticada pelos ilhéus há séculos.

Jatos de óleo de coco, massagem corporal à base de plantas e esfoliação suave com areia branca e água do Oceano Índico, seguida de um mergulho refrescante, estão entre as opções.

6. MASSA, PAELLA E SUSHI

A oferta gastronômica dos resorts Sun Siyam impressiona. Da cozinha italiana, tagliatelle al ragù à bolonhesa, risotto alla milanese ou o spaghetti alla carbonara, bem como todo o tipo de pizzas. Da espanhola, especialidades nas tabernas madrilenha ou andaluza.

E muito mais que isso nos restaurantes buffet, que geralmente abrem para as três refeições e têm áreas de show cooking.

São 50 restaurantes temáticos nos cinco resorts, com destaque para o Takrai (alta cozinha tailandesa cozinhada lentamente), o francês Flavours, o japonês Arigato e o Kaage, dono de um menu dedicado à cozinha local que presta homenagem a receitas ancestrais.

7. TUBARÕES E RAIAS-MANTA

Algumas das plataformas nas extremidades dos cais, que se estendem por algumas dezenas de metros mar adentro, iluminam-se ao anoitecer, e centenas de peixes coloridos aproximam-se imediatamente da luz, também em busca de alimento oferecido pelos hóspedes.

E, ao lado deles, aproximam-se dezenas de tubarões de tamanho médio, brincando entre si, também aparentemente lutando por um pedaço de biscoito ou carne. É um espetáculo magnífico, visto sentado a dois metros acima da água, com direito, em outro cais, a raias-manta em busca de plâncton.

8. TRADIÇÕES LOCAIS

Vale a pena explorar e descobrir as vilas e o estilo de vida dos seus habitantes, algo que os próprios resorts facilitam, proporcionando aos visitantes uma perspectiva privilegiada de algumas das atrações mais cobiçadas das Maldivas.

Para mergulhar na cultura, são frequentemente oferecidas excursões à aldeia local, onde vivem os funcionários que o servem nos alojamentos ou restaurantes, dando a oportunidade de fazer compras, jantar e interagir com os habitantes locais.

Pode-se visitar o mercado, a mesquita ou a escola e comprar souvenirs de artesanato. Ao som de tambores, danças como o bodu beru personificam a essência e o dinamismo da cultura desta nação insular.

9. JANTAR NO OCEANO

Coisas que nas Maldivas são ainda mais especiais: um jantar intimista e exclusivo à luz de tochas na praia ou em qualquer lugar do resort, ou petiscar e desfrutar de coquetéis sem sair da piscina. Outra opção é fazer uma pescaria ao pôr do sol em busca do jantar da noite.

Após a pesca do dia, pode se instalar em um banco de areia próximo e aprenderá a grelhar peixe ao estilo das Maldivas, tudo acompanhado de música e risos.

Mas, sem dúvida, o jantar mais exclusivo que pode ter é em uma plataforma flutuante no meio do oceano, completamente sozinho, iluminado por velas, com comida e bebidas servidas em um barco que faz o percurso de ida e volta para a cozinha.

10. COMO CRUSOÉ

Todos nós já sonhamos emular a experiência de Robinson Crusoé em uma ilha deserta... Com um final feliz, claro.

O Sun Siyam Resorts oferece uma excursão a um banco de areia isolado, pequenos oásis no vasto e infinito mar ou uma ilha desabitada onde pode fazer snorkeling, explorar, brincar e almoçar na praia, com a tranquilidade de que alguém voltará para lhe buscar.

Ilhas desabitadas, das quais há muito mais nas Maldivas do que habitadas (mais de 900), são o que há de mais próximo de ambientes naturais verdadeiramente intocados, habitados apenas por palmeiras, repletos de mistério, intriga e emoção.

Assine o Correio do Estado

 

diálogo

O tucano ex-governador Reinaldo Azambuja estaria com ônibus estacionado... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna Diálogo desta segunda-feira (7)

07/07/2025 00h01

Diálogo - Correio do Estado

Diálogo - Correio do Estado

Continue Lendo...

"Adoro cicatrizes, tattoos da vida. Me fazem lembrar que eu fui mais forte do que aquilo que me feriu...”

RITA LEE ESCRITORA E CANTORA BRASILEIRA

FELPUDA

O tucano ex-governador Reinaldo Azambuja estaria com ônibus estacionado e conferindo as passagens de quem vai sair do ninho e embarcar em viagem de mudança de rumo e de endereço. Embora não confirme o horário, estaria também com ônibus de outros parceiros para acomodar aqueles que não tiverem assento. Consta que a maioria está concordando com a seleção, apesar de alguns estarem, sem redundância, com “bicos grandes”, pois gostariam que o ninho permanecesse sem alteração. Como querer não é poder e manda quem pode, obedece quem tem juízo, os preparativos do embarque continuam.

 

Diálogo - Correio do Estado

Arena

Campo Grande poderá ganhar seu espaço, com infraestrutura adequada, para realização do Carnaval e outros eventos. A ideia estaria em gestação na administração municipal, na área da cultura, por determinação da prefeita Adriane Lopes.

Mais

Há quem diga que seria o Arena Ipê, uma vez que Campo Grande é conhecida como a capital do ipê. A dica sobre a possibilidade de se criar o espaço é do deputado estadual Lidio Lopes, esposo da prefeita.

Diálogo - Correio do EstadoDra. Fabiana Chagas e Geraldo Bunazar Abes Filho
Diálogo - Correio do EstadoCesar Filho e Elaine Mickely

Expectativa 

A não oficialização dos rumos que o governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja tomarão estava deixando a classe política “estagnada”. É voz corrente que, sem a decisão de ambos, não haveria como definir o cenário para 2026. Há até quem diga que, se o PSDB conseguisse fechar uma federação, a saída de ambos ou de um deles poderia não ocorrer. Com a posição manifestada por Azambuja, que estaria assumindo o PL, o quadro muda a partir de agora.

Influência

Reinaldo Azambuja comandará o PL, que tem dois deputados federais e três deputados estaduais. Com sua filiação, a sigla liberal não deverá ter candidato a governador, pois o ainda tucano tem como meta reeleger seu afilhado político Eduardo Riedel. O ex-governador terá ainda forte influência sobre prefeitos, vices e mais de 250 vereadores que formam seu grupo, além de ter excelente relacionamento político com a senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, líder maior do PP.

Juntos

Nos meios políticos mais fechados, o que se sabe é que o governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja não deverão se filiar ao mesmo partido. Não se trataria, porém, de um “virar de costas” de criador à criatura ou vice-versa. A realidade seria o fortalecimento de alianças para a continuidade da jornada em 2026 e eleições futuras. Afinal, projeto de poder só acaba “no longo prazo”. E põe longo nisso.

ANIVERSARIANTES

Keyla Lisboa Sorelli, 
Patrícia Córdoba Fernandes Silva,
Márcia Cristina Terzian Dobashi,
Lúcia Mascarenhas,
Dra. Elisandra Shiroma,
José Laerte Cecílio Tetila, 
Ronilda Galvão Modesto Nonato,
Alvaro Luiz Nakazato,
Leolino Parizotto Ottoni,
Evelyn Karem daSilva Pereira,
Maria Ângela de Moraes Martins,
Maria Ines Freire Zanenga,
Josemiro Fagundes de Souza,
Gabriel da Silva Rodrigues,
Adão Gonçalves Santana,
Ney Francisco Krieger,
Dr. Carlos Eduardo Fachini Dupas,
Humberto Aziz Karmouche,
Milene Donatti,
Gustavo Silva Queiroz,
Maíra Portugal Silva,
Uiara Nogueira Guimarães,
Ludmilla Camargo Lima,
Etalívio Pereira Martins Neto,
Isabella Castanheira Ramos, 
Dr. Vitor Gustavo de Oliveira, 
Ademir de Souza Osiro,
Cilene Ferreira da Cunha, 
Marcia Cristina Chaves,
Erson Gomes de Azevedo,
Arlete Ferreira Thomaz,
Luzia Tobaru,
Adilson Takeshi Kohatsu,
Edson Reginaldo Gesse,
Danielle Monteiro Correia de Souza,
Idelmar da Mota Lima,
José Garibaldi da Rosa Neto,
Vanoni Torraca Júnior,
Flávio Eduardo Ramos Câmara,
Maria Rita Sena Campos,
Paulo Roberto Falbo,
Luciano Maiolino,
Fernando da Costa Marques,
Gilson Adriel Lucena Gomes,
Rosália de Almeida,
Maria Aparecida França,
Dr. Antônio Bicudo Neto, 
Edson Ferro Canavesi,
Carlos Alberto Facco Grassi,
José Carlos Garcia Mendonça,
Ovalmir Martins Dias,
Nelson Costa de Farias,
Carlos Barbosa Silva,
Silvio Cézar Vieira,
Gilberto Honda Flôres,
Maria Auxiliadora Novelli,
Lúcia Higa,
Helena Rosa Santiago, 
Engracia Rodrigues Coimbra,
Luzimar Gonçalves Vargas,
Maria Ester Maeshiro Ferreira,
Izabel Cristina Miranda Mendes, 
Marcílio de Souza Silva Júnior,
Pedro Renato de Almeida Lara,
Adriano de Almeida Marques,
Meyer Ostrowsky,
Ruy de Souza Cavalcanti,
Percílio Ayala,
Cacildo Bella,
Bruno Menegazo, 
Wilson dos Santos Paulo,
Paulo Rogério Zerwes,
Rosa Délia de Moura,
Piero Luigi Tomasetti,
Valdecy Chaves Ricart,
Domingos Correa Ribeiro, 
Geraldo Mangel
Adiralvaro Amaral Evangelista ,
Carlos Eduardo Macanhão, 
Hélio de Castro Fernandes,
Carlos José Reis de Almeida, 
Ademar Fernandes de Araújo,
Fortunato Lopes Bennett,
Sidney Loureiro Paulo,
Gerusa do Amaral Catelan Trivelato, 
Fábio Edir dos Santos Costa,
Gualter Cabral de Queiroz,
Gertrudes Araújo de Oliveira,
Jefferson Daniel Figueiredo, 
Judith Willemann Flor, 
Marcos Geromini Fagundes,
Nilson Freitas de Oliveira, 
Maria Vendas Vilas Boas,
Vander Rosenvald Moreto,
Luís Alberto de Pádua,
Sônia Marina Martins de Lima,
Renata Gomes Carpes, 
Salma Salomão Saigali, 
Roberto Ricardo Machado 
Gonçalves, 
Waldemar Peverari Filho,
Maria Cândida Pimentel Gonçalves,
Renata Grubert Vargas,
Olmira Thaís Franco Lozano,
Jessica Alessandra Pieczykolan 
Nunes,
Renato Interliche,
Shadilla da Silva Neves,
Janieiry Mottin Goulart Guazzelli,
Mauro Ramires Banzato,
José Magi Stuqui Junior,
Auri Claudionei Matos Frubel.

COLABOROU TATYANE GAMEIRO 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).