Clique aqui e veja as últimas notícias!

SAÚDE E NUTRIÇÃO

Como saber se os alimentos industrializados são realmente naturais como dizem os rótulos?

Engenheira de alimentos dá dicas de como ler as embalagens para consumir de forma mais saudável
02/01/2021 15:02 - Ricardo Campos Jr

Por trás das embalagens de alimentos nos supermercados existe um complexo processo que raramente não envolve adição de alguma substância química, seja para alterar gosto, cor, textura ou simplesmente para fazer com que os itens durem mais. A maioria dos consumidores não faz a mínima ideia do que aconteceu com o produto antes de passa-lo no caixa. Então, como saber até onde o rótulo que diz “natural” está falando a verdade?

A doutora em engenharia de alimentos, professora associada e diretora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará Vanessa Albres Botelho, que ainda por cima é filha de sul-mato-grossenses, afirma que é muito raro encontrar alguma comida embalada que não contenha pelo menos um aditivo.

“Sabe por quê? Porque a partir do momento em que ele sai da fábrica ele já começa a perder a validade, seja por alterações físico-químicas ou microbiolóigicas”, afirma.

Nesse sentido, é possível dizer que alimentos naturais mesmo são aqueles colhidos diretamente da horta ou as carnes encontradas nos açougues. 

Dessa forma, explica Vanessa, muitas marcas já começaram a mudar o que vem escrito nos rótulos estampando a informação “minimamente processados”. Nesses casos, os alimentos passam apenas por processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou não desejadas, fracionamento, secagem, embalagem, pasteurização, resfriamento, congelamento, fermentação e outros processos que não envolvem a adição de ingredientes ao alimento original (nem elementos mais simples, como sal, açúcar e óleo). 

E não basta ter essa informação em mãos na hora de fazer as compras. É preciso ler atentamente as embalagens para não cair em armadilhas.

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba acesso também a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui