Correio B

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta quarta-feira, 24 de abril de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

Continue lendo...

Augusto Branco - escritor brasileiro

"Viver é enfrentar desafios. Quem nunca enfrentou desafios, apenas passou pela vida, não viveu"

FELPUDA

Um dos partidos políticos que pensa em lançar pré-candidato a prefeito de Campo Grande está debruçado com lupa e calculadora sobre pesquisa para consumo interno,  visando decidir se é mesmo viável entrar na disputa.  Problema já detectado: dito-cujo está há tempos sem mandato, e os jovens eleitores  só “ouviram falar dele”, o que não significa votos nas urnas. Soma-se a isso o enfraquecimento de sua liderança na sigla. Vai daí...

Fritura

Pose e atitudes de “magnata”  de certa figurinha carimbada, que teve o nome ungido para disputar a prefeitura de município do interior de Mato Grosso do Sul, vêm causando arrependimento da-que-les em quem articulou a, digamos, “unção”.

Mais

Maior interessado no cargo, personagem em questão não está fazendo o mínimo esforço para gastar a sola do sapato mocassim de grife. Acha que já ganhou. Há quem afirme que a “Operação Descarte está em curso”.

Bruna Gameiro
Flavia Junqueira

Sem noção

Vereador recém-chegado  a novo endereço partidário andou soltando cobras e lagartos contra outra legenda.  Ocorre que o dito-cujo  se esqueceu de que a sigla  que o acolheu está  suando a camisa  e acendendo velas para ter o apoio justamente  do partido que ele atacou.  “Puxão de orelha” da alta cúpula não está descartado.

Semelhanças

Assim como em Campo Grande, o PT de Dourados tem seu pré-candidato a prefeito, mas a cúpula também não estaria “assim” com o pretenso postulante ao cargo.  É semelhante ao que ocorre  na Capital, onde uma  das alas quer se coligar com  Rose Modesto (União Brasil). Lá a ideia seria uma aliança com o atual prefeito Alan Guedes (PP).  Motivo: em ambos os casos, pavimentar o caminho para  o deputado federal petista Vander Loubet disputar uma das duas cadeiras no Senado em 2026.

Aniversariantes

Marilúcia Pereira Sandim, 
Dr. José Mauro Pinto de Castro Filho, 
Marianna de Paula Aquino, 
José Saraiva Braz, 
Annelise Giordano de Barros Miranda, 
Ricardo Miguel Duailibi, 
Ivone Ermenegildo, 
Janete Chacha Martins,
Andrea Cristina Inacio Marcelino de Melo,
Ciro Yonamine,
Gelson Vicente Gomide,
Antonio Silva Batistella,
Luiz Maiolino Brum,
Mário César Oshiro,
Aroldo Luiz Moreira,
Bernardino Cardoso,
Djeferson Lamperth,
Eleida Moreira Jacques,
José Carlos de Melo,
Dra. Helena Márcia Nascimento, 
Dr. Claudio Razuk,
Rosely Marla Giordano Santos, Maria Cristina Barros Machado Bogalho, 
Gisele Araújo Mosena,
Marilza de Carvalho Rezende, 
Paulo Joel de Rezende,
Luisa Soares de Melo,
Márcia Aparecida Marinho,
Antônio Carlos da Silva,
Gisele Souza Araújo,
Paulo Eduardo Garcia Cardoso,
Antônio Roberto Prudente,
Regina Nunes Cardoso,
Marlúcia Maria da Silva Pedroso, 
João Ferreira Neto, 
Valter Guandaline,
Maria Aparecida de Souza,
André Wanderley Lacerda Courbasier,
Dr. Gilberto Siqueira,
Regina Maura Carrato Grande,
Antonio Augusto Sarubbi,
Carlos Wilson Souza Pimentel,
Dr. Nélio Soares da Silva,
Heliana Braga,
Mauro Neder, 
Simone Sanches Barbosa,
Luana Constantino Medina,
Nerilda Garcia Alves,
Aquibaldo de Matos Pereira,
Antônia Cândida dos Santos,
Graciele Cristina Pivetta,
Nelson de Barros Rodrigues Leite,
Edite Borges de Assis,
Lucimar Nilda Soares da Silva, 
José Teotônio da Luz,
Humberto Carlos Filgueiras Mercante,
Sérgio Henrique dos Santos,
Ester de Almeida Flôres,
André Faria Menezes,
Beatriz Barbosa de Almeida,
Guilherme Andrea da Silva,
Dr. Manoel Nunes Viana,
Maria do Carmo de Carvalho,
Dra. Lidia Satsico Aracaqui Ayres, Antônia Inêz de Almeida,
Sérgio Vieira Arruda,
Tereza Cristina dos Santos,
Sandra Maria do Amaral,
Tânia Gerusa Alves,
Maria Cecília Mendes,
Sandra de Castilho Bandeira,
Arquimedes Bibiano Oliveira,
Débora Coene Paisano da Silva,
Diego de Andrade Trindade,
Luciano Ferreira Calixto,
Pedro Nei Diniz Cabreira,
Reny Graff Subrack,
Erone Gonçalves da Silva,
Hércules Arruda,
Maria de Lourdes Joaquim Borges,
Marlucia Maria da Silva,
Cleide Silva dos Santos,
Joaquim Pedro dos Santos,
Jorge Calixto, 
David Couto de Souza,
Kazuo Yamasaki,
Dra. Silvana Yassuyo Kato, 
Josué Ramalho Sulzer,
Lorenzo Maia Valente Puccio, 
Eulina Marcia Tamazato Oshiro,
Dr. Osmar de Campos Júnior, 
José Marcos Pacco,
Marley Auxiliadora de Azevedo Borges Silva,
Ricardo Macena de Freitas,
Rodrigo Martins Alcântara,
Adair Acosta Escobar,
José Nivaldo Ferreira,
Roberto Gurgel de Oliveira Filho, 
Cid dos Santos Benac, 
Ediana Possebon Pradebon,
Alessandra Hebling Rodrigues, 
Mauricio Picarelli, 
Marta Mello Gabinio Coppola,
Isabella Rodrigues de Almeida Abrão.

Colaborou Tatyane Gameiro

FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS

Editora de CG lança publicação relâmpago em evento mineiro

O tema do FIQ 2024, que presta uma homenagem a Ziraldo (1932-2024), é "Onde cabem os quadrinhos?"

24/05/2024 17h30

Livro quebra torto

Livro quebra torto Divulgação

Continue Lendo...

Foi tudo meio de última hora, no corre-corre, porém, como disseram os quadrinistas envolvidos na mais recente publicação da Avuá Edições, “tá valendo” – e muito. Trata-se do projeto editorial em pequeno formato “Quebra Torto de Bolso”, em que um grupo de seis artistas do traço da Cidade Morena decidiu fazer prestes a dois deles – Marina Duarte e Fabio Quill – embarcarem para a edição deste ano do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), que começou ontem, em Belo Horizonte (MG), e segue até este domingo.


O tema do FIQ 2024, que presta uma homenagem a Ziraldo (1932-2024), é “Onde cabem os quadrinhos?”, certamente o mote inspirador ao qual a turma de artistas reunidos pelo Avuá respondeu com a publicação inédita, produzida no modo expresso e que, como se anuncia já no nome, cabe até no bolso. Quem dá o contexto do projeto é a publisher Mayara Dempsey, parceira de Fabio na Avuá Edições.


“O ‘Quebra Torto de Bolso’ é o desdobramento de uma ideia que nasceu em 2022, quando o [artista, escritor e grafiteiro] Fabio Quill decidiu reunir, por meio de um projeto, talentos de MS que ainda não haviam sido publicados, possibilitando que outros leitores conhecessem seus trabalhos”, diz Mayara – ou simplesmente May, como os amigos a chamam.


“Essa coletânea é uma continuação desse conceito de reunir pessoas em torno de uma mesa ou, nesse caso, em torno de histórias. Para quem não conhece, o quebra-torto é um prato típico da região pantaneira, servido como um desjejum robusto e compartilhado pelos peões antes de iniciarem o trabalho no campo”, explica.


“Esse primeiro volume apresenta seis histórias curtas que, embora inicialmente concebidas com temas livres, acabaram se conectando tematicamente, proporcionando uma experiência de leitura envolvente, engraçada e reflexiva que traz uma sensação de looping 
e de busca”, conta Mayara.


“O formato de bolso foi escolhido justamente na intenção de levar um pouco dos quadrinistas do nosso estado para outros bolsos, para chegar a novos leitores e ser mais acessível financeiramente”, pontua. 


Cada exemplar custa R$ 15. Os outros quadrinistas envolvidos, além de Fabio e Marina, são Dudu Azevedo e Grippho (Jaqueline Cabral), “com quem já tínhamos parceria”, além de Jurubits (Júlia Carriconde) e Miccy Studio (Milena Zarate), “com quem ainda não tínhamos trabalho juntos, mas que admirávamos”.


São talentos de formação e trajetória diversa ao longo da última década, com uma pesquisa com e sobre a imagem que passa pela ilustração, o design, o desenho, a pintura, o grafite e, naturalmente, roteiros e storyboards da arte sequencial das HQs.


Fabio Quill, por exemplo, publicou sete livros, sendo sua HQ “A Casa Baís” (2021) indicada ao HQMix, o Oscar brasileiro dos quadrinhos. O projeto “Quebra Torto”, financiado pelo Rumos Itaú Cultural, foi idealizado pelo próprio artista.


Outro projeto de destaque assinado por ele é o HQ Mural (2020/2021), financiado pela Lei Aldir Blanc, que explora as possibilidades narrativas das HQs utilizando as técnicas do muralismo e do grafite.

“QUEBRA TORTINHO”

Fabio e Marina foram aprovados para participar da 12ª edição do FIQ e estarão na mesa 122 do Minascentro, durante os cinco dias de evento, vendendo o “Quebra Torto de Bolso” e outras publicações. “Existe uma seleção para participar e expor no FIQ. Eles avaliam seu currículo e publicações, dando o parecer de aprovado ou não”, diz Mayara.


A programação do FIQ é totalmente gratuita e terá mesas redondas, debates, conversas, exposição, duelos de HQs, rodada de negócios, oficinas e sessões de cinema. No total, 400 artistas brasileiros e internacionais participam do evento.


“Após o FIQ, vamos distribuir [a edição de bolso] nas principais bancas de revistas e nas livrarias independentes de Campo Grande, mas [interessados] podem entrar em contato com a gente pelo Instagram da editora que enviaremos [uma edição]”, promete Mayara.


“Pretendemos lançar anualmente ou, quem sabe, semestralmente, sempre com rodízio de quadrinistas, pois a intenção é realmente divulgar e promover nossos quadrinistas por aí. E, por fim, o ‘Quebra Tortinho’, que em breve lançaremos, é voltado para o público infantil, ou seja, HQs para crianças”, anuncia a publisher da Avuá.

Receitas

Confira sete receitas para aquecer o estômago neste frio

Do cafézinho à janta, o Correio B separou indicações de pratos especiais para o tempinho de chuva

24/05/2024 16h15

Sopa de Legumes

Sopa de Legumes Reprodução

Continue Lendo...

A frente fria chegou no Mato Grosso do Sul e com ela vieram o frio e uma chuvinha gostosa! Para aproveitar bem o tempinho, separamos sete receitas deliciosas para se aquecer. Confira abaixo:

Chocolate quente cremoso

chocoquente

Tempo de preparo: 15 min

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

  • 500 ml de leite

  • 1 colher (sopa) de amido de milho

  • 4 colheres (sopa) de achocolatado

  • 1/2 caixinha de creme de leite

Modo de preparo:

  1. Em uma panelinha pequena, fora do fogo, coloque metade do leite, amido de milho e misture com um batedor de arame até ficar bem dissolvido.

  2. Despeje o restante do leite, o achocolatado, misture bem e ligue o fogo baixo até ferver. Assim que ferver, continue mexendo e cozinhe por mais 1 minuto.

  3. Depois desligue o fogo, acrescente o creme de leite e mexa bem. Sirva em seguida com canela em pau.

 

Café cremoso

Cafe cremoso 730x365

Tempo de preparo: 20 min

Rendimento: 20 porções

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) cheias de açúcar (400 g)

  • 1 sachê de café solúvel (50 g)

  • 1 xícara (chá) de água fervente (240 ml)

Modo de preparo:

  1. Misture o açúcar com o café na tigela da batedeira.

  2. Adicione a água fervente e bata, em velocidade alta, por uns 10 a 15 minutos ou até ficar cremoso.

  3. Transfira para um pote com tampa e conserve na geladeira ou freezer.

  4. Sirva misturado a bebidas como leite, café, cappuccino ou chocolate quente.

 

Sopa de legumes

Sopa de Legumes

Tempo de preparo: 1h

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

  • 1 peito de frango em cubos

  • Sal a gosto

  • Pimenta-do-reino a gosto

  • 2 colheres de sopa de azeite

  • 2 colheres de sopa de manteiga

  • 1 cebola picada

  • 2 colheres de sopa de molho de tomate

  • 2 batatas em cubos

  • 2 cenouras em rodelas

  • 1 talo de salsão fatiado

  • 2 xícaras de chá de repolho em tiras

  • 1 litro e meio de água quente

  • Salsa picada a gosto

Modo de preparo:

  1. Tempere o peito de frango em cubos com sal, pimenta-do-reino a gosto e reserve.

  2. Em uma panela, coloque 2 colheres de sopa de azeite e 2 colheres de sopa de manteiga. Deixe derreter, acrescente o frango reservado e deixe dourar.

  3. Acrescente 1 cebola picada, 2 colheres de sopa de molho de tomate, 2 batatas em cubos, 2 cenouras em rodelas, 1 talo de salsão fatiado, 2 xícaras de chá de repolho em tiras e refogue por 5 minutos.

  4. Adicione 1 litro e meio de água quente e cozinhe por 1 hora.

  5. Finalize com salsa picada a gosto e sirva em seguida.

 

Bolinho de chuva

bolinho de chuva.webp 825x465

Tempo de preparo: 50 min

Rendimento: 30 unidades

Ingredientes:

  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

  • 1 colher (sobremesa) de fermento químico

  • 1 pitada de sal

  • 2 colheres (sopa) de margarina

  • 3/4 de xícara (chá) de açúcar

  • 2 ovos

  • 350 ml de leite

  • óleo para fritar

  • Açúcar com canela para polvilhar

Modo de preparo:

  1. Peneire a farinha com o fermento e o sal. Reserve.

  2. Bata a margarina com o açúcar e os ovos com um batedor de arame (fouet) até obter um creme fofo.

  3. Adicione a mistura de farinha, alternando com o leite, e mexa até obter uma massa lisa.

  4. Despeje pequenas porções da massa (1 colher de sobremesa) em óleo não muito quente abundante e deixe fritar até dourarem.

  5. Deixe escorrer sobre papel absorvente e sirva quentinhos, polvilhados com açúcar e canela.

 

Escondidinho de mandioca com carne seca

035f923c ddaa 49f3 976c dce60828d622

Tempo de preparo: 40 min

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

  • 2 dentes de alho picados

  • 2 colheres (sopa) de óleo

  • 1 cebola média em gomos finos

  • 1 kg de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada

  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada

  • 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

  • 1 pimenta dedo-de-moça pequena sem sementes picada

  • Sal

  • 1,5 kg de mandioquinha (batata-baroa) cozida e passada pelo espremedor ainda quente

  • 4 colheres (sopa) de manteiga

  • 1 xícara (chá) de leite fervente

  • 1 xícara (chá) de queijo meia cura ralado

Modo de preparo:

  1. Frite o alho no óleo até começar a dourar. Adicione a cebola e, quando murchar, junte a carne seca e frite por 1 minuto. Fora do fogo, adicione as ervas picadas e a pimenta. Ajuste o sal e reserve.

  2. Leve a mandioquinha espremida ao fogo médio, junte a manteiga e o leite e mexa até aquecer bem. Tempere com sal a gosto.

  3. Espalhe cerca de metade do purê de mandioquinha no fundo de um refratário quadrado (25 cm) untado com manteiga, distribua o recheio de carne seca e cubra com o restante do purê.

  4. Polvilhe o queijo ralado (mantenha as bordas livres) e leve ao forno médio preaquecido (180 °C) por 20 a 30 minutos ou até dourar. Sirva decorado a gosto.

 

Quentão

c8fa7e566082cd32ac33_640x480_1_1_1_1

Tempo de preparo: 1h

Rendimento: 12 porções

Ingredientes:

  • 300 gramas de açúcar

  • 4 cravos-da-índia

  • 1 canela em pau

  • 7 gramas de gengibre picado

  • 90 mililitros de suco de limão

  • 30 mililitros de mel

  • 2 litros de água

  • 1 litro de cachaça

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, coloque o açúcar, os cravos-da-índia, a canela em pau, o gengibre picado, o suco de limão, o mel e a água.

  2. Misture bem os ingredientes, ligue o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos após levantar fervura.

  3. Desligue o fogo e reserve.

  4. Coe o caldo e adicione toda a cachaça na panela junto com ele.

  5. Acenda novamente o fogo e aqueça por 5 minutos.

  6. Sua receita de quentão está finalizada! Saúde!

 

Torta de liquidificador

sddefault

 

 

Tempo de preparo: 45 min

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

  • 2 ovos

  • 1 e meia xícara de leite

  • Meia xícara de óleo

  • 1 xícara de farinha de trigo

  • 1 colher de sopa de fermento em pó

  • 1 cenoura ralada

  • 1 lata de milho-verde

  • 1 xícara de queijo muçarela ralado

  • Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo:

  1. Em um liquidificador, coloque 2 ovos, 1 e meia xícara de leite e meia xícara de óleo. Bata por 2 minutos.

  2. Em seguida, adicione 1 xícara de farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento em pó. Bata até obter uma mistura homogênea.

  3. Despeje metade mistura do liquidificador em uma forma untada e enfarinhada.

  4. Adicione 1 cenoura ralada, 1 lata de milho-verde e 1 xícara de queijo muçarela ralado.

  5. Em seguida, coloque o restante da massa e acrescente queijo parmesão ralado a gosto.

  6. Leve ao forno preaquecido a 180 graus Celsius por aproximadamente 40 minutos ou até ficar dourada.

  7. Sirva em seguida.

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).