Menu
Fique conectado conosco nas redes sociais!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos Fale Conosco

Acessiblidade

A+ A-
Correio do Estado

A S S I N E

ENTRAR
Últimas Notícias Cidades Política Economia Esportes Correio B Opinião Classificados

Correio B

leilão

A+ A-

Corset de Marilyn Monroe pode ser vendido por fortuna

Corset de Marilyn Monroe pode ser vendido por fortuna

TERRA

26/11/2011 - 00h00
Nos siga no
O Correio do Estado no Google News
Compartilhar
Facebook
Linkedin
Twitter
Whatsapp
Continue lendo...

O corset usado pela atriz Marilyn Monroe no filme Bus Stop, em 1957, irá a leilão com lance inicial de mais de R$ 500 mil. A roupa verde e preta, com lantejoulas, tem franjas ocre na região abaixo dos seios e quadris. As informações são do Daily Mail.

Os cartazes promocionais do filme foram estampados com Marilyn Monroe com as curvas do corpo bem marcadas pelo corset verde. Na produção, ela usou o traje para representar uma cantora determinada a fazer sucesso em Hollywood.

A peça ressalta bem a cintura e aumenta o volume dos quadris, por conta das franjas, e é um dos visuais mais marcantes da atriz. O corset foi criado pelo estilista favorito de Marilyn Monroe, William Travilla.

cinema e educação

Alunos do Ensino Fundamental fazem curta selecionado para festivais

Por meio de um projeto de extensão da UFMS, alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual 11 de Outubro, em Campo Grande, fazem curta-metragem selecionado para festivais no Brasil, no Peru e na Argentina

28/11/2023 10h00

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Continue Lendo...

Em um um planeta não muito distante, uma tragédia aconteceu. Um monstro terrível dizimou muitas pessoas. As crianças não podiam ir à escola e tinham aulas a distância. Cientistas criaram a "vacinix" para derrotar o monstro. Na volta às aulas, os jovens tiveram que lidar com todas as emoções do retorno e de estarem juntos outra vez. Aprenderam com personagens dos livros como lidar com as emoções para transformar as suas relações na escola.

Esse é o resumo da história narrada no curta-metragem "Deu a Louca nas Emoções". Produzido por alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual 11 de Outubro, no Jardim Bonança, por meio de um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o filme de apenas seis minutos tem seguido uma carreira de fôlego em festivais dentro e fora do Brasil.

O curta foi criado por estudantes do quinto ano ao longo de 2022, no contexto do projeto Brincar de Fazer Cinema com Crianças.

Dá uma olhada no portfólio percorrido até a semana passada. "Deu a Louca nas Emoções" integrou a programação da Mostra Geração do Festival do Rio (RJ), realizado de 5 a 15 de outubro, e participou da 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em Santa Catarina, de 11 a 21 de outubro. 

Sob o título, em espanhol, "Emociones a Flor de Piel", a produção também esteve no 8º Festival Internacional de Animación Ajayu, na cidade de Puno, às margens do Lago Titicaca, no sul do Peru, e foi exibida na semana passada, em Buenos Aires, na Argentina, no 22º Festival Hacelo Corto.

E tem mais: até sexta-feira (1), "Deu a Louca nas Emoções" integra os filmes em votação aberta pelo júri popular do Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada, no Rio Grande do Sul. Para assistir e votar, basta acessar o canal do festival no YouTube.

TRÊS ETAPAS

O Brincar de Fazer Cinema com Crianças é coordenado pela professora Tina Xavier, da Faculdade de Educação (Faed) da UFMS. Ela conta que o projeto existe desde 2010 e é realizado anualmente com crianças de escolas municipais.

No ano passado, as atividades foram retomadas após uma pausa por conta da pandemia, e foi também a primeira vez em que foram realizadas em uma escola estadual. 

"A temática trabalhada foram as emoções das crianças com a volta presencial às aulas após esse período em que todos ficamos em isolamento. As crianças do quinto ano estavam com as emoções à flor da pele, por isso, o filme retrata e trabalha isso: como gerir essas emoções do reencontro com amigos e amigas na volta à socialização", comenta Tina Xavier. 

A professora explica que o trabalho manteve a metodologia, com três fases distintas, já adotada em edições anteriores do projeto. Na primeira fase, intitulada Brincar de Pensar em Si e no Mundo, várias atividades foram realizadas para as crianças refletirem sobre o assunto. 

"Levamos livros infantis, vídeos, filmes, curtas-metragens do nosso projeto e de outros que também são desenvolvidos com crianças, fizemos toda a discussão teórica e reflexiva sobre a temática", diz a professora e coordenadora do projeto.

Tina diz que as emoções pessoais acabaram se sobressaindo com frequência: "Muitas não conseguiram estudar direito com o ensino remoto e, por serem de camadas bastante populares, também não tinham acesso a pessoas que pudessem auxiliá-las. Isso gerou emoções como raiva, medo, dificuldade de lidar com o 'não saber'. Muitas não tinham sido alfabetizadas em sua completude quando começou a pandemia, e isso também gerou emoções conflituosas".

A segunda etapa, intitulada Brincar de Fazer Cinema com as Crianças, consiste propriamente na criação e na produção do curta, na qual Tina e a equipe do projeto apresentam e trabalham temas como a linguagem cinematográfica e passam à construção do roteiro e do filme em si. A animação

"Deu a Louca nas Emoções" foi desenvolvida em 2D a partir de desenhos produzidos pelas crianças.

A terceira fase é a realização de um seminário ao fim do ano, para o lançamento do filme produzido e para uma mesa-redonda para discussão do projeto, da qual as crianças também participam. A atividade foi realizada no dia 2 de outubro, no Anfiteatro Marçal de Souza (UFMS). 

"É um momento bastante interessante, as crianças ficam felizes de ver sua produção sendo exibida e de participarem da avaliação do projeto", destaca a coordenadora.

EQUIPE

Tina costuma inscrever os curtas em diversos festivais nacionais e internacionais e afirma que só a aprovação na seleção já é considerada um prêmio. 

"São filmes do mundo inteiro, e por isso é sempre uma alegria imensa sermos selecionados para exibição. Termos o filme em vários lugares do mundo demonstra a importância e o reconhecimento do nosso trabalho também na universidade e especialmente o reconhecimento de como a universidade articula seus saberes com a comunidade", frisa.

A equipe de produção de "Deu a Louca nas Emoções" foi composta, além da coordenadora, por Samanta Felisberto Teixeira, técnica em assuntos educacionais, Carolina Cristaldo Fontes Rocha, Clara Moreira Guarnieri Rosa e Isadora Lynch dos Santos, estudantes de Pedagogia e bolsistas de extensão da UFMS, e ainda Ana Karolinna Rodrigues Moraes, Lui Soares, Rhanna Raquell Moura Salim de Souza e Telma Iara Bacarin, que reforçaram o time como voluntários. 

FILMOGRAFIA

Neste ano, uma nova turma de alunos, desta vez do quarto ano da Escola Municipal Maria Regina de Vasconcelos Galvão, produziu um novo curta, chamado "A Escola das Diferenças".

Com essa produção, o projeto totaliza 14 animações em 13 anos de história. Muitas delas já receberam premiações e foram selecionadas para grandes festivais, como o brasileiro Anima Mundi, um dos mais importantes do mundo entre os que se dedicam ao cinema de animação.

POTENTE

Os filmes e também os bastidores das produções podem ser encontrados no canal do projeto no YouTube e em seus perfis no Instagram e no Facebook. Tina Xavier acredita que a iniciativa deve continuar por muitos anos.

"É um projeto extremamente potente. É um processo de construção, de socialização de conhecimentos e de reflexão de temáticas importantes para as crianças. É transformador para elas e também para nós, da equipe, porque a cada ano estamos com uma temática diferente. Os temas são decorrentes das nossas pesquisas na universidade, mas, para que possamos dialogar com as crianças, tem muito mais estudo, muito preparo, e isso contribui muito também para nossa formação", completa.

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta terça-feira, 28 de novembro de 2023

Por Ester Figueiredo ([email protected])

28/11/2023 00h01

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Lya Luft - escritora brasileira


Andamos tão desencantados que ser decente 
parece virtude, ser honesto ganha medalha 
e ser mais ou menos coerente merece aplausos".

FELPUDA

Dirigente de partido teria batido forte na mesa, dia desses, para alertar equipe sob seu comando que está terminantemente proibido abrir espaço na sigla para quem tenha algum tipo de "culpa no cartório".  A ordem por lá é não ter nas fileiras alguém que possa causar constrangimentos. A informação é que a determinação expressa foi dada por liderança forte da legenda. Como diz o ditado: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo". Assim sendo...

"Gostinho"


O vereador Carlos Augusto Borges, que estará sentindo o "gostinho'' de ser prefeito até quarta-feira (29), pois a prefeita Adriane Lopes está no Chile, é o nome do seu partido, o PSB, para a disputa da Prefeitura de Campo Grande.

Mais

Carlão, como é conhecido, preside a Câmara Municipal e poderá mesmo não querer ficar apenas no "gostinho''. Mas, como há muita água para rolar debaixo da ponte, resta esperar para conferir.

Bruno Wendling

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Bruno Wendling, foi indicado para o Prêmio Nacional do Turismo 2023, dentro de Destaque no Turismo, na categoria Governo. Mato Grosso do Sul teve mais quatro indicações de entidade, órgão e empreendimento. A escolha vem sendo feita por votação do público no site inscricaopremio.turismo.gov.br e vai até o dia 1º de dezembro. A cerimônia de entrega do prêmio aos vencedores será realizada em 16 de dezembro, em Brasília, durante o Salão do Turismo 2023: Conheça o Brasil. A premiação é concedida na forma de troféus e certificados conferidos aos finalistas.

Barbosinha e Dra. Maristela de Castro
Livia Marques

 

Caldeirão

Adjunto de subsecretaria municipal jogou farinha no ventilador quando, durante encontro, andou insinuando possíveis casos de "rachadinhas" que estariam sendo praticadas por alguns vereadores. A temperatura subiu, e o presidente do Legislativo anunciou que registraria um boletim de ocorrência. As desculpas foram feitas e aceitas, mas o climão continua.

Agora, não

Até o momento não tem havido manifestações sobre alguém do time de secretários do governador Eduardo Riedel que estaria interessado em disputar as eleições de 2024. Até onde se sabe, não deverão ocorrer baixas no primeiro escalão no próximo ano. Já no pleito de 2026, muitos deles tentarão conquistar vagas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) e na Câmara dos Deputados.

Lado a lado

Não é piada. O Movimento Sem Terra (MST) foi convidado para a posse dos integrantes da Frente Parlamentar Invasão Zero, que ocorrerá às 8h desta quarta-feira (29), na sala da presidência da Assembleia Legislativa de MS. Caso alguns dos seus membros compareçam, ficarão ao lado de representantes da Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), da Associação dos Criadores de MS (Acrissul), entre outros convidados.

Aniversariantes

Hélio Bolson Júnior, 
Andréa Romero, 
Fernando de Barros Bumlai, 
Karine Álvares Novaes, 
Ali El Kadri, 
José Clovis Rodrigues Miranda,
Dr. André Luiz Tadashi Ishikawa,
Elida Ota Ortega Asato,
Josimar Palacio,
Orliney Rodrigues do Nascimento,
Domingos Franzin,
Jesy Lopes Peixoto,
Maria Ribeiro Soares,
Andreia Souza Porto,
Michelle Rocha Anechini, 
Alzira Pereira da Silva,
Dênis Lopes,
Sergio de Lima Silva,
Divino Luiz de Oliveira,
Jônathas Fernandes Dias Tomazoni, 
Darcy Rodrigues Higa, 
Márcia Cristina Schubach Pastor Cândido, 
Fernando Coelho Mirault Pinto,
Luiz Antonio Sartori,
Dr. Marcelo Rosa Ribeiro, 
Dr. Flávio Tomaz Ferreira Alves,
Dr. Alcides Miguel Kuibida, 
João Alfredo Danieze,
Jefferson Zanardini Endo,
Dr. Rafael Nunes, 
Alcir Batista de Oliveira,
Domingos Sérgio Barreto da Silva,
Nilton Pickler,
Gisele de Oliveira,
Ihana Fernandes, 
Michelle Miyazato Valle,
Déa Bastos Corrêa da Costa,
Terezinha Rondon Giugni,
Valmir Batista Corrêa,
Ivan Mello Alves,
Rafael Geraldo de Oliveira Alves, 
Marco Aurélio Cândia Braga,
Herculano de Castro,
Mário Márcio Granero,
Virginia Maria da Silva Sanches,
Valéria Zan Molinaro, 
Vera Lúcia Silveira Leite,
Léa Lemes de Souza,
Gustavo Vilalba Monteiro,
Dayse Marisa Bicudo,
Gustavo Leite Langassner,
Delma de Oliveira Rosa Pires,
Matias de Rosa Silva,
Clélia Goulart de Souza,
Dr. Mauro Armoa Gomes,
Ivan Roberto Mariani,
Edson Almeida Costa Nonato,
Laerte Vieira Maia, 
Rodrigo Guilhen,
Leonan Breno Ajul de Menezes,
Nara Leal Rodrigues Santile,
Talita Macedo de Carvalho,
Sandra Regina Batista Amin,
Maria Lucy Scaramuzzi,
Lindalva Souza Andrade Marques de Rezende,
José Eduardo Queiroz da Silva,
Osvaldo Rodrigues Medina,
Dr. Kleber Eduardo Batista Saito,
Maitê Gonçalves Lins,
Leonardo Luiz Aquino Pinheiro,
Abigair Martins Barros,
Mario José Lacerda Filho,
Edilberto Rodrigues Pereira,
Vandro Serrou Camy,
Gesilda Wanderley Mubárac,
José Edmilson Guimarães Santos,
Pedro Paulo Rodrigues,
Stephanie Camargo Ruchel,
Priscila Espíndola Yrigoyen,
José Carlos Costa Marques Bumlai, Noêmia Lima,
Darci Argenta Alves,
Vanessa Tavares dos Santos,
Tânia Mara de Souza,
Josefa Lucena de Oliveira,
Dra. Leilane Medeiros Piotto,
Raimundo de Souza Pires,
Ellen Brito Esquivel, 
Helena Cristina Barbosa Acosta Oliveira,
Antonio Sérgio Lanzoni,
Paola Yurie Nozu,
Rosângela Maria Basegio Merighi, 
José Antonio Bressani,
Fabiana Silva Araújo Kerber,
Eder Pereira Mendes,
Fernanda de Andrade Beppler Santos,
Dr. Julio Tardin,
Ronald Colman Junior,
José Carlos Assis,
Lidiane Ferreira Resende,
Jonny Carlos da Silva,
Fernando dos Santos França,
José Augusto Lima Silva,
Walmir de Almeida Teixeira, 
Edson do Nascimento Borges, 
José Alberto Ventura Couto,
Lucila Almeida Braga, 
Liamara Arima Vedovato.

Colaborou Tatyane Gameiro

Assine o Correio do Estado
 

MAIS LIDAS

1

Quase pronta, Rota Bioceânica terá de superar desafios e provar viabilidade
Os desafios dos 2.396 km

/ 5 dias

Quase pronta, Rota Bioceânica terá de superar desafios e provar viabilidade

2

Cardumes param no pé de usina e pescadores fazem pesca ilegal
piracema

/ 3 dias

Cardumes param no pé de usina e pescadores fazem pesca ilegal

3

Clientes relatam problemas na exibição dos saldos no Bradesco, que fala em regularizar situação
Instabilidade

/ 1 dia

Clientes relatam problemas na exibição dos saldos no Bradesco, que fala em regularizar situação

4

Salário de fiscais de renda da prefeitura pode subir para cerca de R$ 70 mil
"trem da alegria"

/ 5 dias

Salário de fiscais de renda da prefeitura pode subir para cerca de R$ 70 mil

5

Transpantaneira, construída por empreiteira de Patrola, "desmorona" com a chuva
Obra controversa

/ 1 dia

Transpantaneira, construída por empreiteira de Patrola, "desmorona" com a chuva

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

ASSINANTES
Despesas do Governo Federal chega a 19.4% do PIB já em 2023
Exclusivo para Assinantes

/ 21 horas

Despesas do Governo Federal chega a 19.4% do PIB já em 2023
Ford iniciou as vendas da nova Ranger Raptor que tem preço sugerido de R$448.600
NOVIDADES DA SEMANA

/ 3 dias

Ford iniciou as vendas da nova Ranger Raptor que tem preço sugerido de R$448.600
 Para que serve e qual a importância do Mandado de segurança?
DIREITO PREVIDENCIÁRIO

/ 4 dias

Para que serve e qual a importância do Mandado de segurança?
Leandro Provenzano: Venda casada de Seguro Rural
Exclusivo para Assinantes

/ 5 dias

Leandro Provenzano: Venda casada de Seguro Rural

FIQUE CONECTADO CONOSCO NAS REDES SOCIAIS!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos
Fale Conosco
Correio do Estado

Av. Calógeras, 356, Centro

[email protected]

(67) 3323-6090

(67) 9.9922-6705

©2023 CORREIO DO ESTADO. Todos os Direitos Reservados.

Razão social: Correio do Estado LTDA

CNPJ: 03.119.724/0001-47

Layout

dothCom

Plataforma

DOTHNEWS