Culinária e Receitas

ENCONTRO

A+ A-

Campo Grande sediará festival do vinho

Campo Grande sediará festival do vinho

DA REDAÇÃO

15/06/2011 - 01h00
Continue lendo...

Acontece em Campo Grande, na quinta-feira, dia 16 de junho, a primeira edição do Território Wine Festival. O encontro, uma iniciativa do Território do Vinho, reunirá enólogos, sommeliers, chefs de cozinha, bem como apreciadores do vinho em ações simultâneas que mostrarão como harmonizar a bebida com gastronomia e cultura.

De acordo com o enólogo Diogo Wendling, organizador do festival, o evento visa disseminar a cultura do vinho. Na contra-mão da tradição, Diogo Wendling, formado em viticultura e enologia pela universidade Napa Valley (EUA), explica que, diferentemente do que se imagina, é simples fazer do vinho um hábito cotidiano. “Mais que rótulo, o vinho, assim como outras bebidas e drinques, deve agradar o paladar. Saber harmonizá-lo, contudo, potencializa o seu sabor”, diz.

Não é à toa que harmonia será evidenciada em cada canto do Território Wine Festival. Entre as curiosidades, o evento mostrará que é possível, por exemplo, tornar a degustação de uma determinada uva, seja ela Cabernet Sauvignon, Malbec, Shiraz, ainda melhor se estiver em sintonia com a batida certa. Sob organização da Única Rádio, empresa especializada em trilhas sonoras para ambientes, público conhecerá a série de CDs Vin de La Musique que, por meio de enosinfonia mostrará repertório ideal para acompanhar cada tipo de bebida. Em sua primeira edição, intitulado Cabernet Sauvignon, haverá faixas voltadas para vinhos tintos, que por ser encorpado, com taninos densos, pedem batidas vibrantes em estilos como jazz e lounge.

Assim como a para cada tipo de vinho há uma música adequada, o paladar pode ser ainda mais aguçado com o ingrediente correto. Desde as entradas até as sobremesas, as chefs Rosana Messina, da Buona Coccina; Teca Vieira, do Território do Vinho; Andressa Sandri, da Sweet e Luciana Carvalho demonstrarão que para cada prato, até mesmo os doces, há um vinho ideal. Por meio de uma seleção de massas e risotos, além de entradas e sobremesas personalizadas para cada uva, o público será convidado a testar os seus sentidos.

A arte e a cultura serão um dos diferenciais do Território Wine Festival. Entre as atrações está o trabalho de Pop Art Cartoon, do artista plástico Guto Vieira. Aldeia Black, com repertório de Jazz e Soul; seguido do DJ Tiago Merlone, desta vez com Jazz e Lounge, da Única Rádio, darão o tom em ambiente exclusivamente preparado para o evento.

Cursos

Aprendizagem também terá espaço na série de eventos abertos no Território Wine Festival – em sua continuidade ao longo do mês de junho. Para os curiosos, mas que não querem se aprofundar no assunto, o Território do Vinho promoverá tour explicativo, em sua adega, em horários previamente agendados, com a “história em pílulas” para pessoas que buscam saber sem aprofundar. As visitas são abertas ao público.

Aqueles que buscam conhecimento, contudo, o Território do Vinho realizará, nos dias 29 e 30, o curso básico e avançado de vinhos com Eric Witer, que já atuou como sommelier nos restaurantes Fasano e Dom, em São Paulo. Para o fechamento das aulas, haverá no dia 30, o Wine Dinner. Eric Witer aliado a chef Dede Cesco servirão três pratos (entrada/prato principal/sobremesa) com breve explicação sobre sua harmonização. Ao final, será entregue aos participantes apostila completa com detalhes do curso.

Serviço

O Território Wine Festival, uma realização Território do Vinho, em parceria com F5 Coletivo, Buona Cuccina e Sweet, será no dia 16 de junho, das 20h às 2h, com open bar e open food, no espaço do Território do Vinho, localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 3210. O curso de Vinhos - básico e avançado, com o sommelier Eric Wite e a chef Dede Cesco será nos dias 29 e 30. Já os tours explicativos na adega acontecerão até o final do mês, uma vez por semana, em visitas previamente agendadas. Para informações sobre valores, detalhes da programação, horários, basta entrar em contato no 3029-8464. As vagas são limitadas.

NATAL

Dez dicas para a Ceia de Natal

Você que ainda está na duvida separamos 10 receitas fácil e tradicional para o Natal

18/12/2023 11h44

Peru é tradicional no Natal

Continue Lendo...

A ceia de Natal é repleta de pratos tradicionais e deliciosos que variam de acordo com as tradições culturais e familiares.

Separamos algumas opções para você que ainda está em dúvida para a Ceia. 

Alguns dos pratos mais típicos e populares incluem:

  1. Peru: Uma ave festiva que se tornou um clássico natalino. Tradicionalmente, é servido assado e pode ser recheado de diversas maneiras.

  2. Bacalhau: Muito popular em países de tradição portuguesa, o bacalhau é normalmente servido em postas ou na forma de bolinho. Sua tradição remonta à Idade Média, quando era consumido durante o jejum natalino por ser o peixe mais acessível na época.

  3. Farofa Natalina: Pode ser feita com frutas secas, nozes, amêndoas e outros ingredientes saborosos, diferenciando-se da farofa servida nas refeições cotidianas. Esta iguaria tem raízes na gastronomia indígena brasileira, adaptada para as festividades natalinas.

  4. Arroz de Natal: Geralmente preparado com uvas-passas, cenoura, ervilha, cheiro verde e outros ingredientes coloridos, trazendo um toque festivo à mesa.

  5. Salpicão: Uma receita brasileira que combina frango ou peru com temperos e frutas diversas, misturados em um molho cremoso. Existem várias versões, incluindo variações com atum, frango, bacalhau e outros ingredientes.

  6. Panetone: Um doce tradicional de origem italiana, com variações que incluem frutas cristalizadas, chocolate e doce de leite.

  7. Rabanada: Um prato doce feito com pão, leite e ovos, com origem na Península Ibérica e que se tornou um clássico natalino no Brasil.

  8. Biscoitos Natalinos: Biscoitos de mel e gengibre, muitas vezes decorados em formato de bonecos, são uma tradição que vem de monges europeus ou da realeza da Inglaterra.

  9. Tender: Um prato norte-americano que consiste em um pedaço de pernil de porco cozido e defumado, normalmente preparado com mel, abacaxi e cravos-da-índia.

  10. Pernil: Em muitas famílias brasileiras, o pernil assado é um prato tradicional de Natal, muitas vezes escolhido devido à sua acessibilidade em comparação com outras carnes.

Geralmente preparado com uvas-passas, cenoura, ervilha, cheiro verde e outros ingredientes coloridos, trazendo um toque festivo à mesa.Arroz de Natal é preparado com uvas-passas, cenoura, ervilha, cheiro verde e outros ingredientes coloridos

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).