Culinária e Receitas

NATAL

A+ A-

Dez dicas para a Ceia de Natal

Você que ainda está na duvida separamos 10 receitas fácil e tradicional para o Natal

Continue lendo...

A ceia de Natal é repleta de pratos tradicionais e deliciosos que variam de acordo com as tradições culturais e familiares.

Separamos algumas opções para você que ainda está em dúvida para a Ceia. 

Alguns dos pratos mais típicos e populares incluem:

  1. Peru: Uma ave festiva que se tornou um clássico natalino. Tradicionalmente, é servido assado e pode ser recheado de diversas maneiras.

  2. Bacalhau: Muito popular em países de tradição portuguesa, o bacalhau é normalmente servido em postas ou na forma de bolinho. Sua tradição remonta à Idade Média, quando era consumido durante o jejum natalino por ser o peixe mais acessível na época.

  3. Farofa Natalina: Pode ser feita com frutas secas, nozes, amêndoas e outros ingredientes saborosos, diferenciando-se da farofa servida nas refeições cotidianas. Esta iguaria tem raízes na gastronomia indígena brasileira, adaptada para as festividades natalinas.

  4. Arroz de Natal: Geralmente preparado com uvas-passas, cenoura, ervilha, cheiro verde e outros ingredientes coloridos, trazendo um toque festivo à mesa.

  5. Salpicão: Uma receita brasileira que combina frango ou peru com temperos e frutas diversas, misturados em um molho cremoso. Existem várias versões, incluindo variações com atum, frango, bacalhau e outros ingredientes.

  6. Panetone: Um doce tradicional de origem italiana, com variações que incluem frutas cristalizadas, chocolate e doce de leite.

  7. Rabanada: Um prato doce feito com pão, leite e ovos, com origem na Península Ibérica e que se tornou um clássico natalino no Brasil.

  8. Biscoitos Natalinos: Biscoitos de mel e gengibre, muitas vezes decorados em formato de bonecos, são uma tradição que vem de monges europeus ou da realeza da Inglaterra.

  9. Tender: Um prato norte-americano que consiste em um pedaço de pernil de porco cozido e defumado, normalmente preparado com mel, abacaxi e cravos-da-índia.

  10. Pernil: Em muitas famílias brasileiras, o pernil assado é um prato tradicional de Natal, muitas vezes escolhido devido à sua acessibilidade em comparação com outras carnes.

Geralmente preparado com uvas-passas, cenoura, ervilha, cheiro verde e outros ingredientes coloridos, trazendo um toque festivo à mesa.Arroz de Natal é preparado com uvas-passas, cenoura, ervilha, cheiro verde e outros ingredientes coloridos

GASTRONOMIA

O HAMBÚRGUER E O BACON

Por que resistir a uma combinação de baixo custo, fácil de preparar e que agrada a todos os paladares? Hoje você vai aprender a fazer também um irresistível polpetone de bacon recheado de queijo e enrolado no bacon

06/04/2024 11h30

Imagem Reprodução

Continue Lendo...

Quando se trata de hambúrgueres, poucas combinações gastronômicas são tão amadas e icônicas quanto o bacon e uma carne suculenta. A adição de bacon crocante a um hambúrguer transforma a experiência de saborear essa delícia em algo verdadeiramente irresistível. A história por trás dessa deliciosa junção é tão fascinante quanto o sabor que ela proporciona.
A trajetória do bacon no hambúrguer remonta a séculos atrás, quando ambas as iguarias eram apreciadas separadamente e ainda não haviam se encontrado de maneira tão harmoniosa. O bacon, por si só, tem uma longa história de consumo, remontando aos tempos antigos, quando os povos da Mesopotâmia e da China já apreciavam as virtudes dessa carne defumada. No entanto, foi na Europa, especialmente na Grã-Bretanha e na Alemanha, que o bacon começou a se popularizar e a se tornar um item básico na culinária.

O HAMBÚRGUER


O hambúrguer, por sua vez, tem uma origem mais recente e mais específica. Sua forma moderna, como um disco de carne moída entre duas fatias de pão, é frequentemente associada aos Estados Unidos, onde se tornou um símbolo da culinária americana.
Os primeiros hambúrgueres eram simples e geralmente consistiam apenas de carne e temperos básicos. No entanto, à medida que a cultura culinária evoluiu e as técnicas de cozinha se aprimoraram, os hambúrgueres começaram a se tornar uma tela em branco para a criatividade dos chefs e cozinheiros apaixonados.

COM BACON


A união do bacon e do hambúrguer provavelmente aconteceu em um momento de experimentação culinária, quando alguém decidiu adicionar algumas fatias de bacon frito ao hambúrguer, criando, assim, uma explosão de sabores. O resultado foi uma combinação perfeita de texturas e gostos: a carne suculenta e temperada do hambúrguer contrastava com o crocante e salgado do bacon. Essa harmonia de elementos transformou rapidamente a novidade em um sucesso culinário.


Nos Estados Unidos, a década de 1950 foi um período de proliferação de lanchonetes e restaurantes que serviam hambúrgueres. Com a popularização da comida rápida, a adição de ingredientes como bacon, queijo e outros acompanhamentos criativos tornou-se uma maneira de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. O bacon, por conta de seu sabor marcante e textura única, logo se tornou um dos ingredientes favoritos para aprimorar a experiência do hambúrguer.


Ao longo das décadas seguintes, a popularidade do bacon no hambúrguer só cresceu. Ele deixou de ser apenas um ingrediente adicional e se tornou uma parte essencial das opções de hambúrgueres nos cardápios de todo o mundo. Além de adicionar sabor e textura, o bacon também trouxe consigo uma certa nostalgia e conforto, lembrando muitos de refeições caseiras e momentos compartilhados em família ou entre amigos.
Hoje, o bacon no hambúrguer é uma combinação tão icônica que é difícil imaginar uma época em que não fosse uma opção padrão em muitos restaurantes. Dos estabelecimentos mais simples às criações gourmet de chefs renomados, o bacon no hambúrguer continua a ser uma escolha popular, capaz de agradar aos paladares mais exigentes.

FAÇA AS DUAS


Em resumo, a história do bacon no hambúrguer é uma jornada saborosa através do tempo, que nos mostra como a criatividade culinária e a experimentação podem transformar ingredientes simples em uma delícia adorada por muitos.


A combinação de carne suculenta e bacon crocante não é apenas uma questão de sabor, mas uma celebração da evolução da culinária e dos prazeres gastronômicos que ela nos proporciona. A sugestão, portanto, é que você não perca a chance de provar não somente o hambúrguer, mas também o polpetone, que segue abaixo, na sua aventura do sabor deste fim de semana. O rendimento das medidas é de 20 bolinhas.

 

HAMBÚRGUER SUÍNO GOURMET

Ingredientes
> 300 g de pernil suíno picado;
> 100 g de bacon cortado em cubos;
> 3 dentes de alho picado;
> 2 colheres (sopa) de cebola picada;
> 3 colheres (sopa) de cheiro-verde;
> Pimenta-do-reino a gosto;
> 100 g de bacon em fatias;
> 2 fatias de abacaxi;
> 2 colheres (sopa) de manteiga;
> 1 colher (sopa) de mel;
> ½ cebola cortada em rodelas finas;
> Sal a gosto;
> 2 colheres (sopa) de maionese;
> 2 colheres (sopa) de mostarda;
> 1 colher (chá) de hortelã;
> 1 folha de alface;
> ½ tomate cortado em rodelas;
> 2 fatias de queijo prato;
> 1 pão de hambúrguer.


Modo de preparo do hambúrguer


Em um recipiente, coloque o pernil suíno, o bacon em cubos, o alho, a cebola picada e o cheiro verde, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e em seguida, com o auxílio de um prato, modele para que fique com a forma de um hambúrguer. Reserve. Em uma frigideira antiaderente, frite as fatias de bacon e reserve.


Modo de preparo do abacaxi


Em uma frigideira antiaderente, sele as fatias de abacaxi na manteiga até dourar. Em seguida, acrescente o mel, envolvendo bem as fatias. Reserve.


Modo de preparo do molho de cebola


Em uma frigideira antiaderente, coloque a manteiga e frite as cebolas em rodelas. Acrescente a maionese, a mostarda e a hortelã, mexa bem e reserve. Em uma frigideira antiaderente, sele o hambúrguer dos dois lados até que fique no ponto.

Montagem do sanduíche:


No pão de hambúrguer, coloque a folha de alface, as rodelas de tomate, o molho de cebola, o hambúrguer frito, o queijo prato, o bacon e o abacaxi.

 

POLPETONE DE BACON RECHEADO DE QUEIJO E ENROLADO NO BACON

Ingredientes


> 240 g de carne moída;
> 80 g de farinha de rosca;
> 100 g de bacon moído;
> 3 gemas;
> 50 g de cebola picada;
> 5 g de alho triturado;
> 10 g de hortelã picada;
> 10 g de salsinha picada;
> 10 gotas de molho de pimenta;
> 300 g de bacon em tiras;
> 100 g de queijo muçarela;
> 80 g farinha de rosca para empanar.


Modo de Preparo


Em uma tigela, coloque a carne moída, o bacon moído, a farinha de rosca, a cebola, o alho, a hortelã, a salsinha, o molho de pimenta e misture bem. Em seguida, pegue cerca de 30 g da mistura, coloque um pouco de muçarela dentro e faça bolinhas como se fossem almondegas. Passe as bolinhas na farinha de rosca e depois enrole cada uma em tiras de bacon. Depois disso, leve para fritar em fogo médio para dourar o bacon e cozinhar a massa, tomando cuidado para não estourar. Caso prefira, pode assar em forno médio aquecido a 180ºC por 20 minutos e está pronto.

Assine o Correio do Estado

CHOCOLATE

Pós-Páscoa: o que fazer com sobras de ovos de chocolate?

Correio do Estado preparou dicas e receitas de como reaproveitar ovos de chocolate que sobraram nesta Páscoa; confira

01/04/2024 07h45

Bombom na travessa DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

A Páscoa foi celebrada neste domingo (31) e muitos 'chocólatras' saborearam ovos de chocolate em lares sul-mato-grossenses. Mas, em meio a tanta doçura, sempre acaba sobrando guloseimas na geladeira.

O Correio do Estado preparou dicas e receitas de como reaproveitar ovos de chocolate que sobraram nesta Páscoa. Confira:

Bombom na travessa

Ingredientes
  • Ovo de Páscoa (chocolate)
  • 2 caixas de leite condensado
  • 4 caixas de creme de leite
  • Pedaços de frutas de sua preferência: morango, uva, kiwi, banana
  • Suco em pó de sua preferência
Modo de preparo
  1. Derreta o chocolate do seu ovo de Páscoa em banho-maria ou no micro-ondas. Caso o ovo de Páscoa seja recheado, retire bem o recheio
  2. Corte as frutas em pedaços
  3. Faça o mousse: bata o leite condensado com creme de leite no liquidificador
  4. Ainda com o liquidificador ligado, despeje o suco em pó devagar
  5. Desligue o liquidificador quando o mousse criar consistência
  6. Passe o ovo de chocolate derretido em uma forma de vidro
  7. Leve o produto à geladeira por 10 minutos, para que o chocolate derretido endureça
  8. Passe mais uma camada de chocolate
  9. Leve a guloseima novamente à geladeira por 10 minutos, para que a segunda camada de chocolate endureça
  10. Coloque o recheio (mousse)
  11. Espalhe as frutas picadas no recheio
  12. Passe mais uma camada de chocolate por cima do recheio
  13. Leve a guloseima novamente à geladeira por 10 minutos para que a “tampa” de chocolate endureça

Bolo simples com gotas de chocolate

Ingredientes
  • Ovo de Páscoa (chocolate)
  • 2 ovos
  • Meia xícara de óleo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 xícara de leite
Modo de preparo
  1. Corte o ovo de Páscoa em pedaços
  2. Bata em um liquidificador o óleo, açúcar e ovos
  3. Adicione ao liquidificador o trigo, leite e o fermento em pó e bata novamente
  4. Coloque a massa em uma forma untada com manteiga
  5. Espalhe os pedaços do ovo de Páscoa por toda a massa
  6. Leve a massa ao forno de 180ºC por aproximadamente 40 minutos

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Ingredientes
  • Ovo de Páscoa (chocolate)
  • 1 cenoura
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • meia xícara de óleo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 caixa de creme de leite
Modo de preparo
  1. Corte a cenoura em pedaços
  2. Bata em um liquidificador o óleo, açúcar e ovos
  3. Adicione ao liquidificador os pedaços de cenoura e bata novamente
  4. Adicione ao liquidificador o trigo e o fermento em pó e bata novamente
  5. Coloque a massa em uma forma untada com manteiga
  6. Leve a massa ao forno de 180ºC por aproximadamente 40 minutos

Ganache:

  1. Derreta o chocolate do seu ovo de Páscoa em banho-maria ou no micro-ondas. Caso o ovo de Páscoa seja recheado, retire bem o recheio
  2. Coloque o chocolate derretido em uma panela com fogo baixo e adicione o creme de leite
  3. Mexa até obter uma mistura homogênea

Chocolate quente cremoso

Ingredientes
  • Ovo de Páscoa (chocolate)
  • 2 xícaras de leite
  • 1 colher de amido de milho
  • 4 colheres de açúcar
  • 1 caixa de creme de leite
Modo de preparo
  1. Derreta o chocolate do seu ovo de Páscoa em banho-maria ou no micro-ondas. Caso o ovo de Páscoa seja recheado, retire bem o recheio
  2. Bata em um liquidificador o leite, amido de milho, chocolate e o açúcar
  3. Despeje a mistura em uma panela com fogo baixo
  4. Adicione o creme de leite e mexa até obter uma mistura homogênea

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).