Correio B

Big Brother Brasil

De MS, Gracyanne Barbosa está no paredão triplo desta semana no BBB

A campo-grandense foi indicada pelo líder Guilherme e foi junto com Eva e Daniele Hypólito para o 9º paredão desta edição do reality show

Continue lendo...

Natural de Campo Grande, a musa fitness Gracyanne Barbosa está no 9º paredão do Big Brother Brasil 2025, junto com Eva e Daniele Hypólito.

Como de costume, os participantes se reuniram na noite deste domingo (16) para formar mais um paredão do programa. A primeira indicação foi do líder Guilherme, que na sexta-feira (14) já havia definido seis pessoas como alvos: Eva, Renata, Maike, Gracyanne Barbosa, João Gabriel e João Pedro.

Porém, Renata, pela dinâmica da última semana, e João Pedro, pelo anjo, estavam imunes. Então, quatro nomes sobraram, do qual Guilherme optou por emparedar Gracyanne, sob justificativa de dualidade nas suas falas.

"Acho que o que a gente fala aqui é a nossa maior arma dentro do programa. Se a gente não lembra das nossas falas, tudo bem acontecer uma vez. Mas duas ou três, eu já acho que pega muito mal aí fora", disse o líder.

Após a primeira indicação, foi a vez de todos participarem com a votação secreta no confessionário, do qual os dois mais votados estariam no paredão.

Eva recebeu seis votos e foi para o paredão. Em seguida, Daniele Hypólito e Delma empataram com três votos, do qual Guilherme, já que o líder tem voto de minerva, decidiu por emparedar a ex-ginasta.

Mas, nada estava decidido ainda. Tadeu Schmidt, apresentador do reality show global, disse que Gracyanne tinha direito a um contragolpe, mas poderia escolher apenas as pessoas que estavam no alvo do líder. Com Renata, João Pedro, Eva e ela mesma fora da disputa, restaram apenas João Gabriel e Maike, do qual a musa fitness optou pela gêmeo, pela questão da afinidade.

Vinícius, que arrematou o Poder Curinga, chamado de Poder Direto, que veta uma pessoa da Prova Bate-Volta e faz com que ela vá direto ao paredão, decidiu por tirar Eva da disputa e a colocou de forma direta.

Com isso, João Gabriel e Daniele Hypólito disputaram a Prova Bate-Volta, com vitória do gêmeo, que se livrou de mais um paredão e garantiu mais uma semana na “casa mais vigiada do Brasil”.

Na defesa, onde cada emparedado tem 30 segundos para mostrar argumentos que justifiquem sua permanência no programa, Gracy disse que o reality já mudou sua vida e pede que, se for da vontade do público, que eles deixem ela ficar. Confira abaixo o discurso completo:

A decisão será divulgada na noite desta terça-feira (18), durante transmissão ao vivo da TV Globo.

IRMÃ FORA

Gracyanne entrou no BBB 25 com sua irmã e também campo-grandense Giovanna Jacobina. No terceiro paredão do reality, quando o programa ainda era em duplas, ambas foram emparedadas e “eliminadas”.

Porém, neste específico paredão, uma seria eliminada e outra iria para o quarto secreto “cheia de privilégios e volta para a casa em breve, no VIP e com imunidade", segundo o próprio apresentador Tadeu Schmidt. 

Através de votação do público, Giovanna foi a eliminada, com com 52,61% dos 15 milhões de votos, seguida por Gracyanne, que recebeu 25,85% dos votos, e Daniele (17,07%) e Diego (4,46%) Hypólito.

Gracyanne se emocionou bastante ao descobrir a eliminação da irmã. Logo após se recuperar, começou a assistir aos brothers na casa.

Dias depois, a musa fitness voltou para casa e surpreendeu os brothers.

Assine o Correio do Estado

DIÁLOGO

Barreiras cá por essas bandas estão sendo construídas, em ritmo acelerado... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta quinta-feira (17/04)

17/04/2025 00h02

Continue Lendo...

Barão de Itararé - escritor brasileiro

"O banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro”

FELPUDA

Barreiras cá por essas bandas estão sendo construídas, em ritmo acelerado que só, para impedir que conhecido político pegue o sapicuá e venha se refestelar em novo endereço partidário. Liderança nacional teria sido acionada para desfazer o sonho do dito-cujo.

Um dos motivos seria a ameaça, nas urnas, de deixar de fora alguém do atual time. A outra questão tem a ver com problemas judiciais ainda em curso e que ainda vêm dando muito o que falar. Vai daí que...

Alta

Mato Grosso do Sul está entre os estados que vêm sendo impactados com a grande procura de fretes causados pela intensa movimentação de produtos agropecuários no País, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento.

Mais

Aqui em MS, assim como em Goiás e no Distrito Federal, esse tipo de serviço apresentou aumento expressivo ultimamente, impulsionado pela maior demanda, pela alta do preço do diesel e pela revisão da tabela de fretes.

O neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela detém o título de maior QI do País, segundo o RankBrasil, o livro dos recordes brasileiros. A instituição, reconhecida como a única com autoridade para homologar recordes oficiais, concedeu o título após criteriosa análise de testes de QI. Agrela mantém o recorde de maior QI registrado no Brasil tanto pela validação científica quanto pela homologação oficial do RankBrasil. Sua trajetória e seus feitos na neurociência reforçam não apenas seu alto desempenho cognitivo, mas também sua contribuição para o entendimento da inteligência humana e da superdotação.

Eduardo Spengler e Adelina Avesani Spengler
Babi Louise

Dilemas

Pelo andar da carruagem, a Federação PP-União Brasil teria entrado na fase da cantiga de roda, no trecho que diz “o anel que tu me deste era vidro e se quebrou”. Muitas lideranças não se mostram mais tão entusiasmadas com uma futura aliança, e isso poderá mudar o cenário para as eleições de 2026, levando em conta também que o PSDB enfrenta o mesmo dilema. Por enquanto, as siglas ficaram sem escadas e estão penduradas no pincel.

Recado

“Oi Davi! Boa sorte para Nioaque. Nunca vou esquecer essa cidade, que é pequena, mas ocupa um grande espaço no meu coração. Manda um abraço para todo mundo de Nioaque aí. Parabéns!”. Mensagem do ex-presidente Jair Bolsonaro, via deputado Coronel David, ao prefeito André Guimarães e à população pelos 176 anos do município, comemorados no dia 8.

Parceria

As articulações políticas do governo Riedel estão sendo divididas entre o PSDB, seu partido e representantes de outras legendas. A Casa Civil tem no comando o ex-deputado estadual Eduardo Rocha e no Escritório de Representação do governo em Brasília, o ex-senador Waldemir Moka, do MDB.

Como secretário-adjunto atual Walter Carneiro Junior e Marcus Vinícius Saucedo Perez no comando da Secretaria-Executiva de Gestão Política da Capital, sendo ambos do PP.

Aniversariantes

  • Dr. Heber Ferreira Santana,
  • Alba Valeria de Souza Ramos Foschiani,
  • Dra. Welluma Lomarques de Mendonça Britto,
  • Daiana Capuci,
  • Martha Terezinha Mandetta Netto,
  • Elza Gonçalves Theodoro de Faria,
  • Everaldo Torres Cano,
  • Antonieta Lonardoni,
  • Benhur Antonio Potrich,
  • Rodolfo Brazão,
  • Sandra Mara Xandu,
  • Avelino Pascoal Rigo,
  • Luiz Henrique Oliveira Costa,
  • Raul Diniz Moreno,
  • Daniela Tolim Bueno,
  • Flávia Viero Andrighetti Borges,
  • Antonia Ferraz de Vasconcellos,
  • Eliana Leandro Dias,
  • André Scarpatto Canabarro,
  • Carlos Alberto Franco,
  • Valtrudes de Almeida Martins,
  • Dr. Loester Nunes de Oliveira,
  • Dra. Tânia Lanzarini Nogueira,
  • Hamilton Rondon Flandoli,
  • Denise Mandarano Castro,
  • Carlos Magno Fernandes,
  • Joaquim Martins de Araújo Filho,
  • Luzia Cleusa Scatambulo Gobo,
  • Célia Regina Scapim Ramos,
  • Luiz Antonio Pereira da Silva,
  • Isabella Leon Ferreira,
  • Marcino Santos,
  • Luiz Carlos Araújo,
  • Isaac David Espinosa,
  • Geraldo Godoy Filho,
  • Sérgio Márcio de Mello,
  • Diego Barcellos de Souza,
  • Dr. Olavo da Silva,
  • Cristiane dos Santos Martins,
  • Liane Aparecida Pogodim,
  • Adão Roberto Menezes Bileco,
  • Shigueru Akiba,
  • Maria Eva Rodrigues,
  • Paulo Roberto Jacomeli Pereira,
  • Heber Xavier,
  • Nobuo Yamashita,
  • José Carlos de Miranda Corrêa,
  • Wanda Aparecida Monteiro,
  • Ligia Ferreira Girão,
  • Deolinda Andrade Pacheco,
  • Mirian Silvestre dos Santos,
  • Maria Cristina Quilião,
  • Antonina Arosio Iser,
  • Maria Rita Barbosa,
  • Luiz Carlos Setubal,
  • Laura Ribeiro de Souza,
  • Maria Beatriz Lima da Rocha,
  • Neuza dos Santos,
  • Adélia Pedroso,
  • Fábio Dias Tavares,
  • Luiza Maria de Andrade,
  • Nelson Junqueira de Souza,
  • Ana Leda Gomes,
  • Elza Nogueira,
  • Rosana da Silva,
  • Paulo Carvalho de Oliveira,
  • Renato Ferreira da Costa,
  • Alexandre Maksoud Piccolo,
  • Maria de Lourdes Medeiros,
  • Alexandre Braga de Souza,
  • Wilson Duarte da Silva,
  • Maria Lúcia de Carvalho Ribeiro,
  • Coraldino Sanches,
  • Rafaela Guedes Alves,
  • Horiberto Rolando Brandes,
  • Valdir Malta,
  • Plínio Van Deursen,
  • Eloísa Fernandes,
  • Amando da Costa Moraes,
  • Luiz Felipe de Medeiros Guimarães,
  • Paula Ivana Montalvão Silveira,
  • Ary de Oliveira,
  • Lucy Rocha Albaneze,
  • José Antonio Martins Junior,
  • Selma Regina Homs Dias Rodrigues,
  • Jair da Costa Carvalho,
  • Rosemary Miranda Mendes,
  • Sérgio Aparecido Lamberti,
  • Geni de Oliveira,
  • Alfredo de Souza Briltes,
  • João Antônio de Oliveira Martins Júnior,
  • Eduardo José Capua de Alvarenga,
  • Renato Azambuja Fonseca,
  • Helena Dorotea Rafael Kanasiro,
  • Jayson Fernandes Negri,
  • Rogério Pieretti Câmara,
  • Irineu Alves de Freitas,
  • Alessandro Pinto da Silva,
  • Vanderlei Moreira Benazet,
  • Marcelle Peres Lopes,
  • Paulo Allan Alves de Mello Pedroza,
  • Murilo Luciano de Souza,
  • Daniela Hernandes Moretti,
  • Renata Ferreira Freitas,
  • Ana Carolina Stevaneli Freitas,
  • Maria Ana Paredes Duarte,
  • Alexandre Lacerda de Barros,
  • Edi de Fatima Dalla Porta Franco,
  • Tiago Resende Botelho

TALENTO DE MS

Série "Futuro da Terra", de cineasta indígena, estreia na sexta-feira

Na plataforma IC Play, "Futuro da Terra" tem direção de Alberto Alvares, da etnia guarani nhandewa, e de Claudiney Ferreira; Ailton Krenak, cacique Raoni Metuktire, Daniel Munduruku e Célia Xakriabá estão entre os entrevistados

16/04/2025 10h00

O líder indígena e ambientalista Ailton Krenak

O líder indígena e ambientalista Ailton Krenak Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Estreia nesta sexta-feira, na plataforma gratuita de streaming Itaú Cultural Play, a série documental “Futuro da Terra”. Produção original do Itaú Cultural, a série explora diferentes aspectos da cultura dos povos originários brasileiros de vários estados do País. Quem assina a direção é Alberto Alvares, cineasta da etnia guarani nhandewa, nascido na aldeia Porto Lindo, em Japorã, município localizado a 480 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai.

Alvares é reconhecido com um dos principais nomes do cinema indígena do Brasil e divide a direção de “Futuro da Terra” com o jornalista Claudiney Ferreira. Na plataforma, os espectadores poderão assistir à primeira temporada da série, com três episódios. Gravados no Distrito Federal, em Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais, os capítulos têm depoimentos de líderes indígenas como Ailton Krenak, Cacique Raoni Metuktire, Daniel Munduruku, Célia Xakriabá, Olinda Tupinambá, Denilson Baniwa, entre outras lideranças.

A data de lançamento da série pega carona com o Dia da Terra, comemorado nesta terça-feira (22). O acesso à Itaú Cultural Play, plataforma especializada em produções brasileiras, é gratuito. Basta acessar a página www.itauculturalplay.com.br.

URGÊNCIA

“‘Futuro da Terra’ nasce como uma urgência para mim, para o meu povo e para outros povos indígenas brasileiros. É uma forma de salvaguardar nossas memórias”, diz Alvares. “Muitos filmes e séries sobre povos indígenas tratam de apenas uma etnia. Nesta série, cada episódio traz histórias e depoimentos de vários povos”, completa Ferreira, roteirista e parceiro de Alvares na direção.

Alvares também assina a direção de fotografia, e a série conta com desenhos exclusivos do artista visual Wapichana Gustavo Caboco, um dos nomes mais representativos da arte indígena contemporânea. O catálogo da IC Play oferece uma animação dirigida por Caboco, “Kanau’kyba” (Roraima, 2021).

A primeira temporada foi gravada no Acampamento Terra Livre, no Distrito Federal, em território guarani, em São Paulo, Xingu, em Mato Grosso, e Krenak e Maxacali, em Minas Gerais. O primeiro episódio, “Território”, retrata justamente a noção de território entre esses povos, que ultrapassa o simples conceito de espaço físico, englobando a relação com corpo, língua e diversidade étnica.

“No estado de São Paulo, por exemplo, nós gravamos em aldeias diferentes, mas habitadas pelas mesmas etnias, caso dos guarani. É impressionante ver como o conceito de território muda de acordo com o local onde o povo está, do quão próximo está do meio urbano”, conta Júnia Torres, diretora de produção e uma das idealizadoras de “Futuro da Terra”.

Para o cineasta Takumã Kuikuro, morador da aldeia Ipatse, no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, por exemplo, a terra pertence a todos os humanos, indígenas ou não.

“Nós não pensamos em mercadoria como os não-indígenas, que disputam a terra. Não transformamos a terra, a água e os peixes em dinheiro, mas sim em sustento da vida, para todo mundo”, diz em entrevista, no episódio.

SUSTENTABILIDADE

Tanto o segundo quanto o terceiro episódio abordam um tema que se impôs durante as gravações e a captação de material: a sustentabilidade. O segundo, intitulado “Revivências da Mãe-Terra”, retrata, principalmente, as iniciativas de preservação e recuperação ambiental dos povos originários, como o projeto de reflorestamento em aldeias Maxacali, em Minas Gerais, além da restauração de sementes e abelhas nativas pelos guaranis. Esses dois povos são os únicos do Sudeste que ainda falam sua língua originária.

“Terra e Corpo, Natureza e Espiritualidade”, o terceiro episódio, por sua vez, debate a sustentabilidade de um modo mais amplo, aludindo às noções de manutenção do corpo, da alimentação, das culturas e tradições, da língua e da espiritualidade.

Esse episódio guarda uma das cenas mais emocionantes da série: o momento em que Vitorino, pajé de uma aldeia Maxacali, que é cercada por fazendas, lamenta o incêndio criminoso que varre a floresta próxima.

“Naquele momento, enquanto olhávamos a mata devastada pelo fogo, ele não demonstrava, mas estava chorando por dentro. Para os Maxacali, não era apenas uma terra sendo queimada, era um corpo”, lembra Alvares, que faz mestrado no Rio de Janeiro.

305 ETNIAS

O Brasil soma atualmente mais de 305 etnias indígenas, falantes de cerca de 270 diferentes línguas. Apesar de numerosos, esses povos ainda são pouco conhecidos e compreendidos na sociedade brasileira.

“Se fôssemos contar que os povos nativos são todos ‘índios’, de acordo com a Organização das Nações Unidas [ONU], a Unesco e a Organização Mundial da Saúde [OMS], nós seríamos uma população estimada de 400 milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo. Talvez isso seja uma garantia para a gente continuar vivendo. Não estamos mais enclausurados em um lugar, aonde alguém pode ir e nos aniquilar. Estamos no mundo”, diz Ailton Krenak no primeiro episódio.

Todas as entrevistas da série são feitas somente com pessoas indígenas, boa parte delas nas línguas originais de cada etnia. A produção também dá voz às lideranças femininas, como Jerá Poty Mirim, moradora da Terra Indígena Tenondé Porã, na capital paulista, e a deputada federal Célia Xakriabá.

A produção executiva de “Futuro da Terra” é da Filmes de Quintal, associação responsável, entre outras ações, pelo forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema, um dos mais importantes festivais do País.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).