Correio B

ENTREVISTA

Degrau por degrau

Protagonista de "Bom Sucesso", Grazi Massafera se identifica com saga de personagem

Continue lendo...

Grazi Massafera tem motivos de sobra para se orgulhar da própria trajetória. Com calma e inteligência, ela conseguiu conquistar um lugar de prestígio dentro da Globo. Depois de ficar conhecida do público através de sua participação no “Big Brother Brasil”, ela foi lançada como atriz e precisou lidar com duras críticas. Principalmente, da classe artística, que nutria um certo preconceito por dividir cena com uma ex-“BBB”. Porém, aos poucos, Grazi provou seu valor através das personagens que interpretou a cada trabalho. A primeira experiência em novelas foi como a doce Thelma, de “Páginas da Vida”, em 2006. De lá para cá, atuou em “Desejo Proibido”, “Negócio da China”, “Aquele Beijo” e “Verdades Secretas”, onde ganhou, definitivamente, o respeito de seus colegas por seu desempenho como uma modelo que se vicia em crack. Agora, a atriz reafirma sua força como protagonista à frente do elenco de “Bom Sucesso”. “Pronta, nunca me sinto e nem relaxada. Mas me sinto mais segura, sim”, afirma.

Na nova trama das 19 horas, Grazi interpreta Paloma, costureira, mãe de três filhos, que trabalha duro para dar conta da família e dos afazeres de casa. Mas a personagem vê sua vida virar de cabeça para baixo quando descobre que está com uma doença terminal e só tem seis meses de vida. Até que recebe a notícia de que seu exame foi trocado. E começa uma nova saga em busca da pessoa que está, de fato, passando pela situação que ela acreditou ser a sua realidade até então. “Se tem uma coisa que a gente tem certeza é da morte. O fato de Paloma ter uma data para morrer faz ela se transformar e viver uma vida mais intensa. É bom para a gente questionar: ‘está do jeito que eu queria?’”, aponta.

P – O que levou você a topar ser protagonista de “Bom Sucesso”?

R – O fato de poder fazer uma homenagem à minha mãe, que é costureira. Eu tenho ainda muita memória afetiva, lembro do barulho da máquina de costura quando fecho os olhos. É muita lembrança... Lembrei de quanto minha mãe trabalhava e como isso me ajudou a me tornar uma mulher forte e batalhadora.

P – Então você se identifica bastante com Paloma....

R – Sim. E tem um resgate de coisas populares e do público que eu fui durante toda uma vida. Agora, eu vivo dando entrevista, virei atriz de novela, saí desse lugar, mas carrego uma simplicidade. Estou amando fazer esse resgate e trazer essa coisa mais espontânea.

P – Atualmente, as discussões sobre o papel da mulher na sociedade estão em foco. Qual é a responsabilidade de interpretar uma personagem que sintetiza isso?

R – É grande porque acaba sendo uma homenagem a todas. A gente está vivendo um momento feminino muito bonito, com personagens interessantes. Me sinto com maturidade para fazer uma personagem assim e retratar a vida de mulheres, mesmo que na ficção.

P – Você já está preparada psicologicamente para, daqui a alguns anos, ser mãe de adolescente quando Sofia ficar um pouco mais velha?

R – Não estou (risos). Eu fui adolescente do interior. É outra coisa ser adolescente no Rio de Janeiro. Aqui, são muitos atrativos, então conto com o auxílio do pai e tenho muita conversa com ela, já estou desenvolvendo coisas desse tipo. Eu tinha uma coisa com a minha mãe de não conseguir mentir para ela. Tudo que eu dizia era verdade. Criamos uma relação de amizade e tento já ter isso com a Sofia.

P – E como você se organiza para dar conta de gravar um grande volume de cenas como protagonista de “Bom Sucesso” e cuidar da sua filha, que tem sete anos?

R – Tenho o luxo de poder contar com o auxílio de pessoas da minha família e anjos da guarda como funcionários. Conto com a ajuda dessas pessoas para ter um auxílio quando estou gravando novela. A Paloma e tantas outras Palomas que existem por aí têm uma situação muito mais complicada. Imagine ser mãe de três filhos e ter de dar conta da casa, lavar, cozinhar, passar e levar os filhos ao colégio? É tanta coisa. Quando são bebezinhos, é tudo mais fácil. Quando crescem, na hora de educar mesmo, é tudo mais complicado e estou sentindo um pouco isso na pele.

P – O que você acha que faria se, assim como sua personagem, soubesse que só terá seis meses de vida pela frente?

R – Talvez, algo parecido com Paloma. Tentar viver intensamente esses seis meses. Mandar tudo para as “cucuias” e viajar com a minha filha para tudo que é lado. Comer, beber, abraçar, beijar e agarrar minha pequena.

P – Na novela, sua personagem tem uma relação intensa com a leitura. Que lugar os livros têm na sua vida?

R – Lá na minha casa, eu pegava um livro para ler e minha mãe dizia: “você é vagabunda? Vai trabalhar”. Ler um livro significava não ter o que fazer. Para a maioria dos brasileiros, infelizmente ainda é assim. Não julgo minha mãe e minha família, mas é que tinha essa conotação para eles. Mas o hábito de ler tem de ser desenvolvido desde cedo. Hoje em dia, eu leio com a minha filha. Recentemente, eu li o livro “A Morte É Um Dia que Vale a Pena Viver”, de uma das consultoras da novela. Ela me deu de presente e de início pensei: “ai meu Deus, livro falando de morte”. Mas, quando você começa a ler, percebe que é sobre a vida, sobre a qualidade da vida, sobre como você vive os seus dias aqui. Porque a finitude existe para todos, mas seu tempo é diferente do tempo do outro. Se você tem uma doença, você entra em contato real com esse tempo.

P – Além disso, Paloma se envolve com o Carnaval. Esse aspecto da personagem fez você querer voltar a desfilar?

R – A personagem tem muitos pontos que me fazem reviver situações. Quando pequena, eu saía na escola de samba da minha cidade, depois passei a sair aqui no Rio de Janeiro. Eu amo desfilar, mas é muita função. Eu gosto do dia, mas a função toda faz deixar de ser Carnaval e vira trabalho. E para mim, Carnaval é Carnaval, não é trabalho. Fico meio confusa.

Rotina de cuidados
Grazi Massafera está sempre em dia com saúde e beleza. Fanática por praticar esportes e exercícios físicos, a atriz sempre dá um jeito de se movimentar em meio à rotina caótica de gravações. Uma das coisas que mais gosta de fazer é ioga. Volta e meia, inclusive, ela publica fotos suas em posições complexas da prática nas redes sociais. Mas, Grazi garante, é tudo uma questão de prática. “Eu brinco que é igual à comida japonesa: você come uma vez e acha ruim, mas depois vai gostando porque sente a diferença. Eu senti a diferença na minha vida e na minha profissão”, constata.

Além dos exercícios físicos, a atriz faz questão de ter boas noites de sono e tomar vitaminas para dar conta do ritmo puxado. Beber bastante água também faz parte de seus cuidados. “Levo dois litros de água todo dia para o estúdio. E meu maquiador me fala a hora de comer porque, às vezes, esqueço. Estou fazendo essas coisas para ficar bem”, conta.

Mais para frente
Apesar de ter se separado de Cauã Reymond em 2013, até hoje Grazi Massafera precisa lidar com boatos envolvendo seu nome e o do pai de sua filha, Sofia. Mas a atriz garante que mantém uma boa relação com ele. “Por que a gente não se falaria? O povo inventa umas coisas...”, observa.

Solteira, Grazi não descarta ter mais filhos. Só não pensa nisso por enquanto. “Deixa eu arrumar o pai, aí a gente decide”, brinca. No momento, a atriz jura ter foco total no trabalho. “Eu gosto de namorar, mas, nesse ritmo que estou, é impossível!”, reforça.

Instantâneas
# Antes de se tornar famosa, Grazi Massafera foi Miss Paraná, vendedora de cosméticos e manicure.

# Depois de protagonizar “Negócio da China” e “Flor do Caribe”, a atriz enfrentou duras críticas e pensou em desistir.

# Mas, depois de “Verdades Secretas”, ela percebeu ter ganhado respeito da classe artística por sua atuação como a modelo Larissa.

# O pai de Grazi é pedreiro e ela é a única menina de uma família com quatro filhos.

ESTÉTICA E SAÚDE

Verão 2024: alta na procura por cirurgias plásticas e estética

Especialista afirma que, de olho na estação do sol, mais brasileiros correm atrás de procedimentos estéticos e de cirurgias plásticas, provocando um aumento de aproximadamente 50% na procura por esses atendimentos durante a temporada de fim do ano

10/12/2024 10h00

O verão começa na próxima semana (21/12) e, desde novembro, as clínicas que oferecem preenchimentos, cirurgias plásticas, fios de sustentação e outros atendimentos passam a ter mais clientes

O verão começa na próxima semana (21/12) e, desde novembro, as clínicas que oferecem preenchimentos, cirurgias plásticas, fios de sustentação e outros atendimentos passam a ter mais clientes Foto: Pixabay

Continue Lendo...

Com a chegada do verão, a exposição ao sol e as altas temperaturas se tornam protagonistas na rotina de muitos brasileiros. Além de exigir cuidados com a pele, como uso de protetor solar, hidratação e limpeza adequada, esse período também coincide com um aumento expressivo na procura por cirurgias plásticas e por procedimentos estéticos faciais.

De acordo com especialistas, novembro e dezembro são meses em que a demanda por intervenções faciais, como preenchimentos, fios de sustentação, aplicação de toxina botulínica e bioestimuladores de colágeno, registra um crescimento significativo. Esses tratamentos, conhecidos por seus resultados eficazes e pouco invasivos, se tornam prioridade para quem deseja valorizar a aparência para as confraternizações de fim de ano.

O cirurgião plástico Daniel Nunes conta que a procura por procedimentos estéticos e por cirurgias plásticas em seu consultório, em Campo Grande, aumenta em mais de 50% durante os meses de dezembro e janeiro, em comparação com os outros meses do ano. 

Esse crescimento reflete o desejo dos pacientes de estarem com a aparência renovada para as festas de fim de ano e para o início do novo ciclo, aproveitando as férias e o 13º salário para realizar os tratamentos e para garantir uma recuperação tranquila antes de retomar a rotina.

“Nós percebemos uma mudança de sazonalidade na cirurgia plástica. No passado, grande parte das cirurgias eram realizadas no inverno. Nos últimos anos, as pacientes, por diversos motivos, preferem realizar cirurgias plásticas, procedimentos dermatológicos e procedimentos estéticos agora no fim do ano”, afirma o médico de Campo Grande.

Além dos tratamentos realizados por dermatologistas, cirurgiões plásticos também notam uma alta procura por intervenções faciais mais complexas no fim do ano. A maior flexibilidade de tempo por conta das férias, combinada com o desejo de iniciar o próximo ano com uma aparência rejuvenescida, faz de dezembro um dos meses mais movimentados para consultórios e para clínicas de estética.

“Por exemplo, temos muitos pacientes que aproveitam as férias escolares para fazer cirurgias que demandam um tempo de recuperação maior”, conta Daniel Nunes. O Brasil ocupa uma posição de destaque no cenário global de cirurgias plásticas, figurando entre os países que mais realizam esses procedimentos. 

Essa popularidade reflete não apenas a busca dos brasileiros por autoestima e por bem-estar, mas também o próprio aumento nas condições de acesso a esses serviços, com valores mais acessíveis e forte presença do tema na mídia.

ÁGUA, PROTETOR E O PÓS

Apesar do apelo das intervenções estéticas, os cuidados com a pele não podem ser negligenciados durante o verão. O uso de filtro solar com alta proteção, a ingestão de água para manter a hidratação e a escolha de produtos que respeitem a barreira cutânea são fundamentais para evitar danos, como manchas e ressecamento, que podem comprometer os resultados dos procedimentos.

“É muito importante que o paciente escolha um cirurgião plástico que ele confie, discuta bastante as suas expectativas e opte pelo melhor procedimento para o seu caso, ressaltando sempre que cirurgia plástica é diferente de pessoa para pessoa, e os resultados variam muito. O pós-operatório é muito importante e deve ser feito seguindo todas as orientações do médico”, destaca Daniel Nunes.

Com o verão e o fim do ano se aproximando, o desejo de se sentir bem e de começar um novo ciclo com autoestima renovada impulsiona a busca por soluções estéticas. Seja para corrigir detalhes ou para potencializar a beleza natural, o mais importante é aliar estética e saúde, respeitando as necessidades individuais de cada paciente.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Reuniões contínuas e fechadíssimas de visitantes de togas mais lustrosas... Leia na coluna de hoje

Por Ester Gameiro ([email protected])

10/12/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Luiz Felipe Pondé - escritor brasileiro

O mundo contemporâneo inventou o impossível: 
a multiplicidade de diferenças 
que não fazem nenhuma diferença”.

FELPUDA

Reuniões contínuas e fechadíssimas de visitantes de togas mais lustrosas a Campo Grande teriam deixado muita gente com vontade de abrir um buraco no chão e desaparecer. Não pelo aparato de homens fortemente armados que, na realidade, eram seguranças, mas sim pelo que estaria vindo por aí. Nesses tempos de escândalos que se desenrolam mais e mais como novelo, ali, lá, acolá e alhures, dizem que é bom mesmo “que se coloquem as barbas de molho”. Afinal...

Mimos

De acordo com pesquisa da Fecomércio-MS, 83,49% dos consumidores pretendem comemorar o Natal, enquanto 61,23% planejam comprar presentes. E um total de 83% está disposto a celebrar o Ano-Novo.

Mais

Entre os itens mais procurados para presentes estão: roupas (47,82%), calçados (27,82%) e brinquedos (26,42%). O gasto médio 
projetado para essas celebrações é de R$ 348.

Diálogo

A estudante sul-mato-grossense Malu Araújo Azevedo, grande vencedora da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 (Onee 2024), recebeu, no dia 2, a medalha, em cerimônia com a participação dos demais medalhistas da etapa regional. Ela tem 14 anos e está no 9º ano do Ensino Fundamental. A Onee 2024 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 
para estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular.

DiálogoDra. Elizabeth de Albuquerque Furlani e Dr. Sérgio Furlani

 

DiálogoCécilia De Saint-Viteux Miles

Chiadeira

As reações de alguns vereadores à nova estrutura administrativa encaminhada à Câmara Municipal de Campo Grande pela prefeita reeleita Adriane Lopes seria, na opinião de políticos mais observadores, uma tentativa de encontrar “pelo em ovo”, seja qual for a intenção. Até o fato de a proposta “enxugar a máquina” foi motivo de reclamações.

Alvos

Uma das reclamações é sobre a criação das secretarias da Casa Civil e a Especial de Articulação Regional. Já estão querendo fazer supor que seriam hipoteticamente “secretarias secretas” e querem saber quais serão as funções de ambas. Se um político não sabe o papel de uma Casa Civil, aí fica difícil. Já a outra Pasta seria, segundo os críticos, e sem provas, destinada a parente da prefeita.

“Jogando”

Vale lembrar, segundo esses políticos observadores, que vereador tem o papel, além de legislar, de fiscalizar o Executivo. Se uma secretaria não está realizando o serviço como deveria, existem mecanismos para exigir que isso aconteça, sob pena de se responsabilizar o gestor. Criticar antes que o órgão saia do papel é simplesmente “jogar para a plateia”, disseram. Pelo jeito, os vereadores se esqueceram que a Capital tem cidades-satélites. Afinal, na administração pública, espera-se modernização com qualidade, e não quantidade.

ANIVERSARIANTES

Dr. José Peixoto Ferrão Júnior, 
Maristela Holsback Rocha Bento, 
Dr. Edson Abrão, 
Nicole Avesani Spengler, 
Denis Felipe de Souza Ajala, 
Ezequiel Ziotto,
Maria Aparecida Rodrigues Corniani,
Gilberto Rigon,
Joaquim Rodrigues da Silva Neto,
José Galvão,
Maria de Lourdes Lima Siqueira,
Vera Regina Prado Martins,
Orcírio Cáceres,
Rolando Alvarenga,
Sofia Bezerra Maksoud, 
Gabriel Ferraciolli Soares,
Air Cantero Nunes,
Clarice Kioko Myashiro Shinzato,
Lauro Arruda Mendes,
Agenor Correa de Rezende,
Antonio Sergio Chiquito,
Renzo Aleixo,
Dra. Zara Guazzelli Wanderley, 
Dra. Nathalia dos Santos Paes de Barros, 
Waldemir Ferreira da Silva,
Aldrei Simão Zamboni, 
Wanderley Bernardo, 
Neusa Maria Nogueira dos Santos,
Elisa de Mira,
Antônio Eliete Bezerra,
Silvio Maciel de Assis,
Cláudio Abreu,
Luciana do Carmo Rondon,
Mayara Monteiro,
Cláudio Siena,
Celina Pereira dos Santos,
Mara Ney Ajala do Carmo Oliveira,
Marcio Ribeiro Brito,
Neuza Alves Batista de Oliveira,
Yeda Lugo Rosa,
Yvone Terezinha Pierezan,
Ronan Garcia da Silveira Filho,
Jacqueline Lima Azevedo,
Eriwelton Edson Maldonado,
Dr. Carlos Fernando da Camara Nery, 
Dr. Norton Seabra,
Dr. Frederico Guilherme de Rosa Silva,
João Aranda Guirado,
Helia de Paula Freitas, 
Juarez Pereira,
Márcia Lemes de Oliveira, 
Joelson Farias dos Santos,
Rubens Netto Ruivo,
Júlio Machado de Souza,
Patrícia Helena Filgueiras,
Renato Neder,
Roziro Barbosa Dias,
Luciana Gazzotto Zanini,
Maisa Cunha Mesquita,
Dalva Gomes Sampaio Romero,
Kátia Chaves Massuda,
Moacir Henrique Brito,
Rodrigo Guiraldelli Yassaka,
Eberth Marcos Alvarenga 
Costa Júnior,
Michele Thais Campozan de Souza, Esther Guimarães de Castro Alvin,
Joel Terra Palhano, 
Priscila Arraes Reino,
Frederico Pereira Gil,
Ricardo José da Costa,
Danilo da Silva Santos,
Gleide Maria Chaves Lima,
Darcio Matos Amaral,
Orlando Barros da Silva,
Geraldo da Silva Domingos,
Emílio Ferreira de Oliveira,
Cleonice Ferreira de Souza,
Maria Joana Alencar,
Cleomar Alves Ferreira,
Almir Jesus Nogueira,
Luiz Cláudio Viena,
José Hermenegildo Netto,
Ed Chaves de Oliveira,
José Divino de Souza,
Giovana Michelin Letti,
Sérgio Maidana da Silva,
Jayme da Silva Neves Neto,
Maria Ignês Guadagnin Vicari,
Iacita Terezinha de Azamor Pionti,
Nobuo Chidi, 
Ilda Selem Ferreira,
Paulo Stehling,
Carlos Renato Cotrim Leal,
Elizete Aparecida de Oliveira Scatigna, 
Alice Busse,
Mário Lúcio Correa dos Reis,
Sandra Kiyomura,
Herotildes de Melo Lourenço,
Maria Aparecida de Souza Rios, 
Alessandro Rozales de Arruda,
Zélia Tôrres de Aquino Ribas,
Olga Tobias Mariano,
Amélia Takako Beppu,
Pedro Nuno Gil Bequito,
Anna Teodoro Castilho,
Silvio Staut Moraes Junior.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).